TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO NA CONTABILIDADE

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Leonardo Pardelinha de Oliveira

20204300375

Empreendedorismo:

Trabalho Avaliação AVA 2

Rio de Janeiro

2020

     Com base no enunciado proposto no trabalho da disciplina [AVA2], apresento-lhes a organização varejista de doces e guloseimas ADALIAH DOCES & DELICATÉSSEN LTDA – EPP. Empresa de pequeno porte com sua matriz situada no centro da cidade do Rio de Janeiro e filial no interior do mesmo estado, com 15 anos de atividades oferecendo ao público de todas as idades doces finos e suvenires.

A Adaliah Doces, possui 45 funcionários em seu quadro geral de empregados sendo 13 alocados na parte administrativa de toda organização, 2 funcionários ligados ao setor de tecnologia e vendas on-line, 20 operacionais vinculados à matriz e outros 10 operacionais vinculados à filial no interior do estado.

A média mensal de receita bruta desta organização gira em torno de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) sendo 20% oriundos da filial e 25% das vendas no e-commerce que a organização iniciou em meados de 2018. Toda organização mensalmente comercializa aproximadamente 1 tonelada de doces ao longo do mês.

A empresa contava com 4 fornecedores antes do inicio da grande pandemia COVID-19. Além da falência de um de seus fornecedores, a pandemia trouxe uma queda drástica no faturamento da organização.

Diante de todo cenário que se desenvolvia à frente da organização, um de seus sócios resolveu realizar uma pesquisa de mercado, afim de identificar os problemas relacionados à área de atuação visto os impactos da COVID-19 e identificar novas oportunidades. Como resultado, a pesquisa mostrou um grande interesse nas vendas on-line superando a receita da loja filial no interior do estado.

Obedecendo os dados coletados na pesquisa de mercado, os gestores resolveram elaborar um plano de negócios para organizar as ideias e viabilizar a estrutura do novo formato de segmento proposto na pesquisa.

Os sócios, através de reuniões, fizeram todo um levantamento financeiro e avaliaram todos os riscos para o futuro da organização. As soluções encontradas pelos gestores a fim de se manterem competitivos no mercado e enfrentarem a situação proposta pela COVID-19 foram:

1) Cortar todos os custos não necessários. 2) Renegociar com todos os fornecedores. 3) Eliminar todas as vendas de produtos que não possuem uma boa margem de lucros. 4) Parar todos os investimentos e obras que eram destinados à expansão da loja Matriz. 5) Reduzir o custo fixo da loja Matriz.

Na prática, a execução das medidas abordadas foram realizadas cautelosamente.

O Primeiro passo foi reduzir o quadro de funcionários. A empresa reduziu 40% de seu efetivo, realizando acordo de demissão com 18 colaboradores. Foram selecionados alguns funcionários na área comercial que receberam uma proposta de suspensão do contrato de trabalho (MP 936/20) e estes, enquanto afastados de suas atividades, seriam capacitados pela empresa à realização de vendas on-line. Com esta medida, a empresa ganhou 3 meses para capacitar seus colaboradores com a intenção de assumir a área de e-commerce da organização junto com os profissionais da área de tecnologia. Houve a necessidade de fechar a loja filial da organização e essa foi a segunda medida adotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com