TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II

Por:   •  24/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO DE INDAIATUBA-SP

CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

8°SEMESTRE

PROJETO INTEGRADOR II

O DESENVOLVIMENTO DA CONTROLADORIA EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

INDAIATUBA

MAIO/2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO 1

LISTA DE TABELAS E FIGURAS 2

RESUMO 3

INTRODUÇÃO 4

1. Modelo de Gestão 5

1.1. Declaração de Missão 5

1.2. Declaração de Visão 5

1.3. Declaração de Valores 5

1.4. Objetivos e Metas 6

2. A Auditoria interna 7

2.1. Tipos de Auditoria interna 8

2.2. A importância da Auditoria interna 9

2.3. A importância da Auditoria interna para a Empresa 9

3. EVA – Economic Value Added (Valor Econômico Adicionado) 10

3.1. Custo de Oportunidade 11

3.2. EVA na Empresa modelo 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

LISTA DE TABELAS E FIGURAS

Tabela 1 - Missão, Visão e Valores da Empresa 5

Tabela 2 - Objetivos e Metas da Empresa 6

Tabela 3 - Departamento de Controladoria e Controle Interno 10

Tabela 4 - Processo da Controladoria – Implantação 10

Figura 1 – Objetivos da Empresa Escritório Contabil CISA EIRELI 7

RESUMO

Os escritórios de contabilidade são organizações prestadoras de diversos serviços importantes às empresas e também as pessoas físicas. Para tanto no concorrente mercado em que se encontra se torna indispensável à introdução de mecanismos de controle em busca de uma gestão que possua um plano de negócios que possa contribuir na sua implantação e decisão tanto no presente quanto no futuro, atingindo seus objetivos, com uma visão sistêmica, e supressão de suas necessidades próprias. Este projeto tem como objetivo aprofundar as teorias de gerenciamento e controle dentro de um projeto estratégico com ação estrutural no modelo adequado a empresa modelo, frente às necessidades de mudanças, englobando os aspectos estruturais, funcionais, comportamentais, e de desempenho exigidos para a direção das organizações contábeis. Para a realização da estruturação do projeto foram realizadas pesquisas do segmento de empresas de escritório contábil em busca da metodologia a utilizar devido a cada caso em específico. As realizações desses estudos e levantamento de informações foram feitas dentro da organização modelo do projeto, seguindo os procedimentos conforme as necessidades atuais. Os resultados apresentados demonstram a necessidade das organizações configurarem uma estrutura com características e atitudes motivadoras e empreendedoras incentivas por parte de seus dirigentes e colaboradores.

Conclui-se com o projeto que a introdução do planejamento estratégico, através da iniciação do desenvolvimento da controladoria no processo, traz melhorias satisfatórias na estrutura organizacional dos escritórios de contabilidade e poderá contribuir significadamente nos resultados operacionais e também financeiros dos mesmos. Verificou-se também que é possível a introdução da controladoria nos sistemas de informações contábeis como ferramenta de precisão na estratégica das organizações, objetivando o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles, quantificando o aperfeiçoamento contínuo e contribuindo ainda mais com a geração de informações para a tomada de decisão, colocando as organizações contábeis ou qualquer outro ramo de negócios a um passo a frente, tornando-se mais competitivas devido às necessidades do mercado atual.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto estratégico; Controladoria; Organizações contábeis.

INTRODUÇÃO

A realização de um planejamento e o processo gestacional são questões imprescindíveis que se fazem necessárias quando abordados para adequação e melhorias de desempenho para atuar no atual ambiente competitivo, demandando conhecimento nas terminologias utilizadas das diversas áreas internas das organizações contábeis.

Com a crescente demanda e devido às necessidades de acompanhar e cumprir as exigências fiscais, as organizações contábeis precisam investir em seu aperfeiçoamento contínuo, com ferramentas que vão além de máquinas e softwares, lembrando-se que a contabilidade exige seu controle técnico e gerencial para manter, controlar e captar os insumos necessários às informações contábeis.

No decorrer do trabalho, serão apresentados de forma clara, que o objetivo principal da controladoria está no estudo e prática das funções acerca do planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral.

O projeto proposto abordará de que maneira podemos utilizar as ferramentas da controladoria dentro desse segmento de negócios, de forma a investirem seus conhecimentos e capacidades em busca de melhorias no processo, gerando também informações para a tomada de decisão e conseqüentemente mais eficiência da gestão como um todo.

Assim, o presente trabalho tem como finalidade aprofundar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com