TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS E AS ALTERNATIVAS DESTINADAS A PESSOA FÍSICA

Por:   •  15/10/2019  •  Monografia  •  6.592 Palavras (27 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS

E AS ALTERNATIVAS DESTINADAS A PESSOA FÍSICA

Rafael Castro Costa

Orientador: Carlos Alberto Pereira

RIO DE JANEIRO

2017

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RAFAEL CASTRO COSTA

OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS

E AS ALTERNATIVAS DESTINADAS A PESSOA FÍSICA

Trabalho de conclusão de curso apresentada como requisito final para a obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO

2017

RAFAEL CASTRO COSTA

OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS

E AS ALTERNATIVAS DESTINADAS A PESSOA FÍSICA

BANCA EXAMINADORA

Orientador

Nome do Professor _________________________ Data: _____________

De acordo: ___________________________.

Coordenador

Nome do Professor _________________________ Data: _____________

De acordo: ___________________________.

Professor Convidado

Nome do Professor _________________________ Data: _____________

De acordo: ___________________________.

RIO DE JANEIRO

2017

DEDICATÓRIA

Agradeço ao Professor e Orientador, pelo apoio e encorajamento contínuos na pesquisa, aos demais Mestres da casa, pelos conhecimentos transmitidos ao longo do curso, e à Diretoria da Faculdade pelo apoio institucional e pelas facilidades oferecidas.

AGRADECIMENTOS

A Deus, quem sem Ele não seria nada. Ele que tem me sustentado até aqui. Toda glória seja dada a Ele e somente a Ele.

Aos meus familiares, que é a base que me fortalece, por todo esforço depositado para me apoiar em vários momentos adversos fazendo com que eu pudesse chegar até aqui.

À minha avó, que eu tanto a amo, no qual foi a pessoa que mais investiu na minha vida. Seja com amor, com tempo, financeiramente, com suas orações. Me sinto seguro por ter a pessoa mais sábia, correta e dedicada como conselheira. Um exemplo que será para toda a minha vida.

À minha noiva, que nunca mediu esforços para me ajudar no que for preciso, abdicando sempre dos seus afazeres e por diversas vezes priorizando minha carreira, abrindo mão por diversas vezes de seus objetivos pessoais, sempre com a maior compreensão possível. Um ser humano inigualável.

Aos meus colegas de trabalho, que sempre me ajudaram de forma direta e indireta, no qual pude aprender muito com todos eles durante todo esse período. Destacando ainda nesses últimos momentos, muito difíceis no qual me apoiaram para que eu tivesse forças para ir até o fim.

À minha querida chefe, mexicana, Diretora Financeira Miriam Cossio, que me deu oportunidade de desenvolver os conhecimentos adquiridos na universidade ao longo desses anos, e sempre me orientando e investindo sua confiança em mim, visando o meu crescimento no mercado de trabalho.

Aos orientadores desse curso, pela inestimável contribuição, e a dedicação nos momentos de maior desafio em produzir um trabalho de qualidade, sem cujo incentivo, apoio e colaboração esta dissertação não teria sido elaborada.

Embora todos os limites e erros sejam de minha absoluta responsabilidade, certamente eles seriam bem maiores e numerosos se eu não tivesse contado com a dedicação desse grupo de interlocutores.

RESUMO[pic 1]

Os benefícios de se investir em um fundo de investimento podem não parecer vantajoso para os fundos de pensão, já que estes são portadores de uma grande quantidade de recursos, e, portanto, não encontrariam dificuldades para diversificar e também conseguiriam uma boa relação ente volume investido e retorno, além de possuir gestores próprios, o que dispensaria a necessidade de uma gestão profissional de terceiros. Entretanto, o que se observa nas últimas duas décadas, é que a gestão de ativos nos fundos de pensão vem passando por mudanças significativas. O risco de mercado pode ser definido como as perdas decorrentes das variações dos preços e das taxas de mercado. A mensuração deste risco pode ser feita de duas maneiras, absoluta ou relativa. A relativa é feita comparando os riscos com um índice de referência (benchmark) e a absoluta é feita em relação ao valor de mercado. Nas análises de preferências dos investidores é adotada a hipótese da racionalidade, ou seja, é assumido que o investidor, quando diante de mais de uma alternativa de investimento, sendo estes investimentos semelhantes, ele sempre optará pela alternativa com melhor relação risco - retorno, ou seja, não há possibilidade do investidor ser indiferente às alternativas, quando elas possuem relação risco/retorno distinta. Ao utilizar a hipótese que o investidor é racional, pode-se realizar uma outra análise de forma a complementar o perfil de risco, a curva de indiferença. Cada investidor tem uma posição especifica sobre risco e retorno, assim como a sua exposição. O investidor racional busca maximizar a sua utilidade esperada, isto é, a satisfação obtida por um investimento em troca da exposição ao risco.

Palavras Chave: Mercado de Capitais, Bolsa de Valores, Investimentos.

ABSTRACT

The benefits of an investor in an investment fund may not appear to be advantageous for pension funds, since they are the carriers of a large amount of resources, and therefore have not found it difficult to diversify and also achieve a good relation between invested volume and return, in addition to own managers, which dispenses with the need for professional management of third parties. However, resource management in pension funds has undergone significant changes. Market risk can be defined as changes in price changes and market rates. A measurement of this risk can be done in two ways, absolute or relative. The one referring to the comparison with the risks with a reference index (benchmark) and the absolute one is made in relation to the market value. In the analysis of preferences of investors and adopted the rationality hypothesis, ie it is assumed that the investor, when the front of more than one investment alternative, these investments being, it is always better by alternative with better return risk ratio, There is no possibility of investing in indifference to the alternatives, when they are the different risk / return relationship. By using a hypothesis that is investigative and rational, another analysis can be performed to complement the risk profile, an indifference curve. Each investor has a specific position on risk and return as well as their exposure. The rational investor seeks to maximize his expected utility, that is, satisfaction obtained by an investment in exchange for exposure to risk.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com