TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL, UNIDOS A CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL.

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................04

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................05

3. DESENVOLVIMENTO..............................................................................05

3.1. Conceito de Ética..............................................................................05

3.2. Artigo do Código de Ética do Contador.............................................06

3.3. O Comportamento do Contador, diante das fraudes efetuadas pela

Schincariol .........................................................................................07

3.4. Penalidades que o contador poderá sofrer por não ter seguido o

Código de Ética.................................................................................08

3.5. Comportamento Organizacional.........................................................09

3.6. A situação Econômica da Organização, os dados apresentado até

o seu fechamento e após sua reabertura como uma nova marca....12

3.7. A expansão da empresa e o pape l da contabilidade no caso

Schincariol.........................................................................................13

3.8. Aspectos Éticos desconsiderados nas estratégias e argumentos dos

responsáveis da empresa..................................................................18

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................19

5. REFERÊNCIAS..........................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

No mundo empresarial competitivo e acirrado em que vivemos, muito se tem falado da importância da ética, do comportamento de gestores de todos os níveis profissionais, nos mais diversos ramos, o quão é importante agir dentro dos ditames éticos, levando em consideração primeiramente o crescimento da empresa a qual faz parte. O mercado impõe às empresas novos desafios e demandas, produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética.

O estudo em questão sobre ética nos negócios visa explicar a relação de parceria entre domínios aparentemente incompatíveis, ou seja, o do lucro e o da educação das vontades individuais e em grupos. Nesta perspectiva, a ideia é mostrar que a ética nem sempre deverá ser entendida como ameaça ou obstáculo, sendo melhor enquadra-la como aliada no desenvolvimento empresarial, não existe empresa no cenário contemporâneo, com pretensões de aumento de sua competitividade, onde escolhem a ética não como aliada, más como adversária, justificando tal escolha e tomando decisões antiéticas, colocando a culpa, na alta carga tributária atual.

Em ética empresarial, a menor das infrações pode provocar um impacto enorme na reputação e na imagem de uma companhia ou das equipes que a compõe, sendo perdido rapidamente que foi construído em um longo tempo. Um exemplo de prejuízo foi da empresa Schincariol, que ao fraudar o Fisco, sonegando mais de 1 bilhão de reais em impostos, com isso tendo em seu caixa prejuízo de mais de 600 milhões só de multas, sem falar no dinheiro bruto de sonegação, tendo que devolver de alguma forma o prejuízo encontrado.

O caráter que um indivíduo tem é decisivo para a sua vida e consequentemente seu sucesso, pois ainda que os fatores externos propiciem em um sentido ou outro o caráter, pois a ética é uma prática impreterivelmente individual, intransferível e íntima.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética. A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

O objetivo geral deste trabalho acadêmico é de explorar principalmente os aspectos relacionados à conduta ética nos negócios e os impactos financeiros, causados após decisões antiéticas tomadas por gestores, o estudo visa indicar a viabilidade e sucesso da aplicação de métodos e modelos que evitem os impactos decorrentes da má conduta de seus administradores, em especial o caso da empresa Schincariol, onde a mesma demonstrou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com