TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO NA CONTABILIDADE

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 10


[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

MACAÉ / RJ
2017

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Macaé/RJ
2017

SUMÁRIO

  • Introdução
  1. Ações sociais e corporativas para inclusão de minoria:
    1.1 – Modificação;
    1.2 – Seleção de novos talentos daqueles que são invisíveis para a sociedade;
    1.3 – Capacitação para cargos superiores.
  2. Empecilhos para grandes mudanças.
  3. Plano de Ação.
  4. A diversidade importa.
  5. Grandes mudanças, novos desafios.
  • Conclusão
  • Referências

INTRODUÇÃO

No Brasil há uma diversidade de pessoas. Existem pessoas loiras dos olhos claros, negros dos olhos claros, há pessoas caboclas, com seus cabelos escorridos e seus olhos levemente puxados. Somos um país imenso, de dimensões continentais, povoado por pessoas que têm biótipos diferentes, que falam de forma diferente, mas que se sentem parte de um único país. Isso é chamado de identidade nacional.
Em meio a essa diversidade surge o preconceito, o julgamento, o racismo, com isso, consequentemente, surge o que chamamos de exclusão de minoria. Contudo, ainda continuamos negando que somos preconceituosos e discriminadores. Continuamos proclamando que somos um único povo, unidos sob o signo da unidade social.  Um dos pontos mais discutidos é a ampliação da presença negra nas grandes corporações, no entanto, é um desafio – profissionais que atuam em programas de diversidade em empresas afirmam que a dimensão racial é a que mais suscita resistências, dificultando a mudança no cenário das desigualdades raciais.Mulheres indígenas, negras, com deficiência, trabalhadoras rurais e homossexuais, lutam pela inclusão na sociedade e esperam melhorias. Políticas, palestras e, até mesmo, protestos em busca desse direito, contribuem para a inclusão de grupos que historicamente não tiveram seus interesses representados no processo político brasileiro. A inclusão dessas minorias sempre fora debatida, mas raramente práticas democráticas de empoderamento da cidadania e de gestão pública inclusiva fossem realizadas, entre elas se destaca as conferências de políticas públicas. A busca por seus direitos nunca teve tanta evidência como atualmente. Nos tempos atuais já notamos mulheres exercendo cargos de gerência, piloto, entre outros, e ainda assim sofrem certo preconceito, portanto, há habilidades que não competem só ao homem realizar, mas para isso é necessários que as empresas quebrem o tabu e comecem a praticar e depositar confiança nas minorias. A inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, é algo que exige uma nova postura, uma mudança e reconstrução não só na infraestrutura da empresa, mas no relacionamento dos funcionários para com as pessoas com deficiência, assegurando, assim, um desenvolvimento saudável das organizações. O Brasil precisa de mulheres que exerçam os direitos do gênero, índias que deliberem sobre políticas de saúde de seu grupo, negras que defendam os interesses da raça e afirmem a sua identidade, por meio do compartilhamento de experiências, perspectivas e valores. Com todas essas minorias colocando em prática seus direitos, as políticas públicas propiciam uma representação mais justa da sociedade. No texto a seguir serão mostradas as principais medidas que a empresa Solidare Motors tomou para adquirir em reconhecimento e destaque social, tendo como principal destaque principal, um exemplo da importância de adotar meios parainserir a minoria no mercado de trabalho.

  1. Ações sociais e corporativas para a inclusão de minoria.

Embora o racismo seja crime, em pleno século XXI ainda convivemos com esse dilema. Mas, sobretudo, grandes empresas e corporações estão adotando métodos para inserir a minoria no mercado de trabalho. Veremos o exemplo a seguir da empresa Solidare Motors que vem se destacando cada vez mais no mercado de trabalho e na sociedade por sua grande iniciativa para quebrar o tabu e mostrar que todos são iguais, não importa sua cor, idade ou gênero, eles podem sim ser inseridos em cargos de poder, receber grandes remunerações por serviços prestados, serem grandes administradores e um exemplo a ser seguido. A empresa Solidare Motors é bastante reconhecida no mercado e busca a cada dia uma forma de inovação e reconhecimento de profissionais em busca de oportunidades. E ela se destaca, principalmente, por sua eficiência e preocupação quanto as oportunidades empregadas à mulheres, negros e homossexuais que, infelizmente ainda é um grande dilema nas corporações e sociedade. A empresa conta com diversos programas e medidas para inclusão da minoria, para tanto, ela precisa trabalhar essa questão de dentro para forma. Sendo assim, o gestor da empresa adotou três métodos que foram eficazes para essa situação.

1.1Modificação de pensamento e adaptação do ambiente.

Diante desta situação na qual vivemos, os gestores da empresa buscaram primeiro adotar métodos para dar oportunidade àqueles que não têm. Sendo assim, pensaram em mudanças na corporação, trabalharam na estrutura e nos funcionários ativos. A recepção e tratamento profissional é umas das características mais importantes para uma produtividade boa e agradável, gerando bem estar aos gestores, funcionários e clientes. Sabemos que não é nada fácil mudar o pensamento de pessoas que ainda se prendem ao racismo, ao preconceito, e é por isso que a empresa se empenhou e deu o primeiro passo para iniciar e implantar novos métodos em busca de profissionais que não obtém reconhecimento na sociedade por um pré-julgamento. Embora seja um trabalho árduo, eles mantiveram a força e coragem para reconstruir funcionários únicos, respeitosos, receptivos, tornando assim um ambiente reconfortante. É importante lembrar que todos são iguais, sendo assim, negros, homossexuais, deficientes físicos, não devem ser tratados comindiferença.

  1. Seleção de novos talentos daqueles que são invisíveis para a sociedade.

A Solidare Motors iniciou um incrível programa de inclusão de minorias, juntamente com participação de uma entidade do governo, assim, obtendo ajuda financeira e melhor visibilidade da sociedade. Foi aberto cursos profissionalizantes, abrangendo pessoas desempregadas e também atuando diretamente dentro de escolas, abrindo caminho para um futuro melhor para aqueles que não possuem condição para tal, na qual é voltado para a sociedade isolada, a minoria. Adaptou recursos para atender aos deficientes físicos, que também é uma parte da sociedade escassa do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (71.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com