TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE        

3.     COMPARATIVO DO MERCADO CONSUMIDOR ATUAL E DA ÉPOCA DAS TEORIA CLÁSSICA E CIENTIFICA............................................................................4

3.1 MERCADO CONSUMIDOR ATUAL................................................................4 e 5

3.2 TEORIA CLÁSSICA.........................................................................................5 e 6

3.3 TEORIA CIENTIFICA.......................................................................................6 e 7

4 OS ASPECTOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO............7 e 8

4.1 CULTURA BRASILEIRA E GLOBALIZAÇÃO......................................................8

5 AS DIFERENÇAS.....................................................................................................9

5.1 DIFERENÇAS CULTURAIS..........................................................................9 e 10

5.2 DIFERENÇAS ECONÔMICAS....................................................................10 e 11

5.3 DIFERENÇAS SOCIAIS---------------------------------------------------------------11 e 12

5.4 DIFERENÇAS POLÍTICAS..................................................................................13

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

7 BIBLIOGRFIA.........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

      Estamos num mundo onde a Contabilidade é essencial a todos os tipos de personalidades, seja ela física ou jurídica, tanto pública como privada.

     O objetivo deste trabalho falar sobre o impacto da globalização sobre as informações da contabilidade, comparativo do mercado consumidor atual e das épocas da teoria clássica e cientifica, os aspectos econômicos no cenário da globalização e descrever as diferenças (culturais, econômicas, sociais e politica)

                   

2 O Impacto da globalização sobre as informações da contabilidade

                   O motivo foi colocar fim a harmonização das regras contábeis.

A revelação de demonstração financeira foi extinta.

A classificação contábil dos grupos e subgrupos de contas do balanço patrimonial das sociedades.

Os grupos, subgrupos e contas extintos: Ativo Permanente, Ativo Diferido, Passivo Realizável em Longo Prazo, Resultado de exercício Futuro, Reserva de Reavaliação, lucros e Prejuízos Acumulados. Foram criados os subgrupos e contas: “Intangível” no Ativo e “Prejuízo s Acumulados” e “Ajustes de Avaliação Patrimonial” Líquido, etc.

                   Para atender as necessidades do povo brasileiro, foi criada uma Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, foram introduzidas mudanças significativas no contexto da Contabilidade Empresarial. Nesta legislação, ocorre alterações de dispositivos da Lei nos 6.404 de 15 de dezembro 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende as sociedades de grande porte disposições relativas á elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Com essa nova lei o Brasil sinaliza o desenvolvimento de um sistema que proporcionara maior comparabilidade, precisão e transparência para uma diversidade maior de usuário.

Weffort (2005, p.87) coloca que: “[...] na medida em que um mercado de capitais confiáveis e transparentes para garantir seu funcionamento”.

3 Comparativo do mercado consumidor atual e da época das Teoria Clássica e Cientifica

3.1 Mercado consumidor atual

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais exigentes. Está é a realidade atual do mercado brasileiro. Independente de haver adquirindo uma casa ou sei pães na padaria da esquina, as pessoas esperam um serviço/produto de qualidade. Com o pouco tempo que as pessoas estão tendo, e com crescimento de concorrentes no mercado, pode se explicar estes fatos.

Outra coisa que se pode notar é que a nova classe média passou ter aquisição de serviços antes só das classes mais altas, exemplo: TV a cabo e internet banda larga. Com isto o crescimento é notável, portanto estimulou as empresas a preservar a qualidade dos trabalhos prestados.

Com isto pode-se dizer que o consumidor de hoje não é mis como os de 20 anos atrás. Eles possuem menos temo e são mais exigentes. Sabendo lidar com isso o sucesso é garantido.

3.2 Teoria Clássica

O engenheiro Henry Fayol sendo considerado o personagem mais importante que sistematizou e divulgou as ideias da teoria clássica. Ele considerava a empresa um sistema racional de regras e autoridade e essa ideia aplicam-se a qualquer tipo de organização Segundo Maximiano (2008, p. 73) os colaboradores de uma organização “necessita de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial.” Sendo assim na visão de Fayol esse é o papel dos lideres. Segundo ele a liderança pode se relacionada com planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Um líder tem que tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidade aos liderados. Essa teoria se caracteriza pela ênfase na estrutura que organização deveria possuir para ser eficiente. Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da administração de caráter geral para formar administração. Essa teoria teve pouco avanço em termos de uma teoria da organização pois para ele essa organização abrange o estabelecimento da estrutura e da forma, portando sendo ilimitada e estática. A estrutura organizacional ela é analisada de cima para baixo e de todos para as partes e a administração cientifica já é ao contrario, na teoria clássica eles são divididas em duas direções: Vertical: na medida em que vai subindo na hierarquia autoridade aumenta. Horizontal: cada seção ou departamento passam ser responsabilizados por atividades especificas e próprias (departamentalização).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com