TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental e responsabilidade social

Por:   •  25/9/2015  •  Artigo  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho apresentado em cumprimento à exigência da disciplina: Ética e Responsabilidade Social do curso de Bacharel em Ciências Contábeis ministrada Pelo professor: Mauro Gutemberg Nascimento Branch.

 

Acadêmicos:         Andréia da Silva Salazar

                        André de Oliveira da Silva

                                                                Adriana Frankeline C. da Silva

Brendo Jesus O. Cardoso

                        Danilo Pandilha de Lima

Gilmara da Costa Pereira

Josielma Costa Fernandes

Suelem Cristina G. Sousa          

                

RESUMO

Este trabalho visa despertar não só em nós acadêmicos, mas também a sociedade em um todo, o conhecimento e a importância da Gestão Ambiental e Responsabilidade Social nas organizações, com o objetivo de aprofundar teoricamente as transformações que ao longo do tempo tem ocorrido nas estratégias ambientais das empresas, os fatores que as afetam e como elas se diferenciam diante da sociedade. Sabemos que os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos com esses objetivos de Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. As empresas que tem essa gestão e responsabilidade, e que são responsáveis diante à sociedade, tem uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial, pois o reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, consequentemente, atinja maiores níveis de sucesso no mercado. Pois estes são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. Vemos que a sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores cada vez mais conscientes.  

Palavras Chaves: Gestão Ambiental, Responsabilidade Social, Organizações.

  1. INTRODUÇÃO

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social são assuntos bastante relevantes e de suma importância nos dias de hoje, por se tratar do meio ambiente em que vivemos em um modo geral. Devido a isso estão se tornando um tema bastante estudado, visando que, as mesmas passaram a sentir socialmente responsáveis pelo ambiente, pois o maior desafio do momento é promover o desenvolvimento social e econômico do país, sem destruir o seu capital natural. Para isso é necessária à busca pelo desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais, realizando o crescimento econômico e gerando qualidade de vida para a população. Um dos meios para isso é a busca de um sistema de gestão ambiental para o setor empresarial, tornando-se uma questão de sobrevivência, diante de um público consumidor que busca cada vez mais comprar produtos e serviços com a certificação ambiental, como uma forma de minimizar os impactos sobre o ambiente. A nova ordem econômica mundial exige dos administradores o conhecimento desta realidade e o mercado consumidor, principalmente dos países desenvolvidos, têm se tornado cada vez mais exigente quanto à responsabilidade das empresas se posicionarem eticamente no mercado.

  1. BREVE HISTÓRICO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL

  1. 1 Gestão Ambiental

A gestão ambiental surgiu entre as décadas de 70 e 80 com duas forças condutoras. A primeira na década de 70 nos países baixos, o governo impôs aos administradores melhorias na relação de meio ambiente e empresa. A segunda já na década de 80, houve um grande crescimento de ambientalistas e passaram a assumir papeis importantes na escolha das estratégias ambientais corporativas.

A partir de 1990 muitas empresas começaram a colocar o meio ambiente como uma forma de estratégia, atividades de marketing benéficas empresariais e ambientais, que visão os objetivos da empresa e os anseios sociais.

Segundo Gonçalves de Oliveira (2011),

 E a partir do ano 2000, vemos a cultura de negócios e desenvolvimento da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental ser uma grande influência, utilizando como ferramentas o Ecodesing (colocando o design na produção combinando com a saúde e segurança durante todo o ciclo de vida dos processos da empresa) e Ecoeficiência (ação que agrega as ações ambientais em todas as áreas da empresa).

  1. 2  Responsabilidade Social

A teoria sobre Responsabilidade Social surgiu na década de 1950. No século XXI ocorreram mudanças no processo de transformação no contrato social entre a sociedade e o negócio fez-se necessária, e as organizações passaram então a entender que era preciso assumir responsabilidades a fim de atender às novas exigências e desta forma, começam a questionar seu posicionamento sobre isso. Nos anos 70, a Responsabilidade Social das empresas passou a fazer parte do debate público dos problemas sociais como a pobreza, desemprego, diversidade, desenvolvimento, crescimento econômico, distribuição de renda, poluição, entre outros. A relação entre as empresas e a sociedade baseia-se num contrato social que evolui conforme as mudanças sociais e as consequentes expectativas da sociedade.

  1. CONCEITOS

  1. 1 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração das atividades econômicas e sociais, mediante isso, ela mostra maneiras, métodos e técnicas de melhor utilização dos recursos naturais, visando com isso ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio ambiental, com isso a responsabilidade social vem como complemento para ações da boa convivência das empresas e sociedade. Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (328.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com