TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e atuação profissional

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

ACADÊMICOS

ANA PAULA CARNEIRO NOGUEIRA

RAUL CAMBRAIA BATISTA

SAMUEL RUMEIRO

WALÉRIA VARGAS

[pic 1]

 

EIXO TEMÁTICO

A ÉTICA  COMO BASE  NO EXERCÍCIO DA  PROFISSÃO CONTÁBIL

FACULDADE ARAGUAIA

Março/2015

ANA PAULA CARNEIRO NOGUEIRA

RAUL CAMBRAIA BATISTA

SAMUEL RUMEIRO

WALÉRIA VARGAS

EIXO TEMÁTICO

A ÉTICA  COMO BASE  NO EXERCÍCIO DA  PROFISSÃO CONTÁBIL

Trabalho apresentado para a obtenção de nota parcial da N2,para a Disciplina de Pericia Contábil e Arbitragem  orientada pela  Prof. Ms.   Doraci Batista de Toledo Manguci.

FACULDADE ARAGUAIA

MARÇO, 2015

RELATÓRIO

        O presente relatório visa fazer a Intertextualização da obra “O que é Ética” de Álvaro L.M. Valls com o Código de Ética Profissional do contador-CEPC, com o objetivo de desenvolver uma análise crítica sobre importância da ética no exercício da profissão contábil, dando ênfase nas origens e a estruturação da  ética,  fundamentado  no contexto da obra de Valls.

        A obra pesquisada “O que é Ética” de Alvaro L. M Valls, enfatiza as origens e a estruturação da ética aliada a aspectos e conceitos existente desde a antiguidade até os dias atuais.

        O autor apresenta em sua obra, a reflexão sobre a conduta do ser humano demonstrado em aspectos gerais, também abrange características relacionadas às diversas questões de comportamento humano em vários momentos cronológicos, os quais irão contribuir para a constituição da teorização acerca da ética. Álvaro trata o conceito de ética como uma “reflexão científica, filosófica e teológica sobre os atos humanos”, sendo dividida em normativa que se baseia em regras fixas e princípios, teológica baseadas na moralidade, e situacional baseada  nas circunstâncias.

        Mas o que vem a ser Ética?. No senso popular, “Ética” se entende como tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos, e tem como referencial o respeito ao outro. Já em um conceito mais fundamentado, o autor em seu livro diz que: “a ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento”.

        No capítulo I, Álvaro fala sobre os problemas da ética diante da reflexão cientifica, ressaltando que tipo de ciência seria a ética? Seria normativa por se tratar de normas de comportamento; descritiva por tratar de costumes; ou especulativa por trabalhar a questão fundamental da liberdade;

         Falando de liberdade logo aparece o problema ligado ao bem e ao mal, e são observados nos seguintes campos: problemas gerais e fundamentais (liberdade, consciência, valor, lei) e os específicos (profissional e político) como exemplo cita um caso de suborno de um funcionário, em que indaga qual seria o tipo de problema encontrado nesta situação? Seria um problema ético? Econômico? ou os dois aspectos?. As questões sobre ética aparecem a cada dia perante um país capitalista, o princípio do lucro, deveria situar-se acima ou abaixo das leis da ética? Uma empresa capitalista, embora faça parte de um contexto onde atua códigos morais, só terá um comportamento ético se toda sua equipe de diretores e colaboradores também cumprir este fim, ou seja, a base da ética e vista como a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica a seu próximo, falta com a verdade e atenta contra a ética.

        Regido pela Resolução CRC nº 803/96 com o objetivo de  cumprir com o papel que norteia a ética na profissão contábil, foi criado O Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, esse tem como intuito, orientar o contabilista sobre o cumprimento do código a fim de estimular a execução da lei e, sobretudo conscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade da classe e, sobretudo garantindo transparência nos procedimentos contábeis.

        Na resolução do CFC, art. 1º diz categoricamente: “este código de ética profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional”.

        Partindo desse pressuposto, o código de ética propôs ao contabilista, o procedimento correto do exercício da profissão, a fim de garantir a idoneidade do profissional e também do patrimônio do cliente. Na lei citada acima, existem dois pilares fundamentais da ética, entre eles estão: os princípios e as regras. O primeiro diz respeito à idoneidade do profissional, já o segundo, diz respeito à disciplina que o contador deve ter perante o cliente e, também para a sociedade em geral.

        O capítulo II do livro “O que é Ética”, Álvaro abordar a reflexão grega que fala sobre a natureza do bem moral na busca de um princípio absoluto sobre a conduta. De modo implícito e discreto, o autor expressa suas reflexões e indagações sobre o tema tratado ao levantar os principais pontos que contribuem para a sistematização da Ética, nota as contradições existentes em meio às sociedades, muitas vezes diferenciadas, quanto ao modo de se pensar a respeito das mais variadas questões, da ênfase a importância de se entender a Ética como algo próximo a nós, referindo-se ao respeito da nossa própria valorização enquanto pessoa, uma vez que ao agir conscientemente e moralmente, essa atitude recai sobre a sociedade e aqueles que nos cercam.

        A importância da abordagem desse assunto se concentra também no exercício do conhecimento em relação às origens éticas, sua sequência e análise ao longo dos anos, aos pensadores e filósofos, e a sua configuração nos dias de hoje.

         No código de ética Profissional do Contador no capítulo Dos deveres em relação aos Colegas e a Classe no Art.9º, diz que:

        A conduta do Profissional da Contabilidade com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (358.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com