TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO FAMILIAR

Por:   •  5/10/2015  •  Artigo  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 13

AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO FAMILIAR[1] 

Col, Mari Tatiane (Unespar\Pibid, meri2810@hotmail.com)[2]

Pereira, Cassia Regina Dias (Unespar\Fafipa, cassiadiaspereira@yahoo.com.br)[3]

RESUMO

Avaliação psicoeducacional no contexto escolar é um conjunto de procedimentos realizados com o intuito de investigar o processo de ensino e aprendizagem para entender a origem dos problemas de aprendizagem do aluno e propor intervenções pedagógicas. A Psicopedagogia dentro da instituição escolar representada pelo professor psicopedagogo é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem, o seu objeto de estudo é o ser humano em processo de construção do conhecimento. O trabalho consiste em avaliar a real necessidade da instituição escolar com relação a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar pautado nas Políticas Públicas do Estado do Paraná, para então, constatar como a escola desenvolve o processo ensino e  aprendizagem dos alunos que necessitam dessa avaliação e como a família atua como parceira nesse processo. Por consequência das inúmeras dificuldades que permeiam a escola, entra em cena esse processo de Avaliação Pedagógica no Contexto Escolar realizado por profissionais capacitados. Essa avaliação compreende diversas etapas envolvendo procedimentos sistemáticos, através de instrumentos, tais como: observações, entrevistas, jogos, análise da produção do aluno, entre outros, permitindo confrontar dados, resultados e também efetuar uma análise do desempenho escolar do aluno. O presente artigo torna-se relevante a partir de questionamentos acerca da importância da realização da Avaliação Psicoeducacional visando garantir o sucesso do aluno, da escola e da família.

 

Palavras-chave: Avaliação Psicoeducacional. Família. Ensino. Aprendizagem


INTRODUÇÃO

No cotidiano escolar observa-se uma multiplicidade de alunos com problemas de aprendizagem, que na maioria das vezes não são atendidos em suas reais necessidades. Muitos dos problemas encontrados se distanciam da formação docente e da prática pedagógica e o que se verifica são medidas de intervenções incompatíveis com as necessidades educacionais dos alunos, e consequentemente, esses não alcançam os resultados qualitativos esperados na aprendizagem.

Levando em conta esta realidade, pode-se afirmar que todos os alunos são diferentes, tanto em suas capacidades, potencialidades, dificuldades, motivações, comprometimentos, ritmos, desenvolvimento, maneiras de aprender e contextos sociais. É necessário, portanto, compreender primeiramente o próprio processo de ensino e aprendizagem. É nesse contexto que todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes da escola (WEISS, 2003).

A avaliação psicoeducacional pode ser abordada no âmbito de um trabalho psicopedagógico clínico considerando todas as dimensões do sujeito – biológica, afetiva, relacional, funcional e cultural, realizada geralmente em clínicas. Já no âmbito Institucional a qual abordaremos nesta pesquisa, esse processo avaliativo se da a partir da observação, da análise, da reflexão crítica e do registro sobre a realidade\contexto, pelos profissionais (professores das disciplinas, pedagogos, professor da Educação Especial, entre outros) envolvidos nesse modo de avaliar, para que identifiquem quais as necessidades, potencialidades, as características do contexto familiar, social e escolar nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionando informações a fim de melhorar a ação docente e a aprendizagem dos alunos.

Tanto na Avaliação Psicoeducacional Institucional, quanto na clínica, o contato com a família é de fundamental importância, pois tenta aproximar e obter comunicações funcionais e operacionais entre esses dois sistemas fundamentais para a criança: a família e a escola.

Como afirma Kaye (1986), não devemos confiar em descobrir as explicações para o desenvolvimento dentro da criança; uma parte da responsabilidade do desenvolvimento cabe aos adultos que organizam as experiências dessas crianças e que lhes permitem estar ativas em diferentes tipos de atividades.

Enfim o contexto familiar constitui um âmbito fundamental para a identificação das necessidades dos alunos e, em consequência disso, para tomar decisões quanto à resposta educativa. De fato a pesquisa atual atribui à família uma responsabilidade decisiva no desenvolvimento de todas as pessoas, bem como na realização de um diagnóstico através da avaliação psicoeducacional no contexto escolar.

 

1 AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ

No Estado do Paraná, a avaliação psicoeducacional no contexto escolar tem sido realizada com a finalidade de orientar professores e demais profissionais da escola, tanto no direcionamento pedagógico quanto na indicação de procedimentos adequados às necessidades, público alvo da Educação Especial.

Desta forma, entende-se que o processo de avaliação psicoeducacional no contexto escolar deve oferecer informações relevantes para conhecer as necessidades educacionais dos alunos, seu contexto escolar, familiar e social, bem como avaliar as condições de ensino e aprendizagem e subsidiar mudanças na ação pedagógica do professor, na gestão escolar e na indicação dos apoios pedagógicos adequados.

De acordo com Giné (2004, p.279) a avaliação é:

Um processo compartilhado de coleta e análise de informação relevante acerca dos vários elementos que intervém no processo de ensino e aprendizagem, visando a identificar as necessidades educativas de determinados alunos ou alunas que apresentam dificuldades e seu desenvolvimento pessoal ou desajustes com respeito ao currículo escolar por causas diversas, e a fundamentar as decisões a respeito da proposta curricular e do tipo de suporte necessário para avançar no desenvolvimento das várias capacidades e para desenvolvimento da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com