TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação diagnóstica solicitada pela escola onde estuda

Por:   •  17/4/2017  •  Ensaio  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

PARECER PSICOLÓGICO

Nome: Gabriella Ayumi Yoshii Silveira.

Data de Nascimento: 08/12/2003.                                      Idade:  13 anos.

Filiação: Sheila Yoshii e Eduardo Silveira.                         Sexo: Feminino.  

Escolaridade: Ensino Fundamental (8ª série).

 

MOTIVO DA AVALIAÇÃO: Investigação diagnóstica solicitada pela escola onde estuda (Colégio Passionista Nossa Senhora do Rosário) e para continuo atendimento psicológica, caso necessário.

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS: Entrevista individual semi-dirigida e anamnese com a mãe e avó materna e posteriormente com o paciente. Atualmente está sendo realizadas sessões psicológicas individuais semanais tendo como base teórica a Terapia Comportamental Cognitiva e técnicas projetivas.

HISTÓRIA PESSOAL: Após a anamnese é averiguado que Gabriella teve seu nascimento e desenvolvimento psicomotor sem comprometimentos. Os pais separaram quando Gabriella tinha 08 meses. Ambos têm outros relacionamentos (após 10 anos de separação a mãe casou novamente e o pai irá casará no próximo ano). Relata ter um bom relacionamento com a madrasta, a qual tem contato esporádico. Não tem dias estipulados para visitar o pai. E, apresenta dificuldade de relacionamento com o padrasto. Pois este impõe regras de convivência. Tem um irmão menor (03 anos) do segundo casamento da mãe, o qual demonstra afeto. Residiu por um período na casa dos avós maternos, por escolha própria. Estes mantém um comportamento conveniente às vontades da neta, fazem tudo que ela quer sem se opor as suas vontades.  Atualmente reside com a mãe, o padrasto e seu irmão. Estuda no período matutino com rendimento escolar baixo e irregular. Relata não gostar de estudar. Quanto aos relacionamentos sociais, até a
5ª série não tinha amigas e hoje relata ter 03 amigas próximas, 02 são da sua turma escolar e 01 é sua prima.

A SABER:

A avaliação foi solicitada pela escola após observação do comportamento da aluna Gabriella e pelo seu relato de comportamento agressivo por parte da mãe.  A paciente no início da avaliação relatava que não queria morar mais com a mãe e nem com o pai e sim com os avós maternos. Para que isso acontecesse, foi observado que Gabriella provocava situações onde a mãe e o pai ficassem alterados emocionalmente, como: desobediência, enfrentamento e mentiras situacionais. No decorrente dos atendimentos, estas questões estão sendo trabalhadas e atualmente ela retornou a residir da mãe. Gabriella está em processo de adaptação à rotina e convivência. Quanto ao seu quadro emocional e comportamento, apresenta quadro emocional instável, com comportamento opositor e necessidade de mando. Tem muita dificuldade de aceitar regras e ordens tanto em casa como na escola. No momento, demonstra comportamento manipulador com presença constante de mentiras, o que dificulta seu desenvolvimento interpessoal. Tende a realizar alguns comportamentos flutuantes para chamar a atenção, como “TOC” e Autolesão, os quais não se mantêm quando seu objetivo é atingido. Foi encaminhada para avaliação psiquiátrica. Está sendo acompanhada e medicada.   Durante este processo de avaliação foi realizada visita e contatos telefônicos com a escola para colher mais informações e orientações e também foi feitas orientações à mãe. Do ponto de vista psicológico, indico a continuidade do tratamento psicológico semanal a fim de atender a demanda diagnosticada por período indeterminado. Assim como o tratamento psiquiátrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com