TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER IV PARCIAL

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

Curso Tecnológico em Gestão Financeira

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira (PROINTER IV) – (PROINTER 3º e 4º Semestre)

São Paulo – SP

Outubro/2018

Projeto Interdisciplinar  Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira (PROINTER IV) – (PROINTER 3º e 4º Semestre)

POLO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO - BELENZINHO

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina do Prointer IV, no Curso Tecnológico em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera/Uniderp, sob a orientação da Profa.  Tutora à Distância Kelly Wolff.

São Paulo – SP

Outubro/2018

SUMÁRIO

Relatório Parcial PROINTER IV        4

Gestão Financeira        4

Administração Financeira e Orçamentária        4

Gestão do Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro        4

VPL, Payback e TIR        5

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7


Relatório Parcial PROINTER IV

Gestão Financeira

         A gestão financeira é de supra importância nas empresas para ter controle, fazer planejamentos, e estruturar a empresa de com informações econômicas. Identificar oportunidades e ameaças, traçar os pontos fortes e pontos fracos, todas essas informações servem de base para a tomada de decisões que o gestor financeiro deve tomar.

        Analisar as informações do mercado e prever a situação econômico-financeira num futuro próximo na instituição.  As avaliações, as análises, as decisões e as estratégias relacionadas à administração de recursos econômicos são o que constituem a gestão financeira.

        As decisões que a gestão financeira envolve buscam sempre honrar compromissos, programar investimentos, planejar a saúde empresarial para atingir os objetivos e se antecipar em caso de mudança de cenário. São todas as medidas cabíveis para potencializar os ganhos da empresa.

Administração Financeira e Orçamentária

A evolução do mercado fez com que as demandas tivessem mais critérios de qualidade e mais velocidade no prazo de entrega, esses quesitos requerem uma maior negociação e analise mais profunda dos custos para manter os preços de venda compatíveis com o mercado.

Analisar o custo fixo da empresa hoje é fundamental antes de colocá-la em atividade, visto que, vendendo ou não, a empresa terá de arcar com ele. É também importante saber qual retorno haverá e compará-lo com a taxa de atratividade de mercado.

        A administração financeira e orçamentária tem como objetivo aumentar o valor da empresa no mercado, analisando a taxa de oportunidade e o retorno esperado dos investimentos, manter a taxa de atratividade em alta para que o mercado queira continuar comprando da empresa. Também deve se analisar maneiras de gerar lucros para os acionistas e maximizar a receita, que circula as atitudes voltadas para investimentos em tecnologia e inovação se preparando para um lançamento que possa trazer ainda mais clientes e garantindo a elevação da receita obtida pelos acionistas.

        São utilizadas algumas ferramentas para auxiliar essas tomadas de decisão, como o fluxo de caixa, custo de capital, analise do balanço patrimonial e demonstrativo de resultado. O administrator deve equilibrar liquidez e rentabilidade para manter a saúde do negócio.

Gestão do Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro

Capital de Giro é o conjunto de valores necessários para fazer a empresa funcionar dentro de seu ciclo, ou seja, todo período de transição, desde a compra da matéria prima, produção da mercadoria, comercialização e recebimento. É o Ativo circulante da empresa, são os recursos que estão disponíveis para utilização, valores em contas bancárias, pagamentos a receber e recursos que podem ser utilizados para cumprimento das obrigações negociais.

Caso a empresa faça uma venda com pagamento no mês seguinte, o capital de giro é o valor que a empresa deverá ter para honrar todas as despesas até que esse valor da venda entre em caixa. Esse valor entre a venda e o recebimento representa o quanto a empresa pode dispor para todo e qualquer tipo de obrigações e contas que possam surgir. Se o valor tiver folga, é possível investir um pouco mais, se o valor do capital de giro estiver baixo a empresa tem que tomar cuidado parar não entrar em recessão com despesas imprevistas. É importante manter-se um capital de giro de pelo menos seis meses para suportar períodos de quedas, mantendo assim uma saúde empresarial por mais tempo até novas vendas surgirem.

        O planejamento estratégico busca ampliar a relevância para o cliente e a presença no mercado, buscam ganhar participação de forma rentável, investir em inovação para fortalecer oportunidades. As estratégias corporativas procuram desenvolver talentos de alta performance e com diversidade global, procuram também direcionar constantemente altos níveis de excelência operacional.

        As ferramentas utilizadas para manter-se um bom planejamento estratégico são geralmente: a análise SWOT onde se analisam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; as 5 forças de Porter, onde as forças competitivas são a rivalidade entre os concorrentes, poder de barganha aos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de novos entrantes, e a ameaça de produtos substitutos; e a matriz produto mercado que analisa a penetração de mercado, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e diversificação.

VPL, Payback e TIR

O VPL compara os investimentos no momento inicial, descontando os fluxos de caixa líquidos para o momento inicial. Ou seja, esse método traz para a data inicial todos os fluxos de caixa do projeto, somar tudo para criação da taxa mínima de atratividade da empresa ou daquele projeto especifico. É mais utilizado para planejar investimentos a longo prazo. A viabilidade do processo só será aprovada se o valor de todas as entradas menos o valor de todas as saídas de caixa for maior que zero.

Payback é o tempo em que o retorno se iguala com o valor investido. É considerado um importante indicador do nível de risco de um projeto de investimento. Faz-se uma projeção dos fluxos de caixa até que toda a quantia investida seja ultrapassada. O payback é uma técnica de fácil entendimento e análise, mas não existem fórmulas para tal cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com