TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seguro de Dano

Por:   •  4/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

        O contrato de seguro de danos é aquele no qual o segurador obriga-se, mediante o recebimento de um valor chamado prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a alguma coisa, contra riscos predeterminados. Sendo que a garantia prometida não pode ultrapassar o valor do interesse do segurado no momento da conclusão do contrato, sob pena deste perder o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido, e sem prejuízo da ação penal que no caso couber.

        O objetivo do seguro de danos é garantir ao segurado, até o limite máximo de garantia e de acordo com as condições do contrato, o pagamento de indenização por prejuízos, devidamente comprovados, diretamente decorrentes de perdas e/ou danos causados aos bens segurados, ocorridos no local segurado, em consequência de risco coberto.

        O risco do seguro compreenderá todos os prejuízos resultantes ou consequentes, como sejam os estragos ocasionados para evitar o sinistro, minorar o dano, ou salvar a coisa.

        Para os casos do seguro de coisas transportadas, a vigência da garantia tem início no momento em que são recebidas pelo transportador, e cessa com a entrega ao destinatário.

        Nas situações onde a indenização é acionada esta não pode ultrapassar o valor da coisa assegurada no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador. Considerando que a ideia do seguro é a garantia da substituição do que for assegurado, mediante acontecimento de algum sinistro. Não podendo o segurado angariar lucro com a ocorrência.

        O segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo seguro sobre o mesmo interesse, e contra o mesmo risco junto a outro segurador, deve previamente comunicar sua intenção por escrito ao primeiro, indicando a soma por que pretende segurar-se, a fim de se comprovar a obediência ao limite do interesse segurado, uma vez que a soma dos valores assegurados não pode ser maior que o valor do bem. Podendo também a seguradora fazer uma análise para certificar-se de que não haja outros seguros e que se houver, não ultrapasse o limite, do bem a ser segurado.

        A seguradora não obriga-se a pagar o sinistro provocado por vício intrínseco da coisa segurada, não declarado pelo segurado. Entende-se por vício intrínseco o defeito próprio da coisa, que se não encontra normalmente em outras da mesma espécie e que não tenha sido informado ao segurador.

        É permitida a transferência do contrato a terceiro com a alienação ou cessão do interesse segurado. Se o instrumento contratual é nominativo, a transferência só produz efeitos em relação ao segurador mediante aviso escrito assinado pelo cedente e pelo cessionário.

        Quando ocorrer um sinistro, onde o segurado não foi o autor, o segurador paga a indenização, e os direitos do segurado serão transferidos para o segurador, nos limites do valor respectivo e ações que competirem ao segurado contra o autor do dano. Salvo dolo, a sub-rogação não tem lugar se o dano foi causado pelo cônjuge do segurado, seus descendentes ou ascendentes, consanguíneos ou afins. E o segurado não pode gerir qualquer ato que diminua ou extinga os direitos da seguradora no que diz respeito essa situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com