TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto da globalização sobre as informações da contabilidade

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  7.940 Visualizações

Página 1 de 5

O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população aumentou a liberdade de comércio, como imagem de mercados comuns, como modificação do ambiente exógeno, influindo diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também atingindo os domínios da Contabilidade. E com este progresso trouxe à tona um novo cenário marcado por uma série de mudanças aceleradas, atingindo diversas áreas e exigindo uma adaptação correspondente à velocidade dessas inovações. Sendo assim, as empresas sofrem o impacto destas inovações, que exigem uma reformulação de estrutura para sobreviver num contexto de competitividade, obrigando o investimento em sistemas informatizados para alcançar agilidade e qualidade. Com isso a área contábil vem seguindo o ritmo da modernidade, imprescindível para atender as necessidades provenientes da atual conjuntura econômica, possibilitando o desenvolvimento de novas técnicas para auxiliar na gestão das organizações.

O cenário mundial vem sofrendo significativas transformações, caracterizadas por mudanças aceleradas nas dimensões tecnológicas, socioculturais, políticas, institucionais e econômicas. Estas inovações evidenciam de forma relevante o uso da informação e do conhecimento, ao mesmo tempo em que projeta o fenômeno globalização. As mudanças decorrentes da globalização trouxeram implicações diretas na atuação do profissional contábil, exigindo uma formação acadêmica diferenciada e o emprego de novas habilidades que venham de encontro a demanda atual do mercado.

Como forma de aperfeiçoamento das informações para auxiliar na tomada de decisão a contabilidade esta passando por um processo de mudanças na busca de uma harmonização das normas contábeis adequando as Normas brasileiras às Normas Internacionais.

E com o advento da globalização, cogitava-se que a contabilidade deveria ser única em todos os países, visto que a mesma serve como uma linguagem universal das empresas, registrando todos os fatos financeiros incorridos durante um exercício social. Sendo assim, era necessário que a contabilidade brasileira introduzissem mudanças, para que adequassem as Normas Internacionais de contabilidade.

Essa nova harmonização dos padrões contábeis, que vem sendo exigida pelos mercados internacionais, é um processo que busca a conciliação dos procedimentos contábeis de diversos países de modo que a comparação entre as demonstrações contábeis seja mais fácil. Pois Hoje a contabilidade é essencial e, é a principal linguagem no mundo dos negócios, passando a ser vista como um sistema de informação, de controle, análise e comunicação. Com isso, a contabilidade como ferramenta gerencial e analítica deve manter-se atualizada para atender à necessidade de seus usuários.

E a adoção da Lei n°11.638/2007 no Brasil que vem adequar a Contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade traz vantagens para a economia brasileira, mas exige uma série de investimentos das empresas nacionais em qualificação profissional, treinamento e adaptação de sistemas de informações. Mas, mesmo com esses investimentos, as vantagens dessa convergência, a princípio, superam as poucas desvantagens que poderão acarretar essas mudanças.

Percebe-se que houve muitas mudanças geradas por essa lei e, inclusive muitas dessas mudanças envolvem a era digital. Obrigações fiscais e comerciais estão informatizadas para melhor acompanhamento do fisco e maior transparência. Para tanto, observa-se que a nova lei traz uma valorização e uma grande mudança na postura dos profissionais contábeis envolvidos nas elaborações, análise e publicações das demonstrações contábeis, pois essa lei destaca a primazia da essência sobre a forma, exige uma análise de riscos e benefícios sobre a propriedade jurídica e as normas são orientadas por princípios e não por regras formalizadas, muda a forma de pensar e fazer contabilidade.

Com a introdução da lei 11.638/2007, a contabilidade no Brasil sofre uma ampla modificação, fazendo com que o contador torne-se não somente um responsável pela apuração e pagamento de impostos. Dentre as diversas novidades que a nova Lei trouxe, destacamos as principais: Publicação das demonstrações dos fluxos de caixas – DFC; obrigatoriedade da publicação da demonstração do valor adicionado – DVA para as companhias abertas; os aumentos ou diminuições de valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com