TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE

SOCIOLOGIA l

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

MANAUS - AM

2018

BEATRIZ SOUZA

O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Sociologia l, no Curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Amazonas.

MANAUS – AM

2018

O Pensamento Sociológico

     O que seria a Imaginação Sociológica? Qual sua importância para a humanidade? Já pensamos sociologicamente ou ainda estamos presos ao senso comum? É errado se basear pelo Senso Comum? Muitos autores respondem à essas questões, cada um à sua maneira, relatando cada quesito do Pensar sociológico. É de suma importância que possamos compreender a Imaginação Sociológica, e a seguir, será mostrado um pouco da visão de cinco escritores sobre esse tema.

 - Texto 1: A Imaginação Sociológica - A Promessa - Charles Wright Mills

     Esta obra começa abordando o fato de os seres humanos sempre sentirem suas vidas privadas e na vida cotidiana não conseguem superar suas preocupações, vivendo sempre limitados pelas órbitas privadas. O autor relata que o homem é encurralado pelo cenário que o cerca, tornando limitada a sua capacidade. Surge então, a dificuldade de encontrar seu lugar é entender a própria vida dentro de uma coletividade, acabando por gerar um problema social, e Mills relata ainda que a busca das pessoas, diante essa situação, seria por lucidez. Mills afirma também que a promessa está na imaginação sociológica e no que ela é capaz de influenciar positivamente na sociedade atual. O primeiro conceito desse pensamento sociológico seria de que uma pessoa só pode entender sua subsistência quando conseguir identificar na sociedade, pois segundo o sociólogo existem ligações entre o indivíduo e a sociedade que foi esquecida por fatos como: políticos, econômicos e outros. Além disso, o livro declara que todo ser afeta, positiva ou negativamente, muito ou pouco, a sociedade e o rumo que ela irá tomar. Contudo, o autor procura analisar a sociedade por meio da imaginação sociológica e profere três indagações:

1 - Qual a estrutura dessa sociedade?                                                                                        2 - Qual a posição dessa sociedade na história humana?                                                             3 - Que variedades de homens predominam nessa sociedade e nesse período?

     E Mills enfatiza que não precisa ser um sociólogo para que se pratique a imaginação sociológica, já que esta nos permite enxergar desde a natureza dos indivíduos à questões gerais.

 - Texto 2: O que é Sociologia? - Anthony Giddens

     Giddens inicia afirmando que Sociologia é: "o estudo da vida social e humana, dos grupos e das sociedades", e que seu objeto de estudo é o comportamento dos homens como seres sociais. O autor cita a imaginação sociológica de Wright Mills, como essencial para desenvolver uma perspectiva sociológica e pensar além de rotinas e observar o ambiente e seus acontecimentos, de maneira renovada. Como exemplo, ele menciona uma xícara de café: "Duas pessoas que combinam de se encontrar para o café estão, provavelmente, mais interessadas em estarem juntas e conversar do que naquilo que realmente bebem". Tomar uma xícara de café representa um ritual para a maioria das pessoas, um momento de proximidade entre indivíduos, e segundo Giddens, esse simples ato oferece um conteúdo riquíssimo para estudos da Sociologia. Em outro sentido, o café é uma droga, pois contém cafeína, que é um estimulante para o cérebro e cria dependência, porém, os consumidores de café não veem problemas ao ingerir a bebida, pois é uma droga socialmente aceita, e a maconha não é. E o autor aponta a indagação dos sociólogos, que é a questão da aceitação das pessoas em relação à drogas. Há lugares que aceitam o café, mas não toleram o maconha, assim como há também, lugares que aceitam a maconha, mas não aceitam o café. Esses contrastes despertam grande curiosidade nos sociólogos.

     A Sociologia teve suas origens em uma série de transformações, que ocorreram decorrente das "Duas Grande Revoluções" - Revolução Industrial e Revolução Francesa. Os pioneiros da sociologia procuravam elaborar meios de estudar o mundo social que conseguisse esclarecer a performance das sociedades e as mudanças que nelas ocorrem.

Augusto Comte: Conhecido como "pai da sociologia", procurou desenvolver uma doutrina que fosse capaz que explicar as leis do mundo social do mesmo jeito que outras ciências explicam o desempenho do mundo físico. A lei dos três estágios possibilita a compreensão do processo do avanço das sociedades. Os estágios são os seguintes:

- Teológico: Explicação do mundo por meio de pensamentos religiosos.

- Metafísico: O coletivo visto por princípios de natureza filosófica.

- Positivo: O comportamento humano fundamentado por técnicas científicas.

Émile Durkheim: presumia que a Sociologia poderia explicar indagações filosóficas habituais ao analisá-las de modo empírico, e sua principal preocupação era os fatos sociais, que são modos de agir, pensar ou sentir que são exclusivos do ser humano e tem sua realidade longe das vidas e das visões dos individualistas.

Karl Marx: suas ideias tinham um forte contraste com as de Comte e as de Durkheim. Ele procurava esclarecer as transformações que estavam ocorrendo na época da Revolução Industrial. Os seus conceitos sobre a economia, a sociedade e a política, ficaram conhecidos como marxismo, e ele afirmava que só através da luta de classes era possível que a sociedade humana avançasse, ou seja, o proletariado era quem fornecia a mão de obra para que se produzisse

e a classe da burguesia controlava a produção.

Max Weber: sociólogo e economista, foi um dos pioneiros da chamada sociologia econômica. Analisava a sociedade a partir de seus aspectos históricos e culturais, de modo profundo. Boa parte de seus trabalhos são fontes de estudos até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com