TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação Texto: A Corrupção

Por:   •  22/8/2016  •  Artigo  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

Disciplina: Produção e Interpretação de Textos

RESENHA

Nome: Lucas Leandro Kontz

A Corrupção

A corrupção nas organizações privadas: análise da percepção moral segundo gênero, idade e grau de instrução do Mestre e Doutorando em Administração Renato Almeida dos Santos, do Pós-Doutor Arnoldo José de Hoyos Guevara e da Doutora em Ciências Sociais, Maria Cristina Sanches do Amorim, apresentam um estudo que avaliou o impacto do gênero, da idade e do grau de instrução na percepção moral dos indivíduos nas organizações.

Os autores trouxeram à tona o Compliance onde, em tese, serviria como espécie de monitoria para impedir possíveis fraudes. Ainda, levantou dados históricos de debate e suas dificuldades teóricas ou práticas para conceituar e medir corrupção de durante três décadas distintas.

O artigo teve como foco inicial os efeitos que o combate da corrupção ocasiona nas empresas, voltado ao código de ética e a Lei SOX. A moralidade e o compliance estão na percepção dos indivíduos, segundo os autores e a corrupção, nunca se encontra passível de um elemento só.

Segundo LEFF (1964), a corrupção é a possível causa de prejuízos para a eficácia da econômica. Embora para a sociedade, essa responsabilidade recaia sobre os incentivos errados em investimentos.

Os autores apresentaram históricos em que a corrupção se fez presente. Mesmo que o noticiado na mídia, os indicadores de corrupção na primeira fase no século XXI não eram reais, principalmente nos países ditadores. Já na segunda fase, os indicadores fraudulentos eram utilizados como aliados para investidores na década de 1980. Estes índices eram elementos canalizadores para um novo investimento. Embora revertido na década de 1990, essa terceira fase a preocupação dos investidores era voltada nos países que agregavam ou não valores aos investimentos e foi por esta época, que a pesquisa tomou sua forma.

O compliance fora utilizado como base para a pesquisa que obteve a percepção moral dos indivíduos, resultando que ocorre sim diferenciação entre a comparação de gênero, apontando que as mulheres tendem a hesitar mais em denunciar atos antiéticos cometidos por colegas de trabalho e, os homens, a tendência forte de encobrir erros cometidos por esses colegas num ambiente de trabalho. Não menos relevante, os autores levantaram que o grau de instrução dos indivíduos, ampliam a percepção da moralidade entre os mesmos, remetendo-nos a conclusão que quanto mais elevado o conhecimento de uma pessoa, mais fácil ela poderá detectar um indício de fraude na sua empresa.

No sentido do desenvolvimento pessoal, o artigo é recomendado para profissionais que estão iniciando em Auditoria interna ou externa e ainda para profissionais da área contábil, pois o mundo da corrupção está cada vez mais presente e os contadores, precisam unir forças para impedir que a corrupção no mundo moderno se espalhe.


Oi, Lucas, seu plano de resenha evidencia uma boa leitura do artigo e sua avaliação está baseada e argumentos. Fique atento para o desenvolvimento da ação de sumarizar a obra utilizando paráfrases e relacionando as partes de maneira a construir um texto que forme um todo coeso e coerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (744.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com