TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO OPET - UNIOPET

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURITIBA

2019

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Opet.

CURITIBA

2019 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................1PROJETO DE ESTÁGIOSUPERVISIONADO............................................................2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................3 EMPRESA E RAMO DE ATIVIDADE..........................................................................5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL............................................................................6 INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA......................................................................................12 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O estágio é considerado uma etapa muito importante para o desenvolvimento da carreira profissional, além de obter experiência, o estágio possibilita aos estudantes conhecimento, agrega diversos valores em nossa formação, competência e oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Sendo assim, o estágio é de grande importância na carreira de qualquer profissional, é nesse momento que o aluno consegue observar as relações entre a teoria adquirida na sala de aula e a prática adquirida na empresa onde está realizando o estágio.

O objetivo do presente estágio é conhecer as rotinas de contabilidade no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Tijucas do Sul. Nesse momento, terei a oportunidade para colocar em prática os ensinamentos teóricos, além de obter experiência tanto no relacionamento pessoal, como no profissional.

O estágio é necessário para que se complementem os estudos teóricos e a vivência prática no ambiente cotidiano dos profissionais da contabilidade. Além das práticas profissionais, pretendo exercer a função com honestidade, disciplina, dedicação transparência e com toda a ética que o ramo da contabilidade exige.

2 PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Data Atividade

12/08/2019

à

15/08/2019 Nesse período inicial, será realizada a verificação dos documentos que compõe a pasta dos servidores aposentados, com a documentação necessária, a Previdência possui um sistema, que facilita nos cálculos, e após esse cálculos, é feito uma análise da melhor opção de aposentadoria, ou a que se enquadra no momento de sua aposentadoria, conforme as regras constitucionais. Momento de interação com os demais servidores que compõe a Instituição.

19/08/2019 à 22/08/2019 Nesse período, vou auxiliar o Departamento de Contabilidade com as rotinas de diversos lançamentos, sendo esses os lançamentos orçamentários, lançamentos das receitas no sistema de contabilidade, sempre classificando-as pelo Plano de Contas da Receita, conforme a sua natureza de receita de contribuição patronal, a de contribuição do servidor, da taxa de administração ou das receitas resultantes das aplicações financeiras. Essas despesas são realizadas nas suas três fases, ou seja, o empenho no momento da requisição, a liquidação quando recebemos a Nota fiscal e o seu respectivo pagamento.

26/08/2019 à 29/08/2019 Nesse período do estágio, será o momento que irei acompanhar o Departamento de Contabilidade com as rotinas de lançamentos orçamentários, as receitas e as despesas e no final de um período mensal, o fechamento da tesouraria (contas bancárias) as rotinas seguem o padrão do Tribunal de Contas do Paraná, para onde são enviados os dados fechados de forma mensal via sistema próprio do TCEPR, chamado SIM-AM (Sistema de Informações Municipais - Análise Mensal).

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 EMPRESA E RAMO DE ATIVIDADE

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Tijucas do Sul, TIJUCAS DO SUL PREV foi criado em 23 de março de 2012, através da Lei Municipal n° 289. Diversos fatores levaram à criação desta Autarquia, dentre eles a redução da despesa do Município com contribuições patronais. Anteriormente o Município contribuía sobre uma alíquota de 20% para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Regime Próprio de Previdência Social aplica atualmente uma alíquota patronal de 11%.

De 2012 até 15 de abril de 2019 foram concedidas 31 aposentadorias e 5 pensões.

De acordo com a Orientação Normativa n° 02/2009, do Ministério da Previdência Social, constituem fontes de receita dos Regimes Próprios de Previdência Social: as contribuições do ente federativo, dos segurados ativos, dos segurados inativos e dos pensionistas; as receitas decorrentes de investimentos e patrimoniais; os valores recebidos a título de compensação financeira; os valores aportados pelo ente federativo; as demais dotações previstas no orçamento federal, estadual, distrital e municipal; e outros bens, direitos e ativos com finalidade previdenciária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com