TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e poder nas organizações

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentaremos a empresa Lavanderia Once Ville, que trabalha no ramo de designer e lavanderia de jeans. Abordaremos as formas de cultura organizacional inseridas na empresa, que auxilia na organização e o andamento da mesma.

Dentro de uma empresa a organização é um fator fundamental para se atingir determinados objetivos, é sistema criado e estruturado, alterado quando necessário com a função de atingir metas específicas que satisfaçam às necessidades de seus colaboradores e diretores.

Para HALL (apud OLIVEIRA, 2001), é imaginável que a sociedade sobreviva sem organização.

É um sistema administrado e projetado para atingir um conjunto de objetivos. Esse sistema de organização precisa recursos financeiros, físicos e humanos para que se tenha um bom entendimento e um ótimo retorno.

2 O SURGIMENTO DA EMPRESA

2.1LAVANDERIA ONCE VILLE

A Lavanderia Once Ville surgiu em janeiro de 1999 com uma equipe pequena. Hoje tem em média 55 colaboradores. A empresa atua no ramo de designer, lavanderia e acabamento de peças jeans, como calças, bermudas, camisas, shorts, entre outros.

Surgiu da necessidade de redução de custo e prazo de entrega aos clientes, pois até seu início todos esses processos de lavagem das peças eram terceirizados. Na época percebeu-se um ótimo investimento, pois todo o diferencial da peça seria realizado dentro da empresa.

No auge do seu surgimento as pessoas buscavam no jeans uma forma de demonstrar seus sentimentos e anseios. De certa forma começava a se traduzir a personalidade da pessoa que vestia cada peça. Começava então, um grande desafio para a lavanderia de desenvolver um trabalho de sensibilidade e arte para oferecer encantamento e satisfação ao cliente

A partir desse momento então começou o trabalho de se ampliar a equipe e sempre manter uma mentalidade voltada para o novo, para o inovador. O perfil dos colaboradores agregava sensibilidade a força física, pois o trabalho exigia assim E daí em diante segue-se trabalhando, crescendo e buscando novas conquistas sempre.

2.2 A LAVANDERIA ONCE VILLE ATUALMENTE

Com o passar de anos de trabalho, os proprietários e diretores que não mediram esforços para alavancar e colocar o nome da empresa dentre as melhores lavanderias no estado e até mesmo no Brasil. Atualmente atendem empresa de todo o País, sendo os principais estados Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte. Também possuem clientes renomados como M.Officer, Le Lis Blanc, Ricardo Almeida, Iodice Denim, etc.

Sua produção média mensal é de 100 a 130 mil peças. Nesses anos de trabalho, a empresa passou por várias frustações e perdas, exemplo disso foi à enchente no final do ano de 2013 no qual inundou completamente todos os departamentos da empresa, com isso trazendo perdas matérias, estruturais e financeiras.

3 MISSÃO, VISÃO, VALORES

3.1 MISSÃO

Encantar nossos clientes externos, oferecendo trabalhos de Lavanderia e beneficiamento do jeans, desenvolvidos com qualidade e arte; e para nossos clientes internos proporcionar crescimento e melhoria na qualidade de vida, com responsabilidade no meio onde estamos inseridos.

3.2 VISÃO

Estar dentre as melhores Lavanderias em pouco tempo de trabalho.

3.3 VALORES

A empresa dá mais credibilidade, nos valores que formam a entidade;

• Ética nos negócios: transparência nas relações com sócios, clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.

• Confiança Mútua: é importante que se estabeleça uma relação de confiança da empresa com o colaborador e vice-versa.

• Trabalho em equipe: acreditamos que juntos fazemos a diferença. Para isso, respeito e companheirismo são indispensáveis.

• Superar desafios: acreditamos que quando cada um dá o seu melhor, alcançaremos muito mais.

4 RESPONSAILIDADE SOCIAL NA EMPRESA

A matéria-prima de uma lavanderia é a água, recurso cada vez mais valioso. Desse modo, a empresa tem grande preocupação com o meio ambiente. A empresa possui um moderno e pioneiro tratamento de água, com isso possibilita a reutilização da água e maior segurança para a comunidade e também para o Rio São José na qual estamos situados as margens dele.

5 ESTRUTURA FUNCIONAL DA EMPRESA

A empresa é dividida em 03 estruturas:

1) Produção: Onde estão os colaboradores que desenvolvem os trabalhos diretamente ligados aos produtos. Ex.: Área de lavação, área seca e artesanal.

2) Assistência a produção: Onde estão os colaboradores que desempenham trabalhos que dão suporte à produção, sem lidar diretamente com os produtos EX.: mecânica, caldeiraria, desenvolvimento de produto, laboratórios, transporte, limpeza, tratamento de água, etc.

3) Administratação: Onde estão todos os colaboradores ligados ao controle e administração da empresa.

O trabalho dentro na empresa inicia pela parte artesanal onde concentra todo o trabalho manual da empresa, envolvendo a parte de lixados, aplicação de used, devorês, laser e 3D. Na área da lavanderia é o setor que envolve a parte de maquinário pesado da empresa, os colaboradores alimentam todo o maquinário com o devido produto químico e as peças jeans e controla o tempo, levando em consideração a lavagem deseja em cada peça. Temos ainda a secadoras e passadoria das peças, finalizando o processo da lavagem de cada unidade.

6 CULTURA E PODER DENTRO NA EMPRESA

Compreender o comportamento do indivíduo na organização pressupõe conhecer a própria organização, sua razão, seu sistema de funcionamento e os subsistemas que o compõe e a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com