TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e operações por categoria de produto

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3
  1. PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS

Segundo Rubens Sant’ anna do grupo Si em uma matéria via web em transmissão pelo youtube afirme que o gerenciamento por categoria de produto é relativa nova no mercado nacional e afirme também que é de grande utilidade para o varejo afirme ser de ótima serventia para o pequeno varejo, dados apontam que existe uma migração do grande varejo para o pequeno varejo,  um dos grandes diferenciais é a adaptação daqueles que aplicam os esse método de planejamento por categoria onde sobe a seleção de produtos com foco em base da procura por seus clientes, entregando á exclusividade ao seu cliente mostra que desta forma já não compete mais por preços e sim com entrega de valor (mais vale o bom atendimento especializado do que a entrega de um menos valor porem sem qualidade de entrega).

Se aliando ao e-comerce (plataforma de compra digital) devemos afirme que este planejamento exige qualificação e experiência de compras melhorando o sortimento de produtividade e revisao de mix, e se associar as grandes redes.

Apartir desse passo ele aplicara o planejamento por categoria conversando suas partes (fabricantes e pequenos varejos) se adequando a fase de capitães por categoria fornecedores chave por cada categoria.

Resumindo em três etapas o mapa de planejamentos por categoria de produto.

1º avaliar a categoria baseado no estudo de comportamento do cliente/usuário entendendo a necessidade e a sanando.

2º recomendação definindo o plano ideal para a categoria trabalhando exposição e segmentação da categoria.

3º monitoramento onde se verifica o status como esta a resolução da execução e buscar melhorias.

       

 

1.1  Planejamento por categoria de produto no âmbito de armazenamento e distribuição.

O armazenamento é aplicado da seguinte forma: a distribuição e feita por endereçamento se aplicando antes mesmo da adentrar o CD com o pré cadastro mostrando para qual setor, rua e andar, etiquetas com leitura com código de barra para os materiais, facilitando o manuseio dos funcionários sabendo onde exatamente buscar ou guardar. Nessas etiquetas advertem também se existe a necessidade de empilhadeira ou carrinho, se o produto é frágil ou químico.

Distribuição com diversos tipos de transportes se adequa ao cliente sendo um serviço de uso nacional e internacional em outros modais como cargas exclusivas fracionada com fluxo direto, garante eficiência e segurança com rastreamento em tempo real e monitoramento 24/7

1.2 A Importância do Layout

Layout é fundamental para determinar e organizar toda a disposição necessária de espaço, equipamentos, locomoção, armazenagem e acessibilidade que competem aos processos de um centro de distribuição. Envolve de forma ilustrativa os recursos necessários e auxilia no planejamento para os processos operacionais do CD, sendo indispensável na aplicação do mesmo em caráter de produção efetiva. A inexistência de um layout pode acarretar em falta de organização e itens que seriam imprescindíveis para ganho de produtividade operacional.

No item 1.3 é ilustrado o layout da Gafor do tema abordado. Mostrando o interior do galpão com sua configuração e característica em planta, onde ocorre a armazenagem e distribuição.


1.3 Modelo de Layout Gafor

[pic 1]

Figura 1 - Gafor

APRESENTAÇÃO DO LAYOUT

Corredores laranja armazenamento primeiro que entra primeiro que sai.

Corredores roxos equipamentos com maior peso.

Corredores azuis produtos químicos

Lilás variados produtos

Corredor preto área de picking

Caminhões rampa de acesso


CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com