TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo na Administração e Brasil

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo no Brasil

Welson Santos do Nascimento

Tutora externa: Juciaria Mota Silva Sousa

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB-0264) – Seminário Interdisciplinar VI

27/11/2017

RESUMO

De início daremos ênfase no empreendedorismo no Brasil, falando do sonhos dos brasileiros em abrir o próprio negocio e da dificuldades em empreender no Brasil como a carga tributaria e a demora do abrir o mesmo. Falaremos da falta de conhecimento e as varias formas de si capacitar e empresa que crescem no Brasil.

Palavras-chave: Empreender. Espírito empreendedor. Empresas brasileiras.

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo está fortemente relacionado com a inovação, porque pode significar criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente. O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.

2. O EMPREDEDORISMO NO BRASIL

  1.  EMPREENDER E O SONHO DA MAIORIA DOS BRASILEIROS

A Endeavor perguntou aos brasileiros se prefeririam ser empreendedores ou funcionários: 76% deles sonham em ser donos do próprio negocio, a segunda maior taxa do mundo – atrás da Turquia (82%) e muito à frente dos Estados Unidos (51%) e União Européia (37%), por exemplo. Mas vontade não é tudo, e na falta de ação o brasileiro perde muito do seu potencial, com só 19% dizendo que pretendem empreender nos próximos cinco anos, atrás dos Estados Unidos, com 20%.

2.2 ABRIR UMA EMPRESA EM QUALQUER CIDADE DO BRASIL É DEMORADO DEMAIS.

De fato, em muitas cidades se demora muito para abrir uma empresa, às vezes passando dos 100 dias para obter o registro completo, como em São Paulo. Mas há, sim, lugares onde se pode abrir uma empresa em menos de uma semana, como Brasília, Belo Horizonte e São José dos Campos. Como nada acontece por acaso, essas cidades criaram grandes projetos para melhorar a vida das startups locais.

2.3 PAGAR IMPOSTO É COISA PARA SUPER-HERÓI.

Não estamos nem falando da carga tributária (que também é alta), mas da complexidade burocrática que o empreendedor precisa cumprir para estar com tudo em dia. De acordo com o Banco Mundial, são necessárias 2.600 horas para pagar impostos no Brasil, de longe a taxa mais alta do mundo. E a explicação é simples: de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) são mais de 11.500 normas tributárias por ano. Só um super-herói consegue ficar por dentro de tantas mudanças na lei! O Simples Nacional, um sistema de pagamento de impostos facilitado para micro e pequenas empresas, é um marco na história do empreendedor no Brasil, com muitas conquistas para comemorar. Mas podia ser ainda melhor! Hoje, nem todos os setores, especialmente os prestadores de serviços, podem ser incluídos no sistema. Além disso, mesmo que o Simples reúna oito impostos em um único pagamento, ainda são necessárias obrigações assessórias individuais, aumentando a complexidade do sistema.

2.4 O EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO TEM MUITAS OPÇÕES PARA SE CAPACITAR.

Três dos quatro maiores problemas do empreendedor brasileiro estão ligados à falta de conhecimento. Mas a falta de apoio para o empreendedor se capacitar não pode ser uma desculpa! Pode melhorar muito (especialmente a qualidade), é claro, mas organizações como Sebrae, Endeavor, aceleradoras e as próprias universidades têm diversos programas que incentivam empreendedores e potenciais empreendedores.

3. AS EMPRESAS QUE MAIS CRESCEM NO PAÍS.

Você sabia, por exemplo, que apenas 1,3% das empresas no Brasil crescem pelo menos 20% ao ano, por três anos seguidos? São as chamadas Scale-ups, que mesmo sendo pouquíssimas, têm um impacto gigante na economia, sendo responsáveis por 46,7% dos novos empregos! A importância dessas empresas é tanta que, enquanto uma empresa “normal” contrata em média 0,34 funcionário por ano, uma Scale-up gera 31 novos empregos. São 100 vezes mais! 100 vezes!!!

3.1 SCALE-UPS SÃO EMPRESAS GRANDES ENQUANTO PEQUENAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com