TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais.

Por:   •  17/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.694 Palavras (15 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 15

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Objetivo deste Estudo

Este estudo visa apresentar um resumo dos principais assuntos da disciplina de Matemática para Negócios. Nossa intenção é que este trabalho sirva apenas como guia para um estudo mais disciplinado e aprofundado pelos livros sugeridos na bibliografia. Não é intenção substituir este pequeno material pelos livros, e não substitui.

ALAVANCAGEM

        Termo ALAVANCAGEM implica em descrever a capacidade que a empresa tem na utilização eficiente de seus recursos no aumento dos lucros mediante reduções em esforços operacionais e/ ou financeiros.

        A determinação do resultado operacional (lucro/ prejuízo) é baseada e alavancagem financeira, já que em Finanças, o lucro operacional é formado somente pelas operações da empresa, não dependendo assim da forma como essas operações são financiadas.

        Importante lembrar que as variações na alavancagem resultam alterações no nível de retorno e do risco associado motivado este pelo grau de incerteza na capacidade da empresa cumprir suas obrigações fixas de pagamentos. Isto quer dizer que, o aumento da alavancagem resulta em um aumento do risco e do retorno, assim como suas diminuições.

        A determinação da avaliação do resultado operacional baseia-se na operacionalização dos ativos da empresa para girar seu negócio.

        Sendo assim, a alavancagem pode ser classificada em:

  • Alavancagem Operacional;
  • Alavancagem Financeira; e,
  • Alavancagem Total (Operacional e Financeira).

  1. Alavancagem Operacional

        É quando a empresa aumenta seu lucro operacional (LOL – Lucro Operacional Líquido, também conhecido como LAJIR – Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda), devido ao incremento no volume de produção e vendas mantendo constante sua estrutura de custos (custos fixos, especificamente).

        O LAJIR é utilizado como parâmetro por demonstrar como os ativos operacionais da empresa estão sendo utilizados.  A redução dos custos fixos operacionais é utilizada como fator redutor do custo unitário total, pois o aumento do volume de produção mantida constante a estrutura fixa dos custos implica no aumento nos lucros em volume mais do que proporcional ao aumento gerado pelo crescimento das vendas.

        Sendo assim, ALAVANCAGEM OPERACIONAL mede o grau da utilização dos ativos fixos operacionais da empresa demonstrada por seu lucro operacional mantida constante sua estrutura de custos fixos. Quanto maior for a utilização dos ativos fixos de uma empresa, maior será seus efeitos em termos de resultados operacionais. Logicamente, que tal uso é de forma eficiente para que estes resultados correspondam a lucros, e não a prejuízos.

        O grau de alavancagem operacional (GAO) é medida pela variação da relação existente entre o LAJIR e o percentual de vendas.

[pic 1]

[pic 2]

        Exemplificando: Uma empresa apresenta um preço unitário de venda de $ 10. Seus custos operacionais variáveis são de $ 5 por unidade, e seus custos fixos totais são de $ 2.500. As suas vendas atuais são de 1.000 unidades. A empresa prevê um aumento nas vendas em 500 unidades. Tendo como base tal hipótese, qual o grau de alavancagem operacional desta empresa? Considere também que haverá uma redução em 500 unidades no volume vendido para calcular seu GAO.

Resposta:

[pic 3]

        [pic 4]

        Interpretação: para manter sua estrutura de custo atual, para cada 1% de variação no volume de vendas, corresponderá uma variação de 2% no seu lucro operacional.

        Para existir alavancagem operacional o resultado do GAO deverá ser maior do que 1, pois valores menores do que 1 implica a inexistência de tal alavancagem.

        Importante ressaltar que quanto mais perto o volume de vendas estiver perto de seu ponto de equilíbrio, maior será seu GAO, implicando também no aumento do risco da empresa operar com prejuízo.

        Vejamos, então:

[pic 5]

[pic 6]

        Suponha a seguinte variação no exemplo dado: o custo fixo total aumento para $ 3.000,00 enquanto o custo variável unitário passou para $ 4,5. Determine o novo GAO e verifique se seu volume está mais perto ou não de seu ponto de equilíbrio.

Resposta:

[pic 7]

[pic 8]                  [pic 9]

        Podemos observar que a receita abaixo do ponto de equilíbrio provocará prejuízo.

        O risco operacional está relacionado à sensibilidade (ou “elasticidade[1]”) do LAJIR), ou seja, do risco da empresa não ser capaz de cobrir seus custos fixos operacionais. À medida que os custos fixos operacionais aumentam os volumes de vendas necessários para cobrir todos os custos operacionais também aumentam.

        Isto lembra que o aumento dos custos fixos acarreta aumento do volume de vendas do ponto de equilíbrio. Sendo assim, o GAO é uma boa medida de risco operacional existente no negócio.

  1. Alavancagem Financeira

        Diferentemente da alavancagem operacional que depende da utilização dos ativos da empresa, a Alavancagem Financeira (GAF) mede a presença de encargos financeiros fixos nos resultados da empresa, ou seja, mede o grau de utilização da estrutura de capital (utilização de recursos de terceiros no financiamento de suas atividades) no lucro operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (609.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com