TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DSENVOLVIMENTO CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

2 DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Há muito tempo os seres humanos tem uma tendência natural em se agrupar e dentro de cada grupo seus membros tinham tarefas que ajudavam na manutenção de todo o grupo.

Com o desenvolvimento intelectual do homem, houve cada vez mais uma necessidade de organização dos grupos, com objetivo definidos e atividades que buscam atingir essas metas.

Dessa forma a organização é um agrupamento humano onde cada um desempenha suas tarefas de modo que o objetivo e as metas do grupo sejam alcançados de forma eficaz e eficiente.

Dentro das organizações, com uma estrutura tendo problemas, normas, métodos e processos de trabalho, relacionamentos, responsabilidades e poder, houve a necessidade de uma forma de administração.

Assim a administração passou a ser uma forma de conseguir, de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, atingir os objetivos tanto da organização quanto a de seus membros.

Foram sem dúvida Taylor, Ford e Fayol os principais autores a introduzir novas formas de organizar os recursos e administrar as pessoas dentro das organizações.

Conhecido como “Pai da Administração Cientifica”, Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense. Suas teorias podem ser resumidas em seus quatros Princípios da Administração Cientifica:

Estabelecer uma ciência da produção;

Treinar e selecionar trabalhadores;

Aplicar essa ciência para tarefas operativas;

Construir um sistema de cooperação entre trabalhadores e gerência para alcançar objetivos;

Para Taylor o sucesso do individuo estava associado ao sucesso da organização, mesmo com a divisão entre o trabalho da gerencia e o do trabalhador operacional, todas as propostas seriam aceitas, uma vez que era uma maneira de aumento de eficiência e reduzir, ou ate eliminar, o conflito individuo/organização.

Henry Ford, precursor de Taylor, aplicou os princípios da administração científica em sua fabrica criada para produzir o Modelo-T, um automóvel desenvolvido com o objetivo de se tornar o carro mais popular da época com preço acessível. A ideia de Ford era fazer uma produção em massa com uma linha de montagem para garantir a qualidade e reduzir custo.

Ford adotou três princípios básicos para administração científica:

Princípio de intensificação – diminuir o tempo de permanência da matéria-prima e dos equipamentos com cada empregado.

Princípio da economicidade – aumentar a velocidade de produção para que o pagamento do carro, pelo cliente, fosse feito antes do prezo de pagamento da meteria-prima e dos salários necessários para sua produção.

Princípio da produtividade – por meio da linha de montagem, aumentar a produção em um mesmo período de tempo.

Ford inovou em se preocupar com o mercado e procurar desenvolver um produto que atendesse as necessidades de seus clientes. Ao perceber que nem todos os clientes poderiam pagar o tão desejado automóvel, ele desenvolveu o modelo Ford T (que por meio do processo de fabricação em linha de montagem poder ser produzido e vendido a um preço que os clientes poderiam pagar).

Outra inovação e contribuição de Ford foram à redução da jornada de trabalho para oito horas, e na iniciativa de utilizar parte do lucro da empresa para aumentar o salário dos trabalhadores.

Com a Revolução Industrial havia se perdido a ligação entre o trabalhador e o fruto de seu trabalho. Ford conseguiu resgatar essa ligação quando possibilitou que os funcionários possuíssem o carro que produziam o que influenciou diretamente a motivação dos funcionários.

Henry Ford foi capaz de associar uma produção altamente eficiente, com grandes volumes de produção, usando uma produção verticalmente integrada, associada a altos salários e baixo preço de venda.

Os recursos financeiros e humanos eram empregados e combinados de modo a garantir o resultado esperado.

Ele entendia que deveria ter uma empresa que se autobastasse. Dois slogans orientadores de suas ações eram: “abundância para todos” e “altos salários para criar grandes mercados”.

Fayol foi a contrapartida francesa para o Taylor norte americano, procurou trabalhar com todos os níveis da organização, possuía uma visão orgânica, ele via os diferentes órgãos da empresa de uma forma anatômica, conhecido como anatomista das organizações.

Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativo: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

O planejamento é considerado a função principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa ira se preparar, estabelecer metas e reduzir previsões futuras.

“Planejamento é definir como a atividade pela qual a administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”. (Kawasnicka, 1995, p. 169)

Organizar é a forma que a empresa ira se estruturar para atingir seus objetivos, visa dispor adequadamente os diferentes elementos que compõem a organização, com o objetivo de aumentar sua eficiência, eficácia e efetividade.

A função administrativa direção esta relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

O controle esta diretamente relacionada com o planejamento, pois ira assegurar eu o objetivo planejamento seja atingido. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retifica-los e prevenir a ocorrência.

A coordenação harmoniza todas as atividades do negocio, sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios e aos fins.

Entre as funções administrativas preconizadas por Fayol havia uma que condicionava as demais funções. Sem planos e objetivos claros, Fayol entendia que as demais funções perdiam seu valor, uma organização que não planeja não tem clareza de seus objetivos. Ele antecipou a ideia de planejamento de longo prazo em muitas décadas. Entendia que as decisões tomadas no presente condicionavam, modelavam os resultados futuros.

CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

O patrimônio, sendo objetivo da contabilidade, define-se como o conjunto firmado pelos bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa física ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com