TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O E-commerce

Por:   •  5/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEUDO 3 (NP1)

O E-commerce

O comércio eletrônico tem aumentado muito nestes últimos anos. Os sites de vendas on-line diretas ao consumidor final têm sido grandes geradores de expectativas (e problemas) em relação ao potencial econômico da Web. Mas, em termos de valores, representam, por enquanto, a menor parte das transações comerciais realizadas na Internet. O mais volumoso tem sido feito por empresas que compram entre si, via Internet. Este volume representa cinco vezes mais do que os consumidores a varejo, o que é chamado de business –to -business (Bto B). Dos negócios on-line realizados nos EUA, 85% são entre empresas chegando a um total de 109 milhões de dólares. Prevê-se que esse valor chegue a 1,3 trilhão nos próximos 4 anos. Espera-se esse mesmo fenômeno no Brasil. Empresas brasileiras tem se adaptado para atenderem às exigências do mercado, se conectando à rede.

A competição em investimentos nessa área, que trata da integração de cadeias de suprimentos, também tem um perfil diferente. Ao contrário do varejo, em que a proporção entre vendas por meios eletrônicos ou convencionais pode ser ponderada com mais parcimônia, nas operações entre indústrias, o impacto da mudança operacional é violento.Há uma tendência de as grandes corporações compradora,que estão no topo das cadeias produtivas, se tornarem provedores de aplicações para os parceiros. A vantagem é que a Web é democrática e não impõe custos ou padrões ao fornecedor. Torna-se necessário, portanto, investir em três áreas básicas: segurança,integração com os sistemas legados e serviços na Web.A ideia  do preço fixo na rede não existe, o que há é o melhore menor preço em vários endereços, fazendo nascer um novo tipo de consumidor. A confiança é também um ponto forte na rede, sem ela não há comércio e muito menos lojas virtuais.As aplicações iniciais de comércio eletrônico, normalmente,são voltadas para os processos de aquisição de suprimentos (o antigo EDI, ou troca eletrônica de documentos) e automação de força de vendas.

Algumas empresas começam com projetos- piloto para depois expandir. O ritmo  é imposto pela pressão do segmento industrial a que pertence.Na automação de forças de vendas, o caminho, normalmente,é tornar os aplicativos de apoio (cadastro de clientes, condição de crédito, pedido etc ) disponíveis na Internet. De acordo com Lopes(da Back Soft), " a vantagem de construir o e-commerce sobre o sistema de gestão é que as regras de negócio já estão prontas,assim como a segurança é mais bem resolvida".

Na área de operações business-to-business, as famílias de produtos principais cobrem pagamento, logística e, sobre essa infra-estrutura, o sistema de compras corporativas.Pode-se estimar que os projetos de "e-procurement"(cotações e compras corporativas) envolvem orçamentos que ficam entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões. As ferramentas de software não são baratas, mas não é só isso. Hardware de altadisponibilidade, equipamentos de rede, conecções e integração acabam encarecendo a infra-estrutura dos projetos

EXERCICIOS

1) Qual o formato de compra e venda que mais tem crescendo no Brasil?

A- lojas de pronta entrega

B- lojas que se instalam em grandes centros comerciais como os shoppings

C- Indústrias que entregam diretamente ao consumidor

D- sites de compras e vendas diretas ao consumidor

E- Empresas que trabalham com cartão de crédito

A resposta correta é: D.

2) Quais as formas de transações comerciais em termos de valores que tem crescido na WEB?

A- lojas que utilizam sites de relacionamentos como forma de venda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com