TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia do orçamento familiar

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Importância do orçamento familiar no consumismo brasileiro do século XXI

        Palavras chaves: consumismo, dividas familiares, orçamento, valor monetário, século XXI, economia.

        Introdução

        Ainda falta escrever

        O consumismo do século XXI        

        No decorrer da historia mundial, baseadas em grandes nomes da sociologia e da filosofia, as sociedades adotaram vários sistemas econômicos. Porém os mais significativos foram o liberalismo, o socialismo e por ultimo o consumismo. Sistemas econômicos esses que em sua vigência apresentaram inúmeras vantagens e desvantagens. O Brasil por sua vez se estabeleceu no consumismo em meados do século XIX, o qual evoluiu e perpetuou-se até os dias atuais do século XXI.

        Desde então a sociedade comercial brasileira se especializou em promover seus produtos e serviços visando obter lucro.

Com técnicas especiais, são feitas pesquisas que permitem um estudo do comportamento e da personalidade dos compradores. Estudo sobre preferências, atitudes, motivações e hábitos de compra são indispensáveis para fabricantes e comerciantes. Aos que estão com os olhos voltados às vendas, os dados que podem ser fornecidos pelos psicólogos são de grande importância. (DORIN, Lannoy, 1987, pg 143).

        Atribuição de valor a determinados bens.

        O interesse do consumidor é variável de acordo com sua personalidade, logo, um determinado serviço ou mercadoria tem valor monetário variável de acordo com a personalidade de cada consumidor. A necessidade também é um fator importante na atribuição de valor. Um remédio, por exemplo, tem seu valor monetário justificado uma vez que a necessidade do consumidor torna aquele remédio indispensável.

Em primeiro lugar, e isto é o mais evidente e geral — os bens e serviços têm um valor de uso, isto é, servem para satisfazer a uma necessidade de qualquer tipo. O valor do uso é variável, já que depende, fundamentalmente, da utilidade ou capacidade para satisfazer as necessidades que as pessoas atribuem a cada coisa. Um mesmo alimento pode ser apreciado como o mais precioso do mundo por um individuo preste a morrer de fome e pode ser, em outras condições, repugnante para outro. Um selo de correio usado é um simples pedaço de papel para a maioria das pessoas, porém, um colecionador por considerá-lo uma peça filatélica de grande importância. (PINTO, Anibal; FREDES, Carlos, 1968, pg 13).

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com