TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimentos Análise de Uma Indústria Moveleira do Oeste do Paraná

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto: Gestão da Cadeia de Suprimentos: Análise de uma Indústria Moveleira do Oeste do Paraná.

Fonte: Back, Luani. Schrippe, Patricia. Pazuch, Catiussa Maiara. Weise, Andres Dittmar. Kovaleski, João Luiz. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 7, n. 14, p. 55-71, 2015.

A grande concorrência do mercado e a busca por produtos de melhor qualidade e comprometidos com o meio ambiente, leva as industrias a buscar maneiras de otimizar os processos produtivos, assim como a logística da matéria-prima e dos produtos acabados. Um dos métodos utilizados como instrumento gerencial é a Gestão da Cadeia de Suprimentos.

O setor moveleiro analisado neste artigo vem ganhando muito espaço no mercado devido a qualidade e investimentos em tecnologia, nessa analise visando toda a cadeia de suprimentos e de matéria-prima busca-se desenvolver um instrumento que auxilie na tomada de decisões da empresa.

A Gestão da Cadeia de Suprimentos é um processo continuo que analisa desde a matéria-prima, até a entrega do produto acabado ao cliente, gerir essa cadeia é um processo complexo, pois envolve fornecedores, compras, instalações, logística, marketing, serviços terceirizados e finanças, afim de melhorar a eficiência, diminuir custos de produção a aumentar os ganhos e a satisfação dos clientes.

Para auxiliar na Gestão da cadeia de Suprimentos é imprescindível a utilização de ferramentas de tecnologia da informação, softwares de gestão administrativa, bem como inovações tecnológicas na parte industrial, para que se possa ter as informações ao alcance nos momentos de tomada de descrições e para otimização dos processos, minimizando os desperdícios de materiais.

O setor moveleiro no brasil é basicamente composto de micro e pequenas empresas, produzem em sua maioria moveis de madeira maciça e painéis de compensado e MDF, esse ramo de atividade vem crescendo muito nas últimas décadas, e está em busca de ganhar cada vez mais mercado produzindo com mais qualidade e reduzindo custos.

No artigo os autores utilizaram –se de algumas metodologias para a realização da pesquisa:

  1. Planejamento: Primeiramente se fez um estudo bibliográfico do objeto de estudo para que se criasse uma base de conhecimento, em seguida utilizaram esse conhecimento com base em números reais da indústria moveleira que é objeto de estudo, também definiram quem seriam os indivíduos dentro da indústria que seriam entrevistados, com base no conhecimento de funções chaves que cada indivíduo realizava na empresa.
  2. Caracterização do Ambiente de Pesquisa: Os autores fizeram uma linha do tempo desde o início da indústria, quantidades de funcionários, tipos de moveis produzidos no decorrer do período, crescimento da indústria e das exportações no decorrer do tempo para se entender melhor o objeto de estudo.

No artigo os autores identificam que a empresa adquire as matérias primas de acordo com a demanda, conforme chegam os pedidos de venda as matérias primas são encaminhadas para a indústria para serem transformados em moveis, os estoques de matéria prima são sempre utilizados, devido ao fluxo constante de pedidos, além do transporte tanto das matérias primas, como dos produtos acabados que é toda terceirizada, para que a empresa na saia do seu foco principal.

No armazenamento dos produtos acabados é utilizado um método de identificação e controle de matéria-prima para que não ocorram desperdícios e de forma que agilize os processos produtivos (Kanban), nos produtos acabados é utilizado um controle de estoque que prioriza os produtos mais antigos no estoque, ou seja, o primeiro que estra no estoque será o primeiro a sair (FIFO ou PEPS).

Além dos estoques de matéria-prima e produtos acabados, a indústria mantém também estoques de componentes utilizados na montagem dos moveis e estoques de matérias em processo de fabricação, ou seja, peças de madeira prontas que são usadas na montagem dos moveis. Com isso consegue minimizar o espaço para armazenamento e agilizar o processo de montagem, bem como abre a possibilidade de variar a produção conforme os pedidos de venda, visto que alguns moveis utilizam-se de peças iguais.

Para gerenciar todos os processos e controlar os estoques é imprescindível a utilização de softwares que auxiliam nas tomadas de decisões e maquinas computadorizadas que fazem trabalhos milimétricos nas peças.

No artigo os autores concluíram que a Gestão de Cadeia de Suprimentos é uma importante ferramenta para a gestão tornando-se uma vantagem competitiva para a Industria, sendo imprescindível a tecnologia da Informação, através de softwares que façam a Gestão da Cadeia.

Concluiu-se também que a Gestão da Cadeia é um importante instrumento para a tomada de decisões e investimentos em novas adaptações industriais. Os métodos de identificação de armazenamento e movimentação de estoques serão objeto de estudos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com