TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO MERCADO: Exigências do mercado para atuação profissional

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.852 Palavras (28 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 28
  1. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES

Ciências Contábeis

Anderson Kennedy

Diogo Henrique

Natália Magno

Rafael Valamier

Waléria Benfica

PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO MERCADO:

Exigências do mercado para atuação profissional

Belo Horizonte

2017

Anderson Kennedy

Diogo Henrique

Natália Magno

Rafael Valamier

Waléria Benfica

PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DOS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO MERCADO:

Exigências do mercado para atuação profissional

Projeto interdisciplinar do 1º período do curso de Ciências Contábeis, apresentando para o Centro Universitário Unihorizontes para requisito parcial para aprovação nas disciplinas do semestre.

Orientador: Fernanda Jupetipe

Belo Horizonte

2017

RESUMO

A contabilidade vem sofrendo mudanças em todos os aspectos, procurando moldar-se às necessidades das organizações. Diante deste cenário é importante compreender quais as oportunidades ofertadas e o que pode ser feito pelos contabilistas para o seu desenvolvimento profissional. O objetivo desse projeto é compreender quais são as exigências feitas atualmente pelo mercado de trabalho aos profissionais da área contábil. Para alcançar tal objetivo foram delineados os desafios enfrentados por esses profissionais e as competências exigidas deles. Como objeto de pesquisa primária, foram realizadas entrevistas com quatro profissionais que atuam na área. Os entrevistados destacaram como sendo os principais desafios do contador, o avanço da tecnologia e as diárias modificações que ocorrem na legislação que rege a profissão. Também foi utilizada como fonte de pesquisa secundária uma busca por vagas em sites de recolocação profissional, onde foi possível perceber que o domínio da tecnologia é mais exigido para cargos de auxiliar. Para cargos de gerência e chefia se destacam os conhecimentos em contabilidade geral e tributária.

Palavras-chave: Contabilidade. Exigências. Competências. Conhecimentos. Desafios. Belo Horizonte.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                                        03

2 REFERENCIAL TEÓRICO                                                                                      05

2.1 O Perfil do Contador No Cenário Atual                                                                 05

2.2 As Competências do Profissional Contábil                                                           06

3 METODOLOGIA                                                                                                      11

4 ANÁLISE DE RESULTADOS                                                                                  15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                    21

REFERÊNCIAS                                                                                                          23

                                                                                 


INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência que tem como objetivo cuidar da geração das informações contidas no patrimônio das entidades (MARION, 2009; IUDÍCIBUS et al, 2010). Por se tratar de uma ciência, ela sofre suas variações na medida em que surgem novas demandas da sociedade. Assim, no decorrer do tempo, ela vem sofrendo mudanças nos aspectos econômico, político, social e científico, procurando se moldar de acordo com as necessidades das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Segundo Iudícibus (2006), alguns historiadores fazem menção aos primeiros sinais de atividades contábeis a aproximadamente 2000 a.C., em uma linguagem primitiva. Partindo da necessidade de um mercado baseado na troca de mercadorias. A contabilidade era aplicada para definir quanto alguém possuía de um determinado produto e qual o valor de troca deste em relação a outro.

O aumento da complexidade das organizações levou a sociedade a organizar a Contabilidade. Assim, com a popularização da visão sistêmica surgiram melhorias na prática contábil. Os autores contábeis passaram a pensar em termos estruturalistas baseados em: registro, controle e informação.

Atualmente, o contador possui muitas áreas de atuação profissional, como no setor financeiro, que gerencia contas, controle bancário, cobranças e investimentos. Ele analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da organização. O setor gerencial, que atua na administração de empresas, avaliação e gestão de pessoas e processos em organizações públicas ou privadas, de diferentes portes e ramos de atuação. Há também o setor fiscal e tributário, que é responsável por organizar, apurar e declarar os impostos de acordo com a legislação do país. Ele trabalha com impostos como, ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e diversas taxas de licença e serviços. Portanto, não é difícil perceber o quão importante é o profissional contábil.

Apresentado as três principais áreas da Contabilidade e mediante as transformações que impactaram na área, entre elas o emprego de novas tecnologias e a necessidade da prestação de contas dos recursos utilizados em setores públicos e privados. Essas alterações exigem cada vez mais que o profissional desenvolva novas competências e habilidades para poder lidar com todas essas responsabilidades. Sendo assim, este trabalho procura responder a seguinte questão: quais são as exigências do mercado para atuação profissional do contador na cidade de Belo Horizonte?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com