TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido da disciplina de O Pentateuco

Por:   •  29/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique as teorias de Modigliani-Miller, Markowitz e a principal função do CAPM.

Resp.: A teoria de Markowitz diz que todo investidor deve formar uma carteira com riscos variados para que tenha diferentes modos de investimento, tudo pensando em seu retorno esperado, ou seja, atingir seu objetivo, a chamada teoria de Portfólio.

A teoria de Modigliani Miller, diz que não há relevância no âmbito da estrutura de capital da organização, ou seja, não importa se ela tem mais capital próprio ou de terceiros, o valor de mercado não irá ter interferência, nem será analisado sua estrutura de capital, chamada teoria da Estrutura de Capital de 1958.

A função do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros ou CAPM, sigla em inglês, determina a taxa de retorno de um ativo em relação a uma carteira de mercado bem diversificada, ou seja, o retorno de um investimento “x” para um investimento “y”.

2) Diferencie custo de oportunidade de prêmio de risco.

Resp.: O Custo de Oportunidade obtém o melhor retorno possível de alternativas dos disponíveis para o investimento. Por exemplo, investimentos em um título de CDB do banco X, o custo de oportunidade será o retorno que perdeu ou deixou de ganhar por não realizar o investimento em um título de CDB no banco Y, sempre considerando alternativas de graus de riscos iguais. Já o Prêmio de Risco é um valor adicional de ganho por realizar uma aplicação em investimentos com maior grau de risco. Por exemplo, apliquei no investimento “Z”, pois a rentabilidade é de 30%, mas o risco é maior que o investimento “V” que possui rentabilidade de 15% com risco menor. Portanto essa diferença (valor maior) é o prêmio de risco. Não considera alternativas de grau de risco igual.

3) Qual o principal objetivo da administração financeira? As consequências das decisões financeiras costumam ser a curto ou a longo prazo?

Resp.: A Administração Financeira tem como objetivo planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa, tendo em vista melhorar os resultados apresentados pela organização e promover aumento do Patrimônio por meio da geração de lucro líquido, trazendo consequências a longo prazo.

4) O valor contábil é um bom critério para decisões financeiras? Qual critério alternativo poderia ser melhor?

Resp.: Não, o melhor critério seria o fluxo de caixa.

5) Diferencie Mercado Financeiro (MF) de finanças corporativas (FC) e de finanças pessoais (FP).

Resp.: O Mercado Financeiro estuda as diversas formas de mercado existentes, bem como os ativos financeiros avaliando títulos, ações e outros ativos financeiros. As Finanças Corporativas estudam as decisões de endividamento das organizações, avaliando as decisões de investimentos e a criação de valor para as Organizações, este estudo é direcionado as Pessoas Jurídicas. Já as Finanças Pessoais é um estudo de decisões para investimento, criando valor para as finanças de pessoas, famílias, melhorando o gerenciamento monetário e de investimentos dos mesmos, este estudo é direcionado as Pessoas Físicas.

6) Qual a definição de alavancagem financeira? Qual o efeito da utilização de capital de terceiros na estrutura de capital da empresa? Qual a interpretação do grau de alavancagem financeira?

Resp.: Alavancagem financeira é o efeito causado por se tomar recursos de terceiros emprestados a determinado custo, aplicando-os em ativos a outra taxa de retorno. A vantagem da utilização da alavancagem Financeira na estrutura de uma organização é utilizar recursos de terceiros, tendo sempre um custo fixo para multiplicar o lucro dos acionistas, conseguindo financiar ativos, investimentos, abatendo impostos, contudo, visa aumentar o valor das ações, uma vez que o retorno do ativo é maior que o do Patrimônio Líquido, porém só será benéfica se a combinação do capital próprio com o de terceiros for bem controlada e seu grau de endividamento não for tão alto, caso não haja planejamento e controle, a empresa pode sofrer danos a sua “saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com