TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV parcial

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.672 Palavras (15 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Logística

(PROINTER IV).

Deize de Souza Fonseca – RA 9140253271

Dayane da Silva Devilla – RA 9133253402

Débora Silva Ferreira – RA 9935790869

Roberta da Silva Devilla – RA 9133253437

Kimberly Borges             -  RA 1299104113

Tutor: Alex Carre

Rio Grande / RS

2015[pic 2]

SUMÁRIO

1. Introdução...............................................................................................................03

2. Desenvolvimento....................................................................................................05

2.1. Análise SWOT aplicada ao controle de estoque em armazéns..........................05

2.2. Tipos de transportes mais utilizados para diferentes produtos...........................06

2.3. A Importância do Check List no transporte.........................................................12

3. Conclusão...............................................................................................................13

4. Referencias Bibliográficas......................................................................................15

[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

O transporte Marítimo é um dos mais conhecidos e antigos meios de transporte. Sendo os rios, verdadeiras passagens naturais, o homem primitivo logrou embrenhar-se no cerne dos continentes, ocupando tais espaços e consolidando o transporte de mercadorias de um lugar para outro.

O Relevo, o clima e a profundidade são os elementos que mais influem no nível de navegabilidade de um rio, entretanto, a engenharia contemporânea conseguiu através da concepção de represas, barragens e diques, resolver boa parte desta dificuldade aprimorando e simplificando a navegação em múltiplos rios do planeta. Favorecendo abjeto gasto operacional, benefícios do transporte fluvial, baixa despesa energética e ampla capacidade de carga.

Neste sentido, ao tomar a logística de transporte como base, tem-se incremento tecnológico a disposição, onde o empregador contrata o transporte de matéria prima para suas empresas, transforma-o em produto final, planeja a venda, negocia com compradores, acondiciona o produto, armazena, contrata os serviços de transporte seja pelo modal mais adequado, executa a sondagem antes mesmo da saída de suas instalações, garante ao comprador à entrega em prazo fixo, coloca-o a bordo do modal especificado, entrega conforme pactuado e recebe seus proveitos.

Este é o principio básico de uma logística que vem ocorrendo a cada dia, sendo que há novas formas de controle e novos modos de vislumbrar o mundo dos negócios, dinamizando a entrega conforme o acertado entre as partes. O modelo mais comum adotado no mercado atual é o “Just in Time”, em que o entregador assegura ao cliente principal a entrega do produto em um prazo estabelecido e em local requerido pelo comprador final. As diferentes análises que as empresas têm empregado para afiançar suas entregas expandiu o universo dos transportes como é o caso do SWOT, que após sofrer uma bateria de análises alavanca determinadas empresas ao topo das mais confiáveis assim como a utilização de todos os modais de transporte quer seja terrestre, aéreo ou marítimo.

Desses três tipos, o que se utiliza mais atualmente seria difícil de mencionar, uma vez que, sempre há caminhões em transito, como aviões no ar e navios aportando. Alguns têm seu custo mais baixo ou mais elevado, mas o que prevalece é garantir a entrega dos diferentes tipos de cargas no mundo.

Por essa razão, na contemporaneidade com o avanço da tecnologia e a elaboração de novas técnicas de controle, nota-se um incremento cada vez maior na definição de empresas transportadoras, sendo estas cuidadosamente selecionadas por seus clientes para efetuarem a entrega de seus produtos com tempo determinado ao cliente final seguindo normas estritas de segurança e confiabilidade. É neste patamar que o mercado atual, com a globalização, dedica-se a manufaturar seus produtos, acondiciona-los em invólucro próprio, despacha-los e garantir uma data de entrega para o cliente final.

2. Desenvolvimento

2.1. Análise SWOT aplicada ao controle de estoque em armazéns.

Conforme Cristina, (2013), a palavra SWOT é um acrônimo formado pelas palavras inglesas: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Assim, analisando-se as competências internas de uma empresa, procura-se discernir as forças e as fraquezas da organização, enquanto no externo no qual atua a organização deve ser explorado de forma mostrar oportunidades e ameaças presentes.

A tática de restrição do processo SWOT junta os procedimentos de planejamento estratégico organizacional, podendo advir devido ao diagnóstico estratégico, seguido da significação da missão ou depois da consignação dos objetivos definidos de uma organização. Desta forma, deve ser aplicada anteriormente à elaboração estratégica de ação, visto ser uma ferramenta coadjuvante do diagnóstico institucional.

De acordo com CHRISTENSEN (1965), o parecer SWOT foi elaborado pela escola do design, do grupo de administração geral da Harvard Business School[1]. Em contrapartida MINTZBERG et al (2000) afirmam que, o paradigma aventado pela escola é a "formulação de estratégia que busque atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas."[2].

Pontuando-se essas capacidades, percebe-se que podem referir a posições econômicas, sociais, políticas, culturais, legais, ecológicas, demográficas, tecnológicas; tais informações podem vir de diversas fontes, ou seja, entrevista com os usuários, análise de relatórios de atividades de outras instituições e/ou revistas especializadas.

2.2. Tipos de transportes mais utilizados para diferentes produtos.

Conforme Oliveira (2011), os principais tipos de transportes existentes são cinco e estão divididos entre modais terrestres, ferroviários, aquaviário, aéreos e dutoviário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com