TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Disciplina De Comportamento Humano Organizacional

Por:   •  23/6/2023  •  Artigo  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

CHO 2

OQUE É ANÁLISE TRANSACIONAL ?

Ela ajuda a entender como as pessoas se comunicam e interagem umas com as outras. Ela examina as diferentes partes da personalidade de uma pessoa (conhecidas como "estados do ego") e como essas partes influenciam o comportamento.

QUAIS SÃO OS SUBSISTEMAS ?

Exteropsíquico: Fala dos registros de condutas aprendidas, modeladas das figuras parentais. É a sede de valores, morais e preconceitos. Representa o Ego pai

Neopsíquico: É o mecanismo de processamento de dados e de avaliação da realidade. O lógico e dedutivo é o Ego adulto.

Arqueopsíquico: possuí vestígios da infância e trabalha a partir dos sentimentos, se manifesta por meio das emoções para conseguir satisfazer as necessidades chamado de Ego criança

OQUE É O ESTADO EGO PAI ?

É composto por mensagens, valores, crenças e comportamentos a pessoa obteve em relação aos seus pais ou figuras de autoridade durante a infância, essas influências moldam as atitudes e a forma como a pessoa se comporta em relação aos outros.

Possui 2 tipos de Ego Pai:

Pai crítico: Educa criticando, moralizando, dirige e controla os outros. Chamado de controlador e atua de forma autoritária e moralizadora. O lado positivo é que ele é justo, firme e determinado, orientando e protegendo de forma responsável.

Pai protetor ou nutritivo: Ele apoia, confia e dá permissão para pensar e agir, incentivando o crescimento. Mas seu lado negativo é que ele exagera na proteção, evitando iniciativas.

OQUE É O ESTADO EGO ADULTO ?

Possui a capacidade de análise racional, lógica, objetiva, autônoma e capaz de analisar informações de forma objetiva. Ele desempenha um papel fundamental na tomada de decisões consciente. O estado do ego "Adulto" não é influenciado diretamente por experiências passadas ou por figuras de autoridade.

OQUE É O ESTADO EGO CRIANÇA ?

Surge logo que nasce, representa as emoções básicas como alegria, amor, prazer, tristeza, raiva e medo. É a fonte de nossas reações emocionais, independente da nossa idade cronológica.

Possui 2 estados:

Criança natural ou livre: Faz as coisas porque quer, mas seu comportamento não é destrutivo para ela e nem para os outros. Possui uma parte intuitiva e criativa, mas também astuciosa e manipuladora.

O aspecto negativo da criança natural surge quando ela se torna inconveniente, egoísta, sem freios e irresponsável.

Criança adaptada: Faz as coisas porque gosta, mas seu comportamento é destrutivo para si mesma. E possui dois tipos de comportamentos:

Submissa: É um modo de comportamento em que a pessoa tende a ser excessivamente obediente e conformista, tende a querer agradar as pessoas sempre. Seu aspecto positivo é a adequação ambiental.

Rebelde: é um modo de comportamento em que a pessoa tende a desafiar ou resistir às expectativas e demandas externas de maneira exagerada, busca afirmar sua independência e expressar sua individualidade, muitas vezes desafiando regras ou autoridades de forma desnecessária ou desproporcional. O rebelde tem energia para lutar contra as injustiça e seus direitos.

[pic 1]

IMPULSOR SEJA FORTE:

Nunca pedem ajuda mesmo que precisem muito, não demonstram emoções autênticas. O seu permissor é: Você pode sentir e mostrar oque sente.

IMPULSOR SEJA PERFEITO:

As pessoas se esforçam para alcançar a perfeição e sempre estão pensando que não fazem as coisas suficientemente bem. O seu permissor é: É suficiente fazer as coisas bem, não perfeitamente

IMPULSOR SEJA ESFORÇADO:

Pessoas que estão constantemente se esforçando, porém, sem conseguir resultados. O seu permissor é: Você pode encontrar uma forma de fazer as coisas que não lhe custe tanto

IMPULSOR SEJA APRESSADO:

Sempre estão em “Tenho que terminar agora mesmo”, a pressa de terminar o mais rápido possível, ou seja, terminar agora. O seu permissor é: Tenha calma

IMPULSOR SEJA AGRADÁVEL:

Se sente responsável em fazer com que os outros se sintam bem e está querendo sempre agradar as pessoas. O seu permissor é: Não é preciso agradar todo mundo.

OQUE É A PERCEPÇÃO ?

É o ato de receber, interpretar e compreender os sinais sensoriais que vem dos 5 sentidos (Tato, olfato e etc...), também constitui a tomada de consciência dessa reação.

OQUE É SENSAÇÃO ?

É a resposta do organismo aos estímulos.

OQUE É A PERCEPÇÃO SOCIAL E MUSICAL ?

Social: É a capacidade de ver e interpretar o comportamento de outros indivíduos.

Musical: É a capacidade de um indivíduo de reconhecer e ter a percepção do som, ritmo e melodia ligados a percepção sonora.

QUAIS SÃO OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA PERCEPÇÃO ?

Valores e Atitudes

Valores: Os valores são crenças e princípios que consideramos importantes e pelos quais orientamos nossas escolhas, ações e julgamentos.

Atitudes: Estão diretamente relacionadas aos nossos valores.

Podemos mudar as atitudes de alguém e assim mudando o seu comportamento ?

Sim, se as atitudes não estiverem muito arraigadas em nós, será possível uma mudança de atitude através de treinamento, educação e comunicação.

OQUE É DISSONÂNCIA COGNITIVA ?

A sensação de desconforto ou tensão interna que ocorre quando uma pessoa mantém crenças, atitudes ou comportamentos contraditórios ou inconsistentes entre si. Essa contradição gera um conflito cognitivo, uma vez que há uma falta de harmonia ou coerência entre as informações ou ideias que a pessoa possui.

Quando experimentamos a dissonância cognitiva, pode surgir uma sensação de desconforto psicológico, porque nossa mente tende a buscar consistência e coerência interna em nossos pensamentos e crenças.

Flexibilidade cognitiva: à capacidade de adaptar e alterar o pensamento, ações e estratégias cognitivas em resposta a diferentes situações, demandas ou informações.

OQUE É A TEORIA DA ATRIBUIÇÃO ?

A teoria de atribuição é uma perspectiva psicológica que busca explicar como as pessoas interpretam e atribuem causas aos comportamentos próprios e alheios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (336.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com