TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DVA Demostrações do Valor Adicionado

Por:   •  13/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é parte do balanço social utilizado para informar e analisar os fatos sociais ligados à empresa, ou seja, é uma informação contábil que mostra, de forma resumida, os valores que compõe a formação da riqueza gerada pela empresa em um determinado período e sua respectiva distribuição. Por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser tiradas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência e a DVA é obrigatória para empresas de capital aberto, as chamadas S.A. por força da lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, e sua adoção foi regulamentada em 2008 pelo pronunciamento técnico CPC  09.

O método da DVA está relacionado ao valor que as entidades agregam aos insumos adquiridos de terceiros num certo momento como, por exemplo: matérias-primas, energia, serviços, dentre outros. No entanto, para fazer parte da riqueza gerada, é considerado no cálculo somente aquilo que foi transformado ou consumido no período. O que a DVA faz é detalhar de que forma essa riqueza foi distribuída entre funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo, ou seja, entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração. É, portanto, uma forma de mostrar como a empresa contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Referências Bibliográficas

VIANA, Robson. Qual o principal objetivo da DVA. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2018.

ZANLUCA, Júlio César. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2018.

PEGORARO, DELVAN GUERREIRO. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): IMPORTÂNCIA, UTILIDADE E APLICABILIDADE. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com