TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Interdiciplinar

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 15

     UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1][pic 2]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALISON FELTRIN ZIMERMANN

LETICIA VIANA DE SOUZA

NATALY FRANCISCO DE FREITAS

PROCESSO INTERDICIPLINAR ORIENTADO: EXAME DE SUFICIÊNCIA, ENADE, E CONSELHOS DE CONTABILIDADE.

CRICIÚMA-SC

2019


ALISON FELTRIN ZIMERMANN

LETICIA VIANA DE SOUZA

NATALY FRANCISCO DE FREITAS

[pic 3]

PROCESSO INTERDICIPLINAR ORIENTADO: EXAME DE SUFICIÊNCIA, ENADE, E CONSELHOS DE CONTABILIDADE.

Trabalho Acadêmico apresentado para o processo interdisciplinar orientado PIO, para o curso de ciências contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientador (a): Prof. Milla Lúcia Ferreira Guimarães

CRICIÚMA-SC

 2019


SUMÁRIO

[pic 4]

1 RESUMO        3

2 INTRODUÇÃO        4

3 EXAME DE SUFICIÊNCIA        5

3.1 TEMAS DO EXAME         5

3.2 DESEMPENHOS DOS ACADÊMICOS DA UNESC NO EXAME ..........................7 

4 CONSELHOS DE CONTABILIDADE        8

4.1 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE        8

4.2 CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE        9

5 ENADE        9

6 ENTREVISTAS        11

6.1 SOBRE O EXAME DE SUFICIÊNCIA E OS CONSELHOS        11

6.2 SOBRE O ENADE         12

7 CONCLUSÃO ........................................................................................................15

REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

APÊNDICE ................................................................................................................17


1 RESUMO

Este trabalho é composto por introdução, desenvolvimento, analise de resultados por meio de tabelas, considerações finais, apresenta ainda duas entrevistas com especialistas das respectivas áreas pesquisadas. A pesquisa teve por base dados oficiais de desempenho dos temas e artigos científicos presentes em revistas especializadas. Buscou-se analisar resultados do exame de suficiência, e explicar o funcionamento e utilidade dos conselhos de contabilidade assim como do Enade.

2 INTRODUÇÃO

No Brasil nós acadêmicos entramos em contato com vários testes e exames durante a graduação, principalmente na fase final e após o término do curso. Os objetivos desses testes podem variar desde saber se o estudante possui conhecimento necessário para a profissão que o mesmo irá exercer, ou ainda criar uma base de dados para estabelecer médias com intuito de analisar o desempenho da universidade.

No Curso de Ciências Contábeis entramos em contato com dois importantes testes o qual iremos analisar durante o trabalho.

O primeiro é o exame de sufiência que é feito por todos os formados em Ciências Contábeis, sendo o mais importante da classe, pois, sem ele não se pode obter o registro da profissão. Ocorre duas vezes ao ano uma a cada semestre e tem como objetivo testar o recém-formado analisando se o mesmo possuí os conhecimentos mínimos para a profissão.

O segundo é o Enade (exame nacional de desempenho de estudantes) que faz parte do programa Sinaes, este é mais amplo e realizado por todos os cursos de graduação. Possuí a função de avaliar o desempenho dos alunos que estejam concluindo seus cursos e assim juntamente com outros testes do Sinaes avaliar o nível das universidades brasileiras.

O trabalho irá apresentar e analisar o desempenho das universidades catarinenses nos presentes exames citados.

O trabalho também falará sobre os conselhos de contabilidade, tantos os conselhos federais quanto os regionais explicando o objetivo dos mesmos e mostrando as funções e a importância desses órgãos reguladores da nossa futura profissão.

3 EXAME DE SUFICIÊNCIA

Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil é um teste que tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio (mínimo necessário) para que o Técnico (profissão já extinta, porém que era necessário também) e o Bacharel em Ciências Contábeis possam exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

O conceito do ES foi assim definido pelo CFC

Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada

a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante

os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso

de bacharelado em Ciências Contábeis e no curso Técnico

em Contabilidade. (CFC, 2019)

Criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Em 2010 o projeto de lei do exame de suficiência contábil (lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011. (CFC, 2019)

O Teste possui duas edições ao ano e a Fundação Brasileira de Contabilidade é a instituição responsável por sua aplicação. O teste possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (A, B, C e D). É  aprovado quem acertar 25 ou mais questões. (CFC, 2019)

O referido exame se faz necessário uma vez que sem aprovação no mesmo o contador não conseguirá obter o registro da profissão o que lhe impedirá de exercer a profissão (pelo menos não legalmente). (CFC, 2019)

Quando nos aprofundamos no tema do exame sentimos a necessidade de analisar dois importantes fatores: quais são e como são distribuídos os temas da prova? Como está o Desempenho da Unesc (Universidade do extremo sul catarinense)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com