TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Controladoria e do controller mediante o planejamento organizacional

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

O Papel da Controladoria e do controller mediante o planejamento organizacional

                 É encargo da controladoria fazer que o plano seja criado, porém, não e da sua responsabilidade a definição do curso predeterminado de ação da entidade. No momento da construção do plano estratégico devem ser considerados os principais relacionamentos dentro da entidade. Cabe a controladoria criar um ambiente favorável para aperfeiçoar a comunicação entre os executivos, mediante atividades predefinidas que desencadearão um conjunto de objetivos e metas mutuamente aceitos para o plano. Desse modo e importante que o estilo da alta administração seja diagnosticado pela controladoria e que o plano seja aderente a esse estilo.

        A controladoria tem a responsabilidade de fazer com que exista um plano e que esse seja apoiado por todos os níveis decisórios da entidade. Já com relação ao controller o mesmo terá como principal tarefa coordenar, montar e manter o plano, tendo como resultando em um relatório de previsão de receitas e despesas, bem como um conjunto de programas e suposições de apoio. Depois de finalizar a fase inicial serão apresentados as principais ideias projetadas para o presidente e os demais executivos da entidade para que os mesmos avaliem e aprovem recomendem alterações.

        O controller deve ser o coordenador na elaboração do plano, assim contribuindo diretamente com todos que necessitarem de informações durante a fase inicial de determinação de premissas. Entretanto não é competência do controller a aprovação final do plano, pois a mesma cabe ao presidente e dos executivos responsáveis pelas diversas áreas da entidade.

        Já com relação ao plano as entidades têm a necessidade de ter um planejamento consiste com a missão, desse modo a controladoria deve atuar em conjunto com os executivos para que no processo de construção do plano sejam consideradas várias alternativas plausíveis disponíveis para a elaboração do planejamento.

        O controller terá uma forte atuação na construção de um plano de ação de uma entidade, visto que, ele irá contribuir para determinar a missão da entidade, selecionar os principais objetivos a longo prazo que a entidade possui, e desenvolver estratégias competitivas. Para isso ele dever ter vasto conhecimento nos produtos, mercados e ambiente externo, assim como das influencias externas e internas dos vários setores da entidade. Em contrapartida o que ira definir o grau de envolvimento do controller é o seu nível de conhecimento e habilidades que ele possuir do negocio em especial dos produtos, serviços e mercados.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com