TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTE MENTO PESSOAL

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.648 Palavras (19 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Atividade Pratica Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

 

Professora Ead: Rosemeire Farias

Tutora a distancia Profº:

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Taboão da serra/São Paulo

Introdução

O profissional de Departamento De Pessoal  já existia antes da área de Recursos Humano,porem é claro que a administração de Recursos Humanos se evoluiu com o passar dos tempos agregando assim muitas outras atividades e uma dessas atividade  foi  justamente de Departamento Pessoal.

Assim como em alguns casos de hoje as atividades era executada por um contador, por que naquela época predominava o poder do empregador.

Em 1930 na Brasil começou a surgir às leis trabalhistas, logo depois a figura “Chefe de Pessoal”, porem se esperava que aquela figura possuísse o conhecimento sobre as leis, evitando assim problemas para o empregador.

Já nas épocas de  70,80 o Recursos Humanos a ser de caráter estratégico,onde os planos estratégicos dos vários processos da gestão de recursos humanos,onde a principal responsabilidade da gestão de recursos humanos era de integrar suas área com a estratégia  corporativa da empresa.

Para uma empresa se destacar no mercado competitivo atual, essa empresa deve ter sua estrutura muito bem organizada para que possa atender a todas as necessidades do mercado sejam essas necessidades na política da empresa, financeiro, social ou ate mesmo no comercial.

O departamento de pessoal por sua vez tem um papel de suma importância para a empresa, pois este setor visa procurar criar um ambiente saudável e harmonioso para que todos os profissionais trabalhem de forma motivada.

“Uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e praticas definida, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações”. (Chiavenato, 2004).

Com isso podemos entender que uma empresa só poderá conquistar bons resultado se o seu capital humano estiver envolvido e motivado em busca os resultados,,mas as empresas estão valorizando muitos colaboradores,pois sabem que os seus trabalhadores não são apenas números,mas sim agentes fundamentais para se conseguir resultados positivos para a empresa

Departamento De Pessoal

Não podemos falar em departamento de pessoal e suas rotinas, sem citar sua relação com o direito, pois o direito é uma ciência social com muitos objetivos, mas em especial que toda a sociedade possa viver em um estado de harmonia e de forma pacifica.

Então o papel do departamento de pessoal dentro da empresa deve proporcionar equilíbrio, pois muitas situações são direcionadas para esta área, sem conta que departamento de pessoal deve ter seu foco no bem estar de seus funcionários para que assim possa obter a eficiência juntamente com a eficaz.

O departamento de pessoal geralmente é  constituído por três setores que são eles:

Setor de Admissão: Que é responsável pela entrada  de novos funcionários na empresa,levantamento de documentação para realizar o registro,e a integração do  funcionário no ambiente de trabalho.

Setor de Compensação: que é responsável pela rotina de controle de frequência, folha de pagamento, benefícios etc.

Setor de desligamento: Que é responsável por realizar o desligamento do funcionário da empresa, e também de cuidar das rotinas de fiscalização, representando assim a empresa juntos aos órgãos oficiais.

Processo de Admissão

Após todo o processo de recrutamento e seleção dos candidatos vem o momento de realizar o processo de admissão onde o departamento de pessoal ira solicitar para o candidato providenciar os documentos necessários para oficializar sua entrada. Os documentos para registros de copias simples são:

RG

CPF

Cartão de Eleitor

Cartão de PIS

Certidão de Nascimento (filho)

Certidão de Casamento

Comprovante de Residência

Certificado de Reservista

 

Original:

Carteira de Trabalho

Exame Admissional (datado com data de admissão

Carteira de vacinação dos filhos menores de 05 anos

2 fotos 3x4

O atestado criminal é uma opção ao ser solicitado, porem merece muita atenção na forma que for solicitar ao candidato para não ser interpretado de forma discriminatória. Existe uma lei federal que proíbe a solicitação de exame medico de não gravidez        .

Modelos de contratos de Trabalhos:

Contrato de Trabalho A Titulo de Experiência

Por este instrumento particular, que entre si fazem, a empresa (nome), (Endereço),(Cidade),(Estado),(CNPJ) se denomina empregadora e o Sr.(a) (Nome),(portadora da CTPS),doravante denominado empregado,fica justo e acertado,o presente contrato individual de trabalho,simplesmente denominado CONTRATO que será regido pelas seguintes clausulas:

Clausula Primeira - das Funções

1.1 (A) O EMPREGADO (A) trabalhara para a EMPREGADORA  a partir da data da assinatura deste contrato,a titulo de experiência pelo prazo de estabelecido conforme a clausula nona abaixo relacionada,nas de (cargo).

Clausula Segunda - Da Remuneração

A EMPREGADORA pagara ao (A) EMPREGADO (A) o salário fixo mensal de R$ (  ),que será pago diretamente  ao (a) EMPREGADO (A),ou em favor deste,mediante deposito em conta bancaria.

Clausula Terceiro – Horário de Trabalho

O (A) EMPREGADO é contratado para cumprir a carga horária 08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:45 .

Clausula Quarta – Faltas Injustificadas

As faltas do (a) EMPREGADO (A) que não tenham sido abonadas pela EMPREGADORA ou previsto legalmente serão descontadas do salário fixo mensal a razão de 1/30 (um trinta avos) por dia, além dos descontos do desconto semanal remuneração correspondente, nos termos de Lei 605/49.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (329 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com