TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO OSASCO

 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Grupo

Cristiano Francisco Matos (6942018518)

Graziele Sousa de Moura Araújo (1299774305)

Luciana Rodrigues Silva (6951468429)

Solange Novais (6942018435)

Professores

Prof. Me. Jefferson Dias

Daniela Paulo Rodrigues de Araújo (tutora presencial)

Osasco

ABRIL de 201

Sumário

DEFINIÇÃO DE INVESTIMENTO        

CRIANDO UM PROJETO        5

FLUXO DE CAIXA        6

ESTIMATIVA DO INVESTIMENTO        7

   Investimento Inicial         7

Estimativas de Receita        7

Analise Mão de Obra        8

Tributos        8

   Depreciação        9

Estrutura de  Custos Anuais        9

Balanço Patrimonial        10

Análise de DRE        10

Fluxo de Caixa Mensal        1

        Fluxo de Caixa Anual        1

    Análise Final        2

EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO        3

O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIÇÃO        3

ANÁLISE DE RISCO        4

BIBLIOGRAFIA        15

 

INTRODUÇÃO

O trabalho procura apresentar de uma maneira bem simples a importância da análise de investimentos dentro do contexto das empresas. Os investimentos têm uma importância fundamental para as organizações e também para a economia de um país. De fato a economia de um país só pode crescer se houver um fluxo constante de investimentos.

Para as empresas não é diferente, pois de fato a sua própria sobrevivência está ligada ao volume dos seus investimentos. Não importa se esses investimentos sejam usados na expansão de sua capacidade produtiva para aumentar seu mercado consumidor, ou então, simplesmente para manter a sua capacidade produtiva repondo o desgaste e a obsolescência de seus equipamentos.

Mas para isso é imprescindível a aplicação das técnicas de análise de investimento, para se encontrar a aplicação mais rentável e segura para a empresa, ou mesmo a nível pessoal.


 

  1. DEFINIÇÃO DE INVESTIMENTO

Investimento é algo comum em nossas atividades cotidianas. Deparamos com essa palavra em vários aspectos de nossa vida.

O simples fato de economizar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento. 

O conceito de investimento é oriundo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Se analisarmos as empresas fazer um investimento empresarial significa oferecer boas condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios e concorrentes referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc.

  1. TIPOS DE INVESTIMENTOS

A forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

  • Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

  • Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

  • Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

  • Econômico:  É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

  • Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
  • Ambiente empresarial:  São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
  1. CRIANDO UM PROJETO

RAZÃO SOCIAL: Escola De Idioma Inglês Fácil Ltda.

NOME FANTASIA: Inglês Fácil


Vivemos na época da globalização da economia. Por isso, como as fronteiras de um modo geral estão diminuindo, os estudantes e administradores precisam se reciclar e ter um segundo e até um terceiro idioma. Assim, observando essa necessidade do mercado o grupo optou por investir numa escola de idioma na língua Inglesa.

Cursos de línguas são classificados como “cursos livres” pelo Ministério da Educação, não estando sujeitos a qualquer tipo de controle nem de reconhecimento. As secretarias estaduais também não regulamentam curso livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (531.7 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com