TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Na Contabilidade

Por:   •  27/6/2020  •  Exam  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 1:

A franquia passa ser, em um ambiente de instabilidade econômica, uma boa opção de investimentos. Muitos são os benefícios tanto pelo lado do franqueado como do franqueador. Claro que também existem algumas desvantagens, como a padronização, contratos muito rigorosos, entre outros. Dentro desse contexto, apresente dois benefícios por parte do franqueado, sendo um relacionado a pessoas e outro ao produto.

RESP: Como franqueador usa um cadastro financeiro, ele pode usar dos descontos de preços e prazos mais longos, além de pagamentos com condições especiais. Já o franqueado tem as suas possibilidades de usar a vantagem do franqueador, já que o seu produto já for testado no mercado.

QUESTÃO 2:

A inovação tecnológica pode ser caracterizada como um processo multifacetado que envolve a integração de várias funções da empresa e de atores externos, conforme ilustra o diagrama a seguir.

[pic 1]
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo:
Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Brasília: FINEP, 2006.

Com base nas relações estabelecidas no diagrama, avalie as afirmações a seguir, concernentes ao processo de inovação tecnológica.

I. A inovação tecnológica é alicerçada por atividades realizadas nas empresas, tais como esforços de P&D, contratação de mão de obra qualificada, licenciamento e aquisição de tecnologias, investimento produtivo e ações de marketing.
II. A empresa deve interagir com fontes externas de informação e cooperação tecnológica, tais como clientes, fornecedores, universidades, concorrentes e institutos públicos e privados de pesquisa.
III. Cabe à empresa não só propor a implantação de leis e políticas científicas e tecnológicas, mas também buscar financiamento específico para processos inovadores nas instituições financeiras.
IV. A geração de resultados efetivos de inovação tecnológica, tanto de produto quanto de processo, impacta economicamente a própria capacidade de uma empresa para futuras inovações.

É correto apenas o que se afirma em: 

A) I e IV

B) II e III

C) III e IV

D) I,II, E III

E) I, II e IV

RESPOSTA: E) I, II e IV

QUESTÃO 3:

Um bom exemplo de empreendedor foi o veneziano Marco Pólo, que tentou estabelecer uma rota terrestre de comércio entre a Europa e o Oriente. Como era de costume na Europa, ele desenvolveu um plano e assinou contratos com banqueiros capitalistas venezianos, que ofereciam recursos financeiros para o empreendimento, e para os quais obrigou a vender os produtos que traria da sua viagem (DEGEM, 2009). Assim como Marco Pólo, muitos empreendedores podem ser considerados individuais. Descreva as características de um empreendedor individual.

RESPOSTA: O empreendedor individual, tem como característica que ele quer trabalhar por conta própria, ele será o padrão e empregado, já tem uma qualificação muitas das vezes. Tem que se enquadrar como empresário MEI com faturamento de R$5.000,00 mensal ou não podendo ultrapassar o valor superior de R$60.000,00

QUESTÃO 4:

O novo empreendedor, logo no início do seu negócio, deve estabelecer contatos com profissionais e entidades que possam assessorá-lo no momento da criação da empresa e também em eventuais momentos críticos. Alguns exemplos de assessoria são as jurídicas e contábeis, universidades e institutos de pesquisa, o Sebrae e as incubadoras de empresas, que são umas das maneiras mais significativas para estimular o empreendedorismo e consolidar pequenas empresas para sobreviver no mercado. Diante desse contexto, explique o que é uma incubadora da empresa.

RESPOSTA: A incubadora de empresas é uma forma de estimular o empreendedorismo nascentes ou que estejam em operação. Ela fortalece e prepara as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado, ajuda com auxílio a micro e pequenas empresas, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado. Tem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e acesso a novas tecnologias.

QUESTÃO 5:

O termo empreendedorismo está associado a diversas áreas, porém está sempre associado a fazer algo novo, diferente. Um conceito muito utilizado nos dias atuais é o do empreendedorismo corporativo ou intraempreendedoríssimo. Explique o que é o processo do intraempreendedoríssimo e cite duas competências do empreendedor corporativo.

RESPOSTA: O intraempreendedorismo refere-se ao processo que se passa dentro de uma empresa já existente, e leva não só a novos empreendimentos, mas também a outras atividades e orientações inovadoras na dentro da empresa, como por exemplo desenvolvimento de novos produtos. As competências do empreendedor corporativo são várias, entre elas visão sistêmica e o senso de liderança

QUESTÃO 6:

A inovação é um conceito fortemente ligado ao empreendedorismo, que é a soma de dois elementos, criatividade + geração de novas ideias. A inovação é uma ferramenta indispensável em qualquer empresa que queira ser competitiva no mercado e agregar valor aos seus produtos/serviços. Essa inovação dentro das empresas pode acontecer em menor ou maior intensidade, ou seja, podem acontecer inovações radicais e inovações incrementais. Explique diferença entre esses dois tipos de inovação.

RESPOSTA: A inovação radical é representada por um produto ou processo que apresenta mudanças drásticas nas características de desempenho ou custo, criam novos mercados ou transformam os mercados existentes. A inovação incremental reflete as melhorias em produtos ou em linhas de produtos

QUESTÃO 7:

A concepção de ação empreendedora amplia o escopo dos estudos em empreendedorismo. Trata-se a ação empreendedora, como algo que ocorre em situações além da configuração de novos negócios e da definição de novas organizações. Assim, a ação empreendedora permite deslocar o foco da figura do empreendedor como agente solitário de transformação de recursos em atividades produtivas, apresentando características especiais e diferenciadas em relação a outros agentes que, porventura, não tenham tido sucesso na criação, condução ou sustentabilidade de empreendimentos por eles conduzidos. O caráter situacional implica verificar a lógica das ações empreendedoras, na medida em que o foco na lógica da ação privilegia as trajetórias individuais, considerando, no entanto, como se articulam com dinâmicas coletivas, com as características ambientais e com a ação de estruturas econômicas e sociais, identificando-se fatores sociológicos que operam na tomada de decisão de conceber e implantar uma empresa, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com