TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Contabilidade

Por:   •  12/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

CAMILA FANY NASCIMENTO

CLÁUDIA MORAIS ALMEIDA ROCHA

HUGO LEONARDO DA SILVA ARMOND

JANICE GONÇALVES

RODOLFO GEOVANE DA SILVA PEDRO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – EMPREENDEDORISMO E CONTABILIDADE

BELO HORIZONTE - MG

JUNHO 2017

CAMILA FANY NASCIMENTO

CLÁUDIA MORAIS

HUGO LEONARDO DA SILVA ARMOND

JANICE GONÇALVES

RODOLFO GEOVANE DA SILVA PEDRO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – EMPREENDEDORISMO E CONTABILIDADE

                                                                          Trabalho final entregue ao Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, como parte dos requisitos exigidos na disciplina Atividades Práticas Supervisionadas.

        Profº. Orientador: José Marcelo Caetano

BELO HORIZONTE – MG

JUNHO 2017

RESUMO

O empreendedorismo e a contabilidade são envolvidos por um forte elo uma vez que a contabilidade passa a fornecer às empresas e consequentemente aos empreendedores, ferramentas e relatórios eficientes e eficazes que auxiliaram na garantia e sucesso dos empreendimentos. O objetivo geral é analisar as principais ferramentas utilizadas para obter a visão real das necessidades do empreendimento com o auxílio da contabilidade. Foi utilizado como metodologia nesta pesquisa estudos bibliográficos a cerca do tema. No presente estudo, os dados levantados procuram responder qual é a função da contabilidade nas organizações empreendedoras além de mostrar as ferramentas na qual a contabilidade pode fornecer para gestão, organização e tomada de decisão nas organizações empreendedoras. Através deste estudo é possível afirmar que as informações contábeis possibilitam o conhecimento do desempenho das organizações empreendedoras.

Palavras Chave: Empreendedorismo; Contabilidade; Gestão; Tomada de Decisões.


ABSTRACT

Entrepreneurship and accounting are involved by a strong link since accounting passes a business provider and consequent to the entrepreneurs, tools and efficient and effective reports that assist in the assurance and success of the ventures. The overall goal is to analyze how key tools to get a real picture of the business needs with the help of accounting. It was used as methodology in the research bibliographic studies about the theme. In the present study, the data surveyed seek to answer what is a function of accounting in business organizations besides showing how tools in the quality of accounting can provide for management, organization and decision making in entrepreneurial organizations. Through this study it is possible as accounting information enables the knowledge of the performance of the entrepreneurial organizations.

Keywords: Entrepreneurship; Accounting; Management; Decision-making.




1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que tem como sua função principal o fornecimento de informações seguras para que as decisões nas organizações empresariais sejam tomadas com maior nível de segurança. Estas informações e dados contábeis devem fazer parte da rotina do corpo administrativo de uma empresa a fim de servir de apoio em todas as etapas da empresa.

De acordo com Franco (2009, p. 20):

“Sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.”

O conceito empreendedorismo surgiu no século XX através do relacionamento entre a ideia de criatividade e inovações pelo economista Schumpeter (1949). Em uma sociedade onde o capitalismo de mercado é predominante, o empreendedorismo propõe a busca de novas oportunidades e possibilidades de promover e adquirir bens.

Segundo Costa e Barros (2011, p.183): “Para que uma sociedade possa potencializar todos os supostos benefícios provenientes de um mercado livre capitalista, necessita do espírito empreendedor gerador de inovação e de riquezas”.

O empreendedorismo e a contabilidade são envolvidos por um forte elo uma vez que a contabilidade passa a fornecer às empresas e consequentemente aos empreendedores, ferramentas e relatórios eficientes e eficazes que auxiliaram na garantia e sucesso dos empreendimentos. Assim, o contador precisa ter conhecimento sobre o empreendedorismo para auxiliar os seus usuários na busca de êxito em seu negócio.

Apesar dos termos terem seus próprios significados, o empreendedorismo e a contabilidade se relacionam. Qualquer negócio independente do seu porte precisa ter um equilíbrio favorável, obtendo mais lucros do que gastos. O empreendedorismo precisa da ação da contabilidade em favor de sua organização.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

De acordo com Iudícibus, Martins, e Gelbcke (2006, p. 48):

“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.”

A contabilidade não é utilizada unicamente como provedora das necessidades fiscais, mas também uma ferramenta utilizada pela gestão para a tomada de decisão. As organizações buscam informações a todo tempo e espera que as mesmas sejam dadas com qualidade e certeza. Tais informações possibilitarão melhores performances futuras.

Diante deste quadro, formulou-se a seguinte problematização: qual a função da contabilidade nas organizações empreendedoras?

3. OBJETIVOS

Para resposta à problematização deste trabalho foram traçados os seguintes objetivos:

3.1 – Objetivos Gerais

Analisar as principais ferramentas utilizadas para obter a visão real das necessidades do empreendimento, com auxílio da contabilidade.

3.2 – Objetivos Específicos

  • Demonstrar a importância da contabilidade para a empresa.
  • Com quais demonstrações o empreendedor pode contar para a tomada de decisões.
  • Avaliar a percepção e as características do Microempreendedor.

4. JUSTIFICATIVA

Segundo Nakagawa (2007, p. 60) “A informação é o dado que foi processado de uma forma compreensível para o seu recipiente e que apresente um valor real ou percebido para suas decisões correntes ou prospectivas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (483.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com