TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia Em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

Curso Superior de Tecnologia

Em Gestão de Recursos Humanos

Disciplinas:

Comportamento Organizacional;

Técnicas de Negociação

 Aluno:                                    - RA:

Tutora: Thelma Mariete dos Santos Costa

Introdução:

Trata-se de uma situação onde teremos o conflito de uma gravadora que pretende se instalar em um bairro, no qual os moradores estão resistentes a instalação da mesma, através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Comportamento Organizacional e conhecimento das Técnicas de Negociação, o objetivo será desenvolver uma análise para apresentação de uma proposta de negociação.

Mapeamento do perfil dos oponentes: Gravadora Stratocaster X Associação de Moradores do Bairro

Perfil do Negociador – Gravadora Stratocaster

Negociador: João Carlos

Formação: Estrategista de Negócios/Muita experiência com negociações em meio a conflitos

Objetivo: Conseguir a instalação da gravadora no bairro negociando a liberação deste empreendimento.

Alegação: Lucratividade/Crescimento/Progresso.

Estímulos a Negociação: Poderá contribuir para melhorias no bairro, investir nas estruturas de ruas, no transito e na Segurança do bairro desde que a negociação seja em benefício de todos (ganha-ganha).

Informações Relevantes: Trata-se de uma conceituada Gravadora de música que trará progresso ao bairro, uma vez que e mesma influenciara também outros empreendedores se instalarem neste bairro.

Argumentos: custo, logísticas, local estratégico.

O Sr. João Carlos formado em Estratégia de Negócio apresenta- se como representante legal da gravadora Stratocaster e buscará a autorização da instalação deste empreendimento, que acabará sendo benefícios para ambas as partes.

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Paulo Henrique

Formação: Administrador/Aposentado

Objetivo: Impedir a instalação da Gravadora.

Alegação: Perturbação da ordem Pública.

Argumentos: Barulho, Segurança e falta de Infraestrutura.

Informações Relevantes: Publico conservador sendo a maioria pessoas aposentadas de 3ª idade, prezam a tranquilidade, uma vez que se locaram deste bairro calmo e tranquilo.

Estímulos a Negociação: Acreditam que o bairro não precisa deste progresso uma vez que tem medo que este processo transforme seu bairro tranquilo e seguro em um local agitado e perigoso.

O Sr. Paulo Henrique um Administrador Aposentado, decidiu morar neste bairro por ser um bairro calmo e tranquilo para proporcionar paz e segurança a sua família.

Com a notícia da vinda desta grande gravadora, o Sr. Paulo sendo ele líder da Associação de Moradores do Bairro se reuniram para impedir as obras.

Mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores segundo modelo Carl Jung;

Sr. João Carlos – Gravadora Stratocaster

Estilo: Amigável

Características: Acredita no relacionamento de confiança.

Táticas usadas na negociação: Cordialidade e a paciência.

O Sr. João Carlos como representante da Gravadora Stratocaster tende apresentar uma negociação amigável, utilizando desta forma a comunicação e a transparência em todo o processo da negociação para assim tentar estabelecer uma relação de confiança e duradora que irá satisfazer a gravadora e os moradores.

Sr. Paulo Henrique – Associação de Moradores do Bairro

Estilo: Confrontador

Características: Cooperativo e questionador, busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas.

Táticas usadas na negociação: Equilíbrio entre o confronto e a colaboração, espera realizar uma negociação que beneficie os moradores de seu bairro.

O Sr. Paulo Henrique como líder da Associação de Moradores do Bairro, alega que a instalação da Gravadora Stratocaster trará muito barulho assim tirando a tranquilidade ali existente, o mesmo ressalta que o bairro é constituído em sua maioria por pessoas de 3º idade, também alega que o bairro não suportaria um transito intenso uma vez que não há infraestrutura nem segurança adequada no local.

Cultura e clima Organizacional da Gravadora

A cultura da gravadora e seus colaboradores é de empreendedorismo, onde seus colaboradores tem a liberdade de opinar sobre determinadas decisões. Entre todos os colaboradores, engenheiros de som, assistentes, recepcionistas e outros, a relação no ambiente de trabalho é de uma relação afetiva e cordial. Esta nova instalação certamente irá expandir ainda mais o nome desta gravadora junto ao grande mercado da música, e assim trazer este grande desafio aos seus colaboradores, uma vez que muitos deles estão sendo promovidos e direcionados para esta instalação. Muitos destes colaboradores já estão apreensivos com todo este processo de negociação uma vez que serão desta nova instalação da gravadora refletindo diretamente na oportunidade de promoção que diminui a cada dia, assim com medo que possa haver alguns conflitos profissionais dentro da empresa devido ao desgaste que todo este processo de negociação está gerando aos seus proprietários.

Previa da reunião e Feedback

Sr. Paulo Henrique – Associação de Moradores do Bairro

Com estas alegações e coletando assinaturas de todos os moradores de seu bairro em um abaixo assinado o Sr. Paulo Henrique acabara conseguindo junto a Prefeitura o embrago das obras de instalação da gravadora em seu bairro. O Sr. Paulo Henrique está ansioso esperando ver qual será a proposta imposta pela gravadora a fins de argumentar a liberação de suas obras de instalações, uma vez espera que seja feito uma negociação de forma que toda sua comunidade tenha benefícios ou que não seja prejudicada em todo este processo, o Sr. Paulo Henrique acabara aceitando uma reunião da qual seria feita na sede da Associação de Moradores do Bairro e teria a participação de um representante da Prefeitura que intermediaria todo o processo desta negociação ao prazo de vinte dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com