TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Setor de Recursos Humanos

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.010 Palavras (33 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 33

INTRODUÇÃO

        Partindo dos princípios do grande avanço da globalização e da grande ascensão da competitividade do mercado em todos os segmentos, surge a necessidade das organizações de terem modelos de gestão eficazes objetivando alcançar os resultados planejados obtendo dessa forma a sobrevivência dentro do mercado.

        À medida que o mundo dos negócios foi se tornando mais complexo e competitivo, os empresários começaram a perceber que o profissional que sabe apenas obedecer é uma catástrofe para o negócio e identificou-se dessa forma a necessidade de ter inserido na organização, pessoas capazes de detectar as mudanças, encontrar opções para atingir as metas, pensar em novos projetos, buscar gente competente para realizá-los e, acima de tudo, inspirar a equipe para manter a confiança em sua capacidade de subir ao pódio. Com esse enfoque muitas organizações estão direcionando seu foco para uma visão holística e com seus diversos estilos de liderança uma adaptação para o alcanço do sucesso. Contudo, a grande dificuldade é perceber se a ausência das habilidades de um líder seja qual for o seu estilo impactará a ascensão da organização.

Diante do exposto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal analisar a questão da ausência da liderança como obstáculo para construção de uma organização competitiva, observada no contexto da Ferreira Engenharia¹, através de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário com os funcionários da organização para perceber de fato, as variáveis que responderão ao nosso problema de pesquisa.

O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, O contexto da Pesquisa apresenta-se o problema de pesquisa, demonstrando de onde partiu o interesse de abordar o tema, o contexto da organização apresentando-a, e a metodologia utilizada para execução deste trabalho. No segundo capítulo, Referencial Teórico, traz-se a revisão literária, onde se citam diversos autores definindo liderança, classificando-a em diversos aspectos na abordagem de suas teorias, e por fim evidencia-se a diferença entre gestores e líderes. No terceiro e último capítulo, Os Resultados da Pesquisa, apresenta-se os resultados obtidos e responde-se o questionamento que embasou nosso trabalho.

Ferreira Engenharia¹ - Nome fictício. Empresa não autorizou a divulgação do nome

CAPÍTULO 1

O CONTEXTO DA PESQUISA

  1. Apresentação do problema

Para sobreviver a tantas diversidades vivenciadas no mercado atual, as organizações passaram a buscar diferencial, investindo muitas vezes em seu capital humano voltado para a gestão de pessoas, concentrando atenção especial no desenvolvimento de suas lideranças, devido ao poder de influência do líder e sua capacidade de impulsionar resultados no ambiente organizacional, onde são geradas oportunidades àqueles que detêm maior potencial para conduzir suas equipes de trabalho de forma competente, como se sabe, cabe aos líderes a missão de atingir os resultados pretendidos pela organização através das pessoas.

                O interesse por esse tema iniciou-se no 1º período acadêmico, onde cursamos uma disciplina chamada Competência e Liderança, que abordou um grande universo sobre o assunto, chamando a atenção para diversos aspectos, entre eles: a importância do líder na gestão de pessoas, tema este que foi associado à experiência profissional de um dos integrantes da nossa equipe acadêmica, vivida dentro da empresa Ferreira Engenharia¹, utilizada como referência para responder a pergunta que norteou a realização desta pesquisa, que foi: A ausência das habilidades de um líder pode ser considerada um obstáculo para construção de uma organização competitiva?

Ferreira Engenharia¹ - Nome fictício. Empresa não autorizou a divulgação do nome.

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

Compreender as habilidades de um líder, verificando se a ausência dessas habilidades pode ser considerada um obstáculo para construção de uma organização competitiva, no contexto da Ferreira Engenharia¹.

1.2.2 Específicos

  1. Identificar os diferentes estilos de liderança existentes na Ferreira Engenharia¹.
  1. Diferenciar habilidades gerenciais e habilidades de liderança.
  1. Demonstrar a importância do líder dentro da organização, listando as conseqüências provocadas pela sua ausência, no contexto da Ferreira Engenharia¹.

1.3 Justificativa

               O tema competência e liderança foi escolhido como parte teórica para elaboração desse trabalho de conclusão de curso, pelo fato de ser uma importante ferramenta na identificação do papel do líder como diferencial competitivo para as organizações onde a prática adquirida com experiências profissionais juntamente com a teoria, nos proporcionou maiores descobertas e resultados.

Ferreira Engenharia¹ - Nome fictício. Empresa não autorizou a divulgação do nome.

Em busca de maiores conhecimentos relacionados aos diferentes estilos de lideranças e suas eficácias, a Ferreira Engenharia¹, foi escolhida, como campo de estudo deste trabalho, por se tratar de uma empresa sólida no mercado, que está passando por vários problemas para obter diferencial competitivo em sua área de atuação.

Ainda existem no mundo globalizado e em constante evolução, muitas organizações que não perceberam que, a competência de seus líderes ou a falta dela é capaz de aumentar ou diminuir todas as demais competências organizacionais. A liderança tanto pode ser a mola propulsora quanto a âncora que puxa para baixo e faz uma equipe estagnar.  

O principal interesse constituinte na equipe acadêmica que estimulou o foco nesta pesquisa pode ser explicitado através da utilização dos conhecimentos adquiridos em prática no exercício da profissão.

Deste modo, dada à relevância do tema, procurou-se abordar o assunto de forma prática demonstrando o conhecimento, a fim de oferecer subsídios para resposta ao problema de pesquisa.

2.0 O Campo de Estudo

2.1 Caracterização da Instituição

2.1.1 Nome: Ferreira Engenharia¹

2.1.2 Razão social: Ferreira Engenharia¹.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (485.8 Kb)   docx (129 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com