TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO CONTABIL

Por:   •  13/5/2016  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria de dois fatores

Slide 1 – Breve introdução sobre o que nosso trabalho vai falar

Slide 2

Também chamada de teoria da higiene-motivação foi proposta pelo psicólogo Frederick Hersberg, que lançou o livro: “A Motivação para Trabalhar”.

Slide 3

 Hersberg fez o seguinte questionamento: “O que as pessoas desejam de seu trabalho?”, ou ainda: “Você está satisfeito com o seu trabalho?” e durante sua pesquisa ele solicitou aos pesquisados que descrevessem situações nas quais se sentiam bem ou mal a respeito de seu trabalho e as respostas foram tabuladas e categorizadas.

Slide 4

 Concluiu que as respostas dadas pelas pessoas que se sentiam bem com seu trabalho eram bem diferentes daquelas que se sentiam mal. E distinguiu as características relacionadas com a satisfação e com a insatisfação no trabalho. (Explicação sobre o slide)

Slide 5

Fatores como promoção, reconhecimento, responsabilidade e realização, que são os fatores motivacionais ou intrínsecos, que são os responsáveis por resultarem no aumento de produtividade e satisfação, faz com que os pesquisados satisfeitos com seu trabalho atribuam esses fatores a si mesmos.

Slide 6

 Enquanto os que se mostram insatisfeitos com seu trabalho indicam fatores como supervisão, renumeração, políticas corporativas e condições de trabalho, que são os fatores higiênicos ou extrínsecos, relacionados à empresa e, quando ausentes, causam insatisfação, mas quando presentes, apesar de satisfatórios, não causam necessariamente a motivação do funcionário.

Slide 7

Hersberg destaca que os ambos os tipos de fatores são diferentes e independentes entre si, ele ainda explica que não é eliminando os fatores geradores de insatisfação que fará com que se eleve o nível de satisfação dos trabalhadores. Ele destaca que se quisermos realmente motivar a força de trabalho, devemos dar ênfase nos fatores como oportunidades de promoção, de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidade e realização, que são as que darão os resultados recompensadores.

Slide 8

Porém, essa teoria também tem detratores, que não a consideram confiável. Vejamos algumas alegações: *O procedimento pode falhar em sua metodologia porque quando as coisas vão bem, as pessoas tendem a tomar os créditos para si, quando vão mal, culpam o ambiente externo pelo fracasso; *Nessa metodologia, os pesquisadores precisam fazer interpretações e estas podem ter respostas semelhantes de maneiras diferentes; * O nível de satisfação é relativo, pois uma pessoa pode não gostar de seu trabalho mas o achar aceitável; *A teoria é inconsistente com pesquisas anteriores, pois ela ignora as variáveis situacionais; e, por último, Hersberg faz uma relação entre satisfação e produtividade, mas enfoca somente a satisfação e não a produtividade e, para tornar essa pesquisa relevante, é necessário pressupor um forte relacionamento entre satisfação e produtividade.

Slide 9

Apesar dessas críticas, podemos afirmar que muito do entusiasmo inicial em valorizar o trabalho, permitindo que os funcionários tenham mais responsabilidade no planejamento e controle do próprio trabalho, pode ser atribuído às descobertas e recomendações de Hersberg.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com