TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da etica

Por:   •  6/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente o termo ética, está a ser progressivamente perdido em cada meio, principalmente no profissional. Ética propõe  no geral, as pessoas devem se comportar dentro da face da sociedade e conjuntamente tão conhecedor levando em consideração as tradições costumes determina no entanto, ele vai ser julgado.

Para contabilistas exercer a conduta ética é profundamente necessário, pois resultado  do seu trabalho está ligado a suas ações como pessoa. Portanto, sua profissão será valorizada e reconhecida.

Analisando o Código de Ética, é determinado que o contador apresenta um caminho a ser seguido no âmbito do exercício da sua atividade profissional. Na mão oposta, deve existir uma conduta moral individual similar que possa lidar com as coisas duras e embaraçosas que surgem dentro do cotidiano pessoal e nas empresas. Associando as disposições do Código de Ética da profissão com os valores individuais, este profissional  estará pronto para realizar o seu trabalho de acordo com os princípios contábeis estabelecidos.

Para justificar este trabalho , uma vez corrupção circula livremente, o contador tem que ser eticamente pronto para enfrentar  esses problemas em um  ambiente competitivo, onde os  indivíduos não medem esforços para  conseguir dinheiro e alcançar o sucesso rapidamente. O profissional  deve ter uma conduta firme tanto nas suas ativadas profissionais quanto individualmente  para que não se corrompa.

 Portanto, este trabalho é extremamente necessário, pois mostra a maneira de se comportar eticamente, destacando o  código de ética contabilista de ética e enfatizando  as punições se o mesmo não estiver  sendo  devidamente seguido.

A metodologia a ser utilizada é pesquisa bibliográfica em literaturas específicas, leis, Códigos de Ética Profissional, Código de Ética do Profissional Contábil, bem como a legislação vigente.

Este trabalho tem como objetivo apontar a importância da ética na profissão contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a importância da mesma para a sociedade, especialmente nos círculos de negócios, pois a perda dos padrões éticos gradativamente gera corrupção.

Conceito de ética

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira define a ética como " o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto " (FERREIRA, 1977).

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta" (VALLS, 1993, p. 9).

É muito comum que a ética é confundida com a moralidade. há Associado em Enfermagem intenção de delinear os princípios morais e princípios éticos. Embora elas estão conectadas, essas duas palavras obitem significados totalmente diferentes.

Atualmente Habermas (1980) citado por Aranhas  (1993) traz uma compreensão nova para ética. Sua teoria explica a razão como fundamento básico, mas é uma razão comunicativa, onde o indivíduo usa a comunicação, o diálogo, a iterar-se socialmente para induzir à razão. Assim, o entendimento é fundamental para se chegar a uma conclusão entre pessoas do grupo, conseguido através do emprego de argumentação racional.

Vásquez (1998) define a ética como sendo a ciência especifica do comportamento humano tendo como teoria o estudo comportamental moral do homem em sociedade.

De acordo com Arruda, Whitaker e Ramos (2003) Ética pode ser um fraguimento da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos em sua liberdade.

Então entende-se  como Ética a parte da filosofia que estuda o comportamento humano a partir da atitude moral.

Campo da Ética

A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética. FUNÇAO DA ETICA Em qualquer sociedade que se observe, será sempre notada a existência de dilemas morais em seu interior. O comportamento das pessoas, enquanto fruto dos valores nos quais cada um acredita, sofre alterações ao longo da história. Os problemas relacionados com o comportamento do ser humano encontram se inseridos no campo de preocupações da Ética. Ainda que não torne os indivíduos “moralmente perfeitos”, a Ética tem por função investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo das várias fases da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com