TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA CONTABILIDADE NO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  21/3/2020  •  Seminário  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

PAPEL DA CONTABILIDADE NO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

                            

Antônio Leal Santiago¹

Ismael de Matos Moura¹

Isllayane Michelly Moura Araujo¹

Francisco Elton de Macedo²

  1. PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

  Na visão de Silva (2001) planejamento se dá pela definição dos objetivos e metas da organização, projetam-se recursos para alcançar tais objetivos, determina-se uma linha de produtos ou serviços a ser seguidos. O planejamento é feito a longo o prazo, mas deve ser alterado conforme mudanças dos ambientes externos e internos.

  Para Montana e Charnov (2003) o processo do planejamento é definido em algumas etapas, onde é preciso identificar do que a organização poderia fazer, avaliar-se o que pode ser feito em termos de seus recursos e competências, decide-se o quer fazer em termos de valores, as obrigações para o segmento de cada tarefa e por fim compatibilizam-se as oportunidades, capacidades, valores e obrigações em nível aceitável de risco na busca dos objetivos traçados.

O planejamento contábil é uma ferramenta indispensável para o sucesso da organização conforme Sanvicente e Santos (1995, p. 16).

Ainda sobre o planejamento organizacional considera-se que:

Uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e a conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas. (MONTANA; CHARNOV, 2003, p. 117).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

            A metodologia tem como sua principal característica auxiliar o pesquisador no que se

trata de compreensão dos termos e processos utilizados na pesquisa. Na visão de Matias Pereira (2016, p.43), “é a lógica do procedimento científico e tem um caráter normativo, que se diferencia claramente da teoria (substantiva)”.

           Para Cervo; Bervian e Da Silva (2007, p. 27), “método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim ou um resultado desejado”.

            Quanto ao método científico, os autores o apresentam como “o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade”. Já as técnicas de coleta de dados são classificadas por Cervo; Bervian e Da Silva (2007, p. 30), como “[...] os meios corretos de executar as operações de interesse de tal ciência.”

           

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

               Este trabalho buscou evidência, a importância do profissional da Contabilidade, nas entidades, e principalmente no seu planejamento estratégico dentro da empresa, Constatando que as funções são muito relevantes nas tomadas de decisões nas funções de suporte à entidade é de fornecer dados e informações, no planejamento e diretrizes contatando  planos para curto e longo prazo nas entidades, afim de que sejam prevenidos erros, bem como promover a eficácia das decisões tomadas, através de suas atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com