TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Por:   •  6/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um relatório contábil capaz de evidenciar a riqueza gerada pela empresa, bem como a sua distribuição entre os diversos segmentos envolvidos no processo produtivo, proporcionando melhorias contínuas dentro das organizações.

Objetivo: A DVA tem o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente sobre a real capacidade de uma entidade produzir riqueza e sobre a forma pela qual a distribui entre os diversos fatores de produção (trabalho, capital próprio ou de terceiros, governos etc.), constituindo, assim, uma informação de fundamental importância para gestão da mesma. A relevância da DVA para entidades governamentais dá-se em auxiliar no processo de análise do perfil e da contribuição das entidades, servindo de base para abertura de linha de crédito, concessão de incentivos, procedimentos conjuntos, entre outras atividades do poder público.

Obrigação da Elaboração: A legislação apresenta como obrigada a elaborar a DVA apenas as Companhias Abertas (S/A), contudo para as demais sociedades, seja sociedade de Capital Fechado (S/A) e a sociedade LTDA (sociedade enquadrada como de grande porte ou não) orienta-se que elaborem esta demonstração mesmo que apenas para fins gerenciais.

Períodos de Elaboração: A DVA deverá ser elaborada de forma anual ao final de cada período, junto com as demais demonstrações contábeis.

A DVA Como Instrumento de Análise

Após se elaborar a DVA, algumas análises poderão ser feitas pelos agentes internos e externos, ou seja, todos os que pretendam entender melhor a relação da empresa, por meio das informações fornecidas.

Empregados/ sindicatos - poderá servir de base para negociações salariais, para comparações entre entidades do mesmo segmento, para estudo do comportamento evolutivo da remuneração ao longo do tempo etc.
Governos - pode-se efetuar estudos comparativos da carga tributária por setores/atividades, avaliando quais categorias mais contribuem para a formação da receita tributária, ponderando, assim, reformulações legais, como a constituição de impostos seletivos, redimensionamento de tributos por região etc. As DVAs agrupadas podem representar o crescimento econômico de determinadas regiões e atividades, fazendo com que os governos sigam ou alterem as políticas de fomento, de incentivos e seus planejamentos.
Financiadores - o valor destinado aos financiadores representa a parcela da riqueza gerada que vai para o capital especulativo.
Acionistas/sócios - aos formadores do capital próprio da entidade, a DVA apresenta a parcela que lhes coube em determinado período, permitindo a eles fáceis análises do investimento, o que pode auxiliar na decisão pela continuidade, descontinuidade da aplicação ou pelo seu redimensionamento.
Administradores - a DVA pode servir-lhes como instrumento de apoio à decisão e como ferramenta de controle social sobre a entidade.

Esse novo demonstrativo é tão importante para as informações contábeis de caráter social quanto a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é para as informações mais tradicionais. Não seria exagero dizer que a DVA está para o Balanço Social assim como a DRE está para o Patrimonial.

A DVA pode ser resumida da seguinte forma:

  • Formação da riqueza: Deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela própria entidade, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor da entrada.
  • Distribuição da riqueza: Deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.

Modelo Básico de DVA

1 – RECEITAS

1.1) Vendas de mercadorias, produtos e serviços.
Venda de mercadorias
Vendas de Produtos
Vendas de Serviços

1.2) Provisão P/créditos duvidosos
Constituição da Provisão para Créditos Duvidosos
Reversão da Provisão para Créditos Duvidosos

1.3) Outras Receitas e Outras Despesas Operacionais
Vendas do Imobilizado
Custo de Vendas do Imobilizado

 2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS
2.1) Custos das mercadorias e serviços vendidos
2.2) materiais, energia, serviços de terceiros e outros
2.3) Perda/Recuperação de valores ativos
2.4) outras (especificar)

3 – VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2)

4 – RETENÇÕES
4.1) Depreciação, amortização e exaustão

 5 – VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (1-2-3)

 6 – VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERÊNCIA
6.1) Resultado de equivalência patrimonial
6.2) Receitas financeiras

 7 – VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR (4+5)

8 – DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO:
8.1) Pessoal e encargos
8.2) Impostos, taxas e contribuições
8.3) Juros e aluguéis
8.4) Juros s/ capital próprio e dividendos
8.5) Lucros retidos/prejuízo do exercício

Descrição de cada item da DVA: (CPC-09)

1- Receitas

  • 1.1- Venda de mercadorias, produtos e serviços- Inclui os valores do ICMS e IPI incidentes sobre essas receitas, ou seja, corresponde a receita bruta ou faturamento bruto.
    Devem ser deduzidas as devoluções, os abatimentos incondicionais e os cancelamentos. Para fins de facilitar a compreensão dos termos empregados neste grupo, define-se:
    Mercadorias - Valores de revenda de produtos adquiridos de terceiros.
    Exemplo: uma farmácia adquire medicamentos de um distribuidor, e revende-os. Trata-se de mercadorias, e não de produtos.
    Produtos - valores de venda de produtos de produção própria (indústria). Exemplo: uma indústria farmacêutica adquire insumos, industrializa-os e vende-os a distribuidores. Trata-se de produtos de produção própria vendidos. Serviços – valores de venda de serviços executados por contrato ou tarefa. Exemplo: serviços de auditoria independente, executados para um cliente.
  • 1.2 - Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Inclui os valores relativos à constituição de provisão para créditos duvidosos, bem como da reversão da mesma.
  • 1.3 - Outras receitas-  inclui valores considerados fora das atividades principais da empresa, tais como venda de imobilizado ou investimentos.

2 - Insumos adquiridos de terceiros

  • 2.1 - Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - Somam-se neste item todos os materiais (incluindo materiais de embalagem, materiais secundários, etc.) consumidos no custo dos produtos e serviços vendidos.
  • 2.2 - Materiais, energia, serviços de terceiros e outros - Compreende todas as demais despesas operacionais não incluídas em outros itens, como energia elétrica aplicada na administração e vendas, serviços de terceiros não compreendidos como custo de produção, despesas administrativas e comerciais.

    Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.
  • 2.3 - Perda e recuperação de valores ativos - Inclui valores relativos a provisões para ajuste ao valor de mercado de estoques e investimentos, etc.
  • 2.4 – Outras- (especificar)

4- Retenções

  • 4.1- Depreciação, amortização E exaustão- São os valores reconhecidos no período e normalmente utilizados para a conciliação entre o fluxo de caixa das atividades operacionais e o resultado líquido do exercício.

6- Valor adicionado recebido em transferência

  • 6.1 - Resultado de equivalência patrimonial - O resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.
  • 6.2 - Receitas financeiras-  inclui todas as receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, independentemente de sua origem.
  • 6.3 - Outras receitas - Incluem os dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo, aluguéis, direitos de franquia, etc.

 

8 - Distribuições do Valor Adicionado

  • 8.1- Pessoal e encargos- Nesse item deverão ser incluídos salários, férias, 13º salário, FGTS, seguro de acidentes de trabalho, assistência médica, alimentação, transporte, etc.
  • 8.2- Impostos, taxas e contribuições- Além das contribuições devidas ao INSS, comporão este item o imposto de renda da pessoa jurídica, contribuição social sobre o lucro, PIS, COFINS, ISS, CPMF e todos os demais impostos, taxas e contribuições.
  • 8.3- Juros e alugueis - Devem ser consideradas as despesas financeiras e as de juros relativas a quaisquer tipos de empréstimos e financiamentos junto às instituições financeiras, empresas do grupo ou outras e os aluguéis (incluindo-se os custos e despesas com leasing) pagos ou creditados a terceiros.
  • 8.4- Juros s/ capital próprio e dividendos- Inclui os valores pagos ou creditados aos acionistas, sócios ou titular.
  • 8.5- Lucros retidos / prejuízo do exercício- Devem ser incluídos os lucros do período destinados a reservas de lucros e eventuais parcelas ainda ser destinação especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com