TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  19/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Denise Sampaio Apolinário            RA: 21215917

Para uma Gestão Estratégica eficiente, a alocação de recursos deve ser definida visando o crescimento organizacional, destaca-se a Matriz BCG, criada pela Boston Consulting Groupv, também chamada de matriz de crescimento/participação. Sua função é avaliar os negócios da empresa, sua participação no mercado e no crescimento de nicho, identificando se o portfólio de negócios é rentável. A matriz BCG é classificada em quatro categorias e pode medir um crescimento rápido ou lento e se sua participação será expressiva ou não.

Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre os componentes da matriz BCG e como sua análise auxilia a empresa nas opções estratégicas.

A matriz BCG serve para analisar e entender bem como está o desempenho de produtos ou serviços no mercado, e através dessa análise ter uma base forte para tomar decisões e otimizar esforços para aumentar a margem de lucro sobre o portfólio do negócio.

Sabemos que não podemos considerar que mesmo que um produto tenha muitas vendas, não quer dizer que ele está trazendo muito lucro ao empreendimento, em alguns casos pode está dando prejuízos, por esse motivo é muito importante utilizar a matriz BCG.

A matriz BCG é baseada em um quadro com quatro blocos, do lado esquerdo do eixo representa crescimento de mercado. Representação da matriz BCG:

[pic 1]

Vemos que no quadrante temos quatro categorias, que servem para analisar em qual delas, os produtos ou serviços do empreendimento se encaixa, e traçar as respectivas estratégias para trabalhar com cada produto da maneira certa e eficaz.

 Estrela: Encontra-se no quadro entre crescimento de mercado alto e participação relativa do mercado alta, esses produtos que se enquadram nessa categoria, são os produtos que geram boa rentabilidade, porem precisa de investimentos altos, seu alto índice de venda ajuda a manter seu bom posicionamento no mercado, onde a concorrência costuma ser bem agressiva. Um exemplo de produto nessa categoria são os produtos da APPLE.

Vaca leiteira: Encontra- se no quadrante crescimento de mercado baixo e participação relativa de mercado alta, os mercados dos produtos dessa categoria já estão consolidados, e sua participação no mercado representa um grande faturamento para a empresa, porem não necessita de tanto investimento em marketing, nem demanda tanto esforço de venda, pois esses se vendem sozinhos praticamente. Seus lucros são revertidos em investimentos para outros produtos da matriz, um exemplo de produto é a refrigerante Coca-cola.

Ponto de interrogação: Está no quadrante crescimento de mercado alto e participação relativa de mercado baixo, são produtos ou serviços que são novidade no mercado, por isso são chamados de interrogação, pois não sabe se irão se consolidar no mercado, porém com um investimento adequado e um bom planejamento, os pontos de interrogação apresentam um enorme potencial, esses produtos são essências para as empresas inovarem e se manterem competitivas no mercado geralmente são ideias inovadoras, um exemplo, são os carros do Google que não precisam de motoristas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com