TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Patrimonio Liquido

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Patrimônio Liquido

O Patrimônio Liquido ou Capital Próprio como também é chamado, é a representação dos valores que os sócios ou acionistas possuem. A conta do patrimônio liquido é divida entre Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucro, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

Capital Social: Trata-se do investimento aplicado na sociedade oriundo dos sócios ou acionistas, no qual denominamos como ações.

        Reservas de Capital: São formadas através de saldos em espécie que não podem ser distribuídos pelos sócios / investidores em forma de lucro, esses valores são incorporados ao Capital Social ou no Lucro Acumulado.

        Ajustes de avaliação patrimonial: Através da nova legislação contábil surgiu à conta de Ajustes de avaliação patrimonial. Essa conta tem como objetivo receber os valores pertencentes ao patrimônio da entidade em que seus valores foram revistos.

        Reservas de Lucro: Como o próprio nome já diz, trata-se de uma reserva oriunda dos lucros, esses lucros adicionais contribuem para a para a saúde financeira da entidade.

Ações em tesouraria: Todas as ações ou quotas que a entidade adquirir será registrado em uma conta especifica redutora do Patrimônio Liquido. Conforme essas ações ou quotas são alienadas, essa operação implicara em um resultado positivo ou negativo, tal resultado não deverá integrar o resultado da empresa.

        Prejuízos acumulados: A conta de prejuízo acumulado é representada pelo saldo remanescente dos prejuízos líquidos das apropriações de lucros e dividendos não distribuídos e não contabilizados, mas já constam no patrimônio liquido na data do balanço. Esta representada pela interligação entre o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.

        Abaixo segue exemplo de uma conta de Patrimônio Liquido e suas divisões.

[pic 1]

Bibliografia.

http://www.piresconsultores.com/2014/01/balanco-patrimonial.html

http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/ajustesavaliacaopatrimonial.htm 

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/pl.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_l%C3%ADquido 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com