TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DVA - Demonstração do Valor Adicionado

Por:   •  18/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

Será muito bom se for apresentado alguns indicadores sobre a DVA, particularmente sobre a distribuição da riqueza criada aos diversos beneficiados, representatividade do Valor Adicionado em relação ao faturamento, Ativo Total, PL Total etc. Vejam material da última aula.

DVA- Demonstrativo do Valor Adicional

Resumindo DVA gera uma riqueza e essa riqueza é distribuída em forma de salario, impostos, dividendos para toda a sociedade por isso que fala DVA – Demonstração do Valor Adicional

CPC 09

O pronunciamento técnico O CPC 09 – é o que regula a preparação do DVA. Para o CPC 09 valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.

1. Receitas

Nas receitas de vendas de mercadorias, produtos e serviços devem ser incluídos os valores referente ao ICMS, IPI, PIS e COFINS incidentes na operação. Por tanto, devem ser utilizados os valores constantes da Receita Bruta ou Faturamento Bruto da DRE.

As outras receitas inclui os valore provenientes de baixas por alienação de ativos não circulantes, tais como ganhos e perdas na alienação de imobilizados ou de ativos de investimentos.

2. Insumo

Insumo é o que entra é tudo que for de custo,  como matéria-prima, força de trabalho, consumo de energia, equipamentos, mão de obra, etc. Para se conseguir um produto final: a câmara de ar para veículos é um insumo de pneus.

Cada um dos materiais fundamentais ao desenvolvimento ou produção de produtos/ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com