TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4 a 7

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        8

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO        8

4 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

A empresa “Vaca Viúva” foi fundada por dois sócios, Marco e André, em 1997 com o intuito de ser a maior distribuidora de carnes da região. Ela fornece aos consumidores produtos frescos de alta qualidade e procedência garantida. Em 2010 iniciou a construção e expansão do frigorífico. A finalização da ampliação aconteceu 5 anos após ser iniciada. Produz atualmente farinha de carne e ossos, farinha de sangue e sebo industrial dentro dos mais altos padrões de qualidade.

Buscando sempre prezar pela qualidade de seus produtos, a empresa exigia que os funcionários de um determinado departamento fizesse um procedimento de higiene específico e vestissem uniformes e equipamentos de proteção individual antes de iniciar o trabalho, todavia não contabilizavam este tempo de aproximadamente meia hora na jornada de trabalho dos empregados, exigindo que chegassem meia hora antes do início do expediente.

Após a desativação deste setor e consequente demissão de vinte de seus empregados integrantes, alguns deles ingressaram com ação trabalhista requerendo os trinta minutos gastos para a utilização do uniforme a título de horas extras.

Atualmente a empresa passa por algumas dificuldades financeiras. Agora será preciso ajudar os sócios a tomar algumas decisões fundamentais para o futuro do negócio. Seguirá alguns desafios para resolver as situações de acordo com os conteúdos de Direito Empresarial, Legislação Social e Trabalhista, Métodos Quantitativos, Modelos de Gestão, Responsabilidade Social e Ambiental.


  1. DESENVOLVIMENTO

Na contabilidade de uma empresa, o princípio jurídico da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade (pessoas físicas) serve principalmente para que os patrimônios não sejam confundidos. A contabilidade de uma empresa deve registar apenas as movimentações relacionadas ao patrimônio da própria empresa, que é a pessoa jurídica em questão. As que envolvem os patrimônios dos sócios ou proprietários devem ser ignoradas pela contabilidade. Ou seja, a empresa tem uma “individualidade “própria que faz com que ela não seja a soma de suas partes, e seu patrimônio é autônomo com relação aos vários patrimônios dos mesmos integrantes. No entanto, existe a desconsideração da personalidade jurídica, medida punitiva que se aplica quando ocorrem fraudes ou abusos. Nesses casos, os membros integrantes da sociedade já não são mais protegidos pela separação entre eles e pessoa jurídica.

A falência visa a preservação e a otimização da utilização produtiva dos bens e recursos produtivos do devedor, por meio de seu afastamento das atividades empresarial. Assim que esta é decretada, há a antecipação dos vencimentos das dívidas do devedor bem como a dos demais sócios responsáveis de forma ilimitada e solidária.

O termo falência vem do latim fallere, que dá uma ideia de insolvência, ou seja, o devedor tem um passivo que supera o ativo. Atualmente, conceitua-se falência como sendo um processo judicial de execução coletiva, no qual os bens do devedor empresário (pessoa física/empresário individual ou pessoa jurídica) são arrecadados e vendidos, para distribuição de seu produto proporcionalmente entre todos os credores. Ressalta-se que a finalidade da nova lei de falência (Lei n° 11.101/2005) é de preservar a atividade da empresa, separando-a do sujeito a que exerce e priorizando a alienação do negócio no mesmo bloco, de acordo com o art. 140 do citado códex. Com isto, a completa extinção da unidade tem uma finalidade secundária, condicionada mesmo ao insucesso da tentativa de manter o negócio. Com isto, a falência está sob um regime jurídico que visa eliminar os efeitos da função anormal do crédito e com isto valorizar a credibilidade e confiança do mercado, visando por fim a tutela do crédito. Assim, pela falência se realiza partilha dos bens do devedor entre os credores que foram afetados pela quebra do pagamento, restaurando- se a segurança necessária a atividade negocial. De toda sorte, sabe-se que a falência não traz benefícios a sociedade e por isso mesmo o ordenamento jurídico busca evitar tal ocorrência, intentando mesmo preservar a fonte produtiva.

A pessoa jurídica, diferentemente da pessoa física, é abstrata, ou seja, não existe fisicamente. Mas isso não a exime de direitos e obrigações. Em termos práticos, para os juristas a falência é simplesmente a saída judicial para a empresa devedora incapaz de pagar um vencimento. A falência é uma situação na qual a organização se vê incapaz de saldar quaisquer débitos, seja em sua totalidade ou mesmo uma parte deste. É quando não possui mais recursos e opções, a não ser fechar as portas. Trata-se de um último recurso, uma entropia. Durante a falência, todos os bens da pessoa jurídica são forçadamente vendidos pelo poder judicial com fins de pagar a quem se deve. Sua finalidade é fazer que todos os credores possam estar em situação de igualdade durante a venda dos bens e pagamentos. Também é uma forma de ejetar do mercado empresas incapazes de continuar a existir, pois estas acabam por lesar muito mais a sociedade se continuarem ativas. E por último, ela possui uma função de proteger os credores, o crédito público e o crédito individual.

Vaca Viúva construiu uma moderna fábrica de “graxaria”. A construção dessa fábrica refere-se a uma importante decisão que a empresa teve que tomar para desenvolver os seus negócios. Nesse sentido vamos usar alguns processos para ter alternativas de crescimento com base na diminuição de custos e aumento na margem de lucro. Identificar e coletar informações: Primeiramente, reconhecer a possibilidade de melhorar os custos será essencial por parte da administração. Após esse acontecimento de identificação e coleta, deve haver uma sinergia do líder e de seus gestores,com a elaboração de um plano e uma discussão acerca das possibilidades, tal como negociação com fornecedores e otimização dos processos produtivos e o estudo de como isso se dará na prática. Deve-se após a elaboração, planejamento e efetiva decisão em agir, fazer uma auditoria contábil e análise da ergonomia e estudo dos tempos dos processos produtivos para serem implementados. Depois,as alterações serão realizadas e os resultados obtidos a curto e médio prazo, dependendo do grau de alterações realizadas nos processos produtivos na economia de materiais, na otimização do tempo de produção e eliminação de desperdícios. Por fim, bastará manter um controle sobre as alterações feitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (260.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com