TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS STAKEHOLDERS E SUA RELAÇÃO COM A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.725 Palavras (23 Páginas)  •  2.527 Visualizações

Página 1 de 23

OS STAKEHOLDERS E SUA RELAÇÃO COM A GOVERNANÇA CORPORATIVA


Hoje no Brasil as empresas despertaram para uma realidade que vem ganhando cada vez mais importância e destaque no cenário nacional, à boa pratica da governança coorporativa. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a governança corporativa como “Um sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas e os cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

O equilíbrio proporcional nas relações entre acionistas, gestores e demais partes interessadas, faz parte dos princípios básicos da boa governança corporativa, (Carvalhinha, 2015  PG. 11).

As empresas que buscam crescer e se inserirem no mercado global estão aderindo cada vez mais ás práticas de governança corporativa. Essas empresas possuem vantagem competitiva porque otimiza a estrutura e o custo de capital, promovem capacitações e identificam novas oportunidades.

O IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa descreveu os quatro pilares a serem seguidos para uma boa governança corporativa.

         Transparência; Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. 

Equidade; Caracteriza pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.

 Prestação de Contas; Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

Responsabilidade Corporativa; Os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando a sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Dentro desse cenário “DA SILVA; 2010” cita;

“Governança corporativa trata dos interesses dos acionistas em relação aos seus relacionamentos com os conselhos de administração e com a direção executiva das corporações, mas podem atingir outras partes interessadas, tanto internas (empregados e terceirizados), quanto externas (credores, fornecedores, clientes, consumidores, governos, sociedades, e meio ambientes) as quais tem interesse nas ações e nos resultados das corporações.” (DA SILVA; 2010 PG.44)

        Baseado na citação acima, aonde se descreve partes interessadas internas ou externas nas ações e nos resultados das corporações entram em ação os stakeholder, que é uma pessoa ou um grupo que possui participações, investimentos ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negocio.

        Para Oliveira (2008, p. 94), stakeholders podem ser definidos como “grupos de interesse com certa legitimidade que exercem influência junto às empresas” e que pressionam proprietários, acionistas e gestores, interferindo, de certa forma, nos rumos da empresa.

O que é um Stakeholder?

Em inglês segundo dicionário eletrônico; siginificados.com.br, stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder  também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizado nas áreas de comunicaçãoadministração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

“O termo Stakeholder surgiu pela primeira vez em 1963 e era usado para determinar aqueles grupos que forneciam o apoio necessário para uma organização sobreviver (FREEMAN, 1984)”, ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento, ou plano, consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização. Os stakeholders são elementos importantes em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização, podendo ser uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

O termo stakeholder  tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é uma peça muito importante para contribuir no desempenho de uma organização e influenciar as atitudes e ações do stakeholder dentro da empresa. Na área de tecnologia da informação, o stakeholder também exerce importante papel, pois

para a arquitetura de software é importante ter o conhecimento das partes interessadas.

Modelos e Classificação dos Stakeholders

No geral, existem dois modelos empresariais mais conhecidos: o modelo baseado nos stakeholders e o modelo baseado nos shareholders (acionistas), segundo o modelo dos stakeholders, a companhia é vista como uma organização social que deve gerar algum tipo de benefício aos parceiros do negócio ou as partes interessadas, ou seja, aos próprios stakeholders. Ele também é conhecido como um modelo da responsabilidade social, visto que objetiva o equilíbrio da sociedade a que pertence (possui valor social e retributivo). Por outro lado, também existe uma vertente chamada de shareholders, que se encontra intimamente ligado aos acionistas da organização, sendo o modelo mais utilizado durante toda era industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (387.1 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com