TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento do Risco

Por:   •  16/11/2016  •  Dissertação  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Gerenciamento do Risco

O processo sistemático de gerenciamento do risco é fundamental para osucesso do projeto, pois assegura com que todos os riscos identificadossejam documentados, analisados, e que respostas às exposições de riscosejam encontradas, de maneira consistente para alcançar os objetivos doprojeto.Este processo se refere a eventos futuros, cujas exatas conseqüências sãodesconhecidas, e visam lidar com estas incertezas de maneira pró-ativa.Exatamente por ser pró-ativo em sua natureza, o gerenciamento do riscodifere-se fundamentalmente do gerenciamento de crise ou de problema,o qual é reativo e requer uso intensivo de recursos, normalmente restrito am conjunto limitado de opções disponíveis. Esta situação de escassez dealternativas se deve ao fato de que, tipicamente, as opções de solução deproblemas se reduzem, quando temos pouco tempo para resolvê-las, o queé justamente a situação enfrentada pelo administrador do projeto, quandoocorrem fatos indesejados.Os impactos negativos que estas opções de última hora causam no custo,no cronograma ou no desempenho, são maiores do que se elas fossemidentificadas e tratadas com a devida antecedência.A gestão do risco é conduzida inicialmente como parte da análise deviabilidade do projeto e documentada na proposta ou na análise decusto/benefício, pois nestes documentos estão definidos os objetivos doprojeto. Esta análise é também conduzida durante todo o projeto para seassegurar com que as mudanças nas circunstâncias sejam acompanhadase controladas.Se você souber com antecedência quais são seus riscos em potencial, comfreqüência conseguirá mitigá-los, ou até evitá-los por completo.

Plano de gerenciamento dosriscos

Eis os itens necessários para se elaborar adequadamente um plano degerenciamento de riscos:

Políticas de gerenciamento de riscos da organização – Algumasorganizações podem ter abordagens definidas para analisar eresponder aos riscos que têm de ser customizados em detrimentode um projeto particular.

Funções e responsabilidades definidas – São funções e responsabilidades pré-defïnidas com níveis de autoridade para atomada de decisões que influenciarão no planejamento.

Tolerância a riscos pelas partes envolvidas - Diferentes organizaçõese diferentes indivíduos têm diferentes tolerâncias a risco. Isto podeser expresso nas declarações de políticas ou revelado em ações.

Padrões para planejamento do gerenciamento de risco daorganização. Algumas organizações têm desenvolvido padrões2.2. Técnica aplicada - Reuniões de planejamentoEquipes de projeto mantêm reuniões de planejamento para desenvolver oplano de gerência do risco. Estas reuniões podem fazer parte das reuniõesnormais de acompanhamento do projeto ou serem específicas paratratar dos riscos, dependendo do grau de complexidade e dos problemasencontrados durante a execução do projeto.

Os participantes são, além do gerente do projeto e integrantes da equipe,quaisquer pessoas que tenham contribuições para uma correta análise etomada de decisão em relação aos riscos do projeto.Equipes de projeto mantêm reuniões de planejamento para desenvolver oplano de gerência do risco. Estas reuniões podem fazer parte das reuniõesnormais de acompanhamento do projeto ou serem específicas paratratar dos riscos, dependendo do grau de complexidade e dos problemasencontrados durante a execução do projeto.Os participantes são, além do gerente do projeto e integrantes da equipe,quaisquer pessoas que tenham contribuições para uma correta análise etomada de decisão em relação aos riscos do projeto.

Procedimento de gerenciamento de riscos

O procedimento de gerenciamento dos riscos é o documento que explicacomo os riscos serão identificados e tratados, bem como serão feitoso monitoramento e o controle durante o ciclo de vida do projeto. Estedocumento descreverá:

• O processo que será usado para identificar, analisar e controlar osriscos durante todo o ciclo de vida do projeto;

• Com que frequência, os riscos serão revistos, o processo seráincorporado para a revisão, e quem estará envolvido;

• Quem será responsável em quais aspectos da gerência de risco;

• Como o status do risco será relatado e a quem.

Metodologia para a elaboração do Plano de Respostas aosriscos

3. Identificação

O processo de Identificação dos Riscos visa identificar todos os riscos capazesde afetar o projeto, documentá-los com todas as suas características próprias.Trata-se, portanto, de um processo iterativo, que passa por constantesrevisões. Neste processo, você pode envolver os integrantes da equipe doprojeto, stakeholders, especialistas no assunto, clientes, e quem mais vocêachar que poderá ajuda-lo no processo. Na fase inicial, pode-se trabalharapenas com a equipe do projeto, acrescentando depois outras pessoas paradetalhar os riscos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com