TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Controladoria

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: Projeto Integrador II

TEMA: Plano de Controladoria

Caxias-MA

2017

PLANO DE CONTROLADORIA DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: Panificadora “Pão de Mel”

Trabalho apresentado como requisito de avaliação final para obtenção de nota na disciplina de Projeto Integrador II, do Curso de Ciência Contábeis da Faculdade Anhanguera Educacional.

Caxias-MA

2017

RESUMO[pic 3]

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um plano de controladoria com intuito de aprimorar e melhorar os seus produtos finais e que o público esteja satisfeito com os serviços que o estabelecimento oferece. Com isso, busca-se melhorias tanto na sua produtividade, como no atendimento ao público. A empresa escolhida atua na rede de padarias, na cidade de Caxias e recebe o nome de Panificadora Pão de Mel. O pão é o produto mais vendido da empresa, pois ele está presente no dia a dia do povo brasileiro. Sabendo-se que há muitas panificadoras na cidade, essas empresas devem estar sempre buscando se aperfeiçoar para que possa se destacar no mercado, por isso, é importante para o crescimento da empresa em análise, examinar os produtos que ela utiliza para fabricação de seus produtos, buscar meios para diminuir os desperdícios e proporcionar aos seus funcionários sempre capacitações. Por isso, é de grande relevância a aplicação do programa de melhoria contínua, pois contribuirá no processo de crescimento e desenvolvimento da empresa. Então, após a pesquisa de campo, com o objetivo de gerar resultados reais, estes serão utilizados para elaboração desse plano de melhoria, que poderá ser utilizado pelo estabelecimento para auxiliar na gestão da qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave: Plano. Controladoria. Melhoria. Contínua.


SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO5

2 MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO6

3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 8

3.1 Valores 8

3.2 Missão8

3.3 Visão 8

3.4 Objetivos e Metas 8

3.4.1 Objetivos 8

3.4.2 Metas 9

4 A IMPORTÂNCIA DO USO DA AUDITORIA INTERNAS NAS EMPRESAS 10

5 EVA (Economic Value Added)11

5.1 Cálculo do EVA 9

6 ANÁLISE SWOT 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15


INTRODUÇÃO

Os projetos integradores possibilitam aos alunos uma visão crítica e reflexiva, contribuindo positivamente para a construção e elaboração dos conhecimentos, a fim de buscar renovações, inovações e modificações, fazendo com que sejam despertadas criatividades e adaptação na gestão organizacional para os negócios empresariais. Quando a integração de conhecimentos é exercida e praticada, percebe-se que há um desenvolvimento das competências, na qual tem-se o intuito de potencializar a aprendizagem de maneira mais específica e integral.

A finalidade dos projetos integradores é proporcionar uma ambientação da aprendizagem, quando os problemas aparecem se configuram como elementos de motivação, no qual os alunos possam se sentir motivados, para alcançar as soluções e desta forma vão se tornando cada vez mais capacitados e conhecedores para a tomada decisões corretas.

No que tange à controladoria, esta tem a função de assessorar o âmbito empresarial, a fim de propor melhorias no processo de gestão, pois neste é essencial conhecer as formas e ferramentas necessárias que serão utilizadas no processo de controladoria, para saber manusear de maneira correta e, assim, encontrar os benefícios que podem ser utilizados para o desenvolvimento da empresa.

Nesse sentido, a controladoria desempenha um papel de contribuinte no assessoramento das informações, pois, tem o dever de cooperar no aprimoramento da empresa, direcionando no processo decisório para o melhor da empresa.

Neste trabalho, fez-se um estudo de caso que permitiu o diagnóstico e maior conhecimento da empresa analisada, Panificadora “Pão de Mel”.


2 MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO

O modelo de gestão é caracterizado como um conjunto de especificidades, que tem como base as crenças e valores, sendo esses elementos essenciais na formação conceitual dos administradores ou gestores. Assim, o modelo de gestão se mostra de grande relevância, como escreve Dutra (2006, p. 10): “as crenças e valores são os elementos geradores da real missão da entidade, por isso, é fundamental que eles façam parte da cultura organizacional”.

Assim, a gestão precisa estar alicerçada na coerência lógica, a fim de identificar os melhores meios e alternativas para serem aplicados na realidade da empresa, sempre analisando-a por completo, ou seja, em conjunto, considerando o planejamento, execução e controle, que são abrigados e recebidos através de um sistema de informações no qual direciona e norteia as tomadas de decisões. Por isso, como Hendriksen (1999) explica que os pontos fortes e fracos de uma empresa devem ser elencados a fim de analisar os cenários, os parâmetros e as prováveis ameaças e oportunidades, com intuito de maximizar os pontos fortes e diminuir os pontos fracos.

Desta forma, é necessário fazer com que a empresa seja única e possua suas especificidades, pois cada organização tem sua própria cultura. Além da cultura, têm outros fatores que contribuem para as mudanças no modelo de gestão, como escreve Favero (1997, p. 30), “as mudanças no modelo de gestão dão-se por mudanças nas pessoas e não no ambiente”.

A gestão empresarial necessita mostrar-se dinâmica para acompanhar a realidade, como assevera Kaplan (2000, p. 50) “este cenário requer pessoas que sejam capazes de fazer constantes ajustes nos planejamentos estratégico, tático e operacional das empresas”. Assim, o processo de gestão tem como principal finalidade balizar e manter a empresa dentro de padrões e limites nos quais devam alcançar o cumprimento da missão proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com