TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  19.322 Palavras (78 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 78

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS DE SINOP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RONALDO VIANA SILVA

PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS

SINOP/MT

NOVEMBRO/2014

RONALDO VIANA SILVA[pic 1]

PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS

 

Trabalho orientado pelo professor Wander Bosco Prado na disciplina de Contabilidade Rural I, 5° fase do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso

SINOP/MT

NOVEMBRO/2014

Conteúdo

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REFERENCIAL TEORICO:        6

2.1        Contabilidade Rural:        6

2.2        Planificação Contábil no Ativo Rural:        7

2.3        Fluxo Contábil na Atividade Rural:        7

2.4        Ativo Biológico:        7

2.5        Plano de Contas:        9

2.6        Elenco de Contas:        10

2.7        Manual de Contas:        10

2.8        Codificação:        11

3.        ANÁLISE COMPARATIVA: RURAL X COMERCIAL        11

4.        ESTUDO DE CASO SIMULADO:        13

4.1        Caracterização da empresa:        13

5.        PLANO DE CONTAS:        13

6.        MANUAL DE CONTAS:        35

7.        CONCLUSÃO:        42

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:        43

9.        ANEXOS        44

9.1 Anexo – CPC 29:        44

9.2 Anexo – NBCT 10:14        61

    9.3 Anexo – NBCT 29:.............................................................................................................65

  1. INTRODUÇÃO

Desde o inicio das civilizações, quando retirávamos na natureza somente o que ela espontaneamente oferecia, o homem já dependia dessa para sua sobrevivência.

Com o passar do tempo esse conceito de autoexistências mudou e a agricultura evoluiu, o ser humano se viu obrigado a administrar sua propriedade. Com isso, o conceito de agricultura deixou de ser apenas rural, passando a depender de várias outras coisas, como, máquinas, insumos, armazém e infraestrutura.

Com esses avanços na agropecuária, e cada vez mais rendimento na produção, as propriedades passaram a ser vistas, não mais como algo apenas para sobreviver, mas algo que desse lucro, diante disso, começaram a buscar medidas de gerenciamento, e começaram a depender de técnicas contábeis para isso.

A função do administrador rural, é planejar, controlar e decidir, e para isso deve conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos. Mas mais do que isso, o administrador, precisa de informações internas e externas, e é onde percebemos a importância de um contador na agropecuária, é por meio de técnicas contábeis, que terá mais informações precisas e alcançará seu objetivo que é a maximização de lucros.

O profissional de contabilidade na área agropecuária, pode desenvolver o mesmo papel de um contador na indústria ou comercio, através de técnicas pode-se oferecer os mesmo benefícios, apenas se faz necessário a mudança do sistema de escrituração contábil em função das características desse ramo de atividade.  

Segundo RIBEIRO (contabilidade fácil, pg. 206) O manual de contas fornece ao contabilista informações detalhadas de cada conta, orientando-o na padronização dos registros de todos os eventos responsáveis pela gestão do patrimônio da empresa.

O Plano de contas dentro da atividade agropecuária é desenvolvido para compreendermos as movimentações da mesma, sendo flexível a inclusão ou exclusão de contas, e ou alterações de títulos das contas cadastrais.

A contabilidade rural é suma importância, evidenciando-se o fato de que o Brasil é um dos lideres mundiais na produção e exportação de produtos agropecuários, e precisa enfrentar a concorrência de mercado, nisso o contador é quem fornece melhores condições para elaboração de relatórios específicos para a propriedade rural e o ramo de sua atividade.

  1. REFERENCIAL TEORICO:

  1. Contabilidade Rural:

Empresa rural são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas (Marion, 2007, p. 2).

Ou seja, essas empresas rurais precisam do contador pois  ele é quem estudará o patrimônio rural, e demonstrará os resultados dessa entidade aos usuários que necessitam dessas informações para a tomada de decisões.

Assim como outros ramos da contabilidade, a rural tem características próprias. Por exemplo, o longo e o curto prazo para este tipo de empresa tornam-se maiores que o das empresas convencionais quando estas criam gado, pois eles tem um ciclo operacional de um ano a mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (134.6 Kb)   pdf (523.7 Kb)   docx (104.4 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com