TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo contabilístico

Seminário: Estudo contabilístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Seminário  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

MATERIAL COMPLEMENTAR 1

Visão geral da contabilidade

Conhecendo a Contabilidade

Para iniciarmos nosso estudo sobre a contabilidade, é preciso primeiro conhecer o que é a Contabilidade, então iremos começar nosso estudo com conceitos de dois autores de escolas do pensamento contábil diferentes:

Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade enfatiza a contabilidade como ciência enquanto Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um processo de informação, enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial o segundo enfatiza a informação.

Com base nos autores citados acima podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.

Campo de atuação / Usuários

O campo de atuação da contabilidade é muito vasto, pois os usuários dos serviços contábeis são todas as Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento de sua empresa ou controle patrimonial particular. Portanto, serão estes os contratantes dos serviços contábeis, Vale lembrar que obrigatoriamente toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico perante os órgãos governamentais. Esta premissa, abrange até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias.

E quando se faz a contabilidade para a pessoa física ou pessoa juridíca, essa pessoa é denominada entidade contábil.

Figura 1 – Entidade Contábil

Em uma entidade contábil teremos os usuários das informações geradas pela contabilidade que são: administradores, sócios e acionistas, governo, bancos, concorrentes, sindicatos, empregados, fornecedores etc.

Estes grupos de usuários, os das informações, podem ser classificados em internos e externos, cada um deles com interesse específico pelas informações contábeis.

Figura 2 – Usuários da Informação Contábil

De uma forma mais completa e detalhada podemos dizer que os usuários externos são aqueles que se utilizam dos relatórios formatados pelos órgãos reguladores da profissão: acionistas e investidores; instituições financeiras; fornecedores; órgãos públicos; sindicatos e o mercado em geral. São aqueles que não atuam diretamente na empresa, mas que externamente querem ter conhecimento da situação patrimonial.

Já os usuários internos são aqueles que, por atuarem na atividade da empresa, além de utilizarem dos relatórios normalizados, também solicitam e utilizam relatórios específicos: administradores; encarregados; diretoria e pessoal interno em geral. São aqueles que por estarem fazendo a gestão da entidade necessitam de informações específicas e detalhadas.

Estrutura Patrimonial

Patrimônio

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

Portanto em contabilidade a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

Bens

São as coisas em geral capazes de satisfazerem as necessidades humanas, sucetíveis de avaliação econômica, da visão contábil, pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformação, para venda, troca ou fixos.

Os bens podem ser classificados segundo o modo como são considerados, quanto a forma física os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis.

Tangíveis ou Materiais são os bens que possuem corpo, são palpáveis. Ex: mesas, veículos, máquinas, equipamentos informática.

Intangíveis ou Imateriais são os bens que não possuem corpo, não tem matéria, mas que são mensuráveis. Ex: Marcas da empresa registrada, registro de inventos, ponto comercial, carteira de clientes etc.

Quanto a mobilidade e facilidade de transferência de um local para outro os bens podem ser classificados em imóveis e móveis.

Bens imóveis são aqueles inseridos ao solo ou a outros bens, que não podem ser transferido de local sem destruição ou perda de valor. Ex.: terrenos, edifícios, construções, árvores e alguns tipode instalações e máquinas industriais.

Bens móveis são aqueles que podem ser transferido de local sem destruição ou perda de valor. Alguns dependem de outras pessoas para serem transferidos e outros se movem por si próprios. Ex.: máquinas, equipamentos, animais, veículos, estoques, etc

Direitos

Contabilmente entende-se por Direito, o poder de exigir alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc.

De acordo com Marion, (2009, p. 39) em relação à empresa, o direito mais comum decorre das vendas a prazo, ou seja, quando se vendem mercadorias a outras empresas, o pagamento não é efetuado no ato, mas no futuro; a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório. Esse direito denomina-se duplicatas a receber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com